Asma: Como os pacientes devem lidar com a poeira em casa?


  • +A
  • -A

As crises de asma e seus sintomas característicos, como a falta de ar e a tosse, são desencadeados pelo contato com alérgenos e substâncias irritantes. Estes gatilhos pioram ou provocam a inflamação dos brônquios ao entrarem em contato com o sistema respiratório. A poeira é um dos gatilhos mais importantes.

Manter casa livre de poeira evita crises de asma


De acordo com o pneumologista Paulo Faleiros, é fundamental que não haja poeira na casa de pessoas asmáticas. “Como isso é praticamente impossível para a maioria da população, o ideal é não varrer a casa, mas sim passar um pano úmido, evitando que a poeira suba durante a varredura”, informa o médico. 

O paciente com asma pode fazer a limpeza de casa, mas a melhor opção é pedir para outra outra pessoa ou ainda contratar um profissional para o serviço. Vale destacar que produtos de limpeza com cheiros muito fortes devem ser evitados porque também podem irritar as vias aéreas e desencadear uma crise da doença

Tapetes podem acumular poeira, fungos e ácaros


Além da poeira, existem ainda outros
elementos encontrados dentro de casa que também são prejudiciais aos pacientes asmáticos. “Presença de mofo, infiltração, tapetes, cortinas e animais que soltam muito pelo” são exemplos citados por Dr. Paulo. “Tudo isso pode causar crises. Deixar a casa sempre arejada é importante”, complementa o médico. 

É necessário evitar tapetes, carpetes e bichos de pelúcia em casa, por acumularem poeira. Se preferir deixá-los, mantenha-os sempre limpos. Livros, travesseiros, cobertores e cortinas também devem estar sempre limpos, pois podem servir como habitat para ácaros e fungos. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Faleiros

Dr. Paulo Faleiros

Pneumologia

CRM: 123869 / SP

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Asma: Como os pacientes devem lidar com a poeira em casa?"

Lucileuda

Sou asmática desde criança faço tratamento com o pneumologia e uso os medicamentos alenia e sabutamol em sprei. Na minha última consulta o médico me falou q eu tava só com 50Ú minha respiração q tava m

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lucileuda. Ficamos felizes em saber que já está em tratamento, continue seguindo as orientações do médico que vamos torcer por você! Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.