A asma não tratada pode desencadear problemas maiores no pulmão?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Franco Martins
- +A
- -A
No Brasil, uma a cada cinco pessoas têm asma, de acordo com o pneumologista e especialista em Medicina do Sono Franco Chies Martins. No entanto, muitos asmáticos deixam de procurar um médico, o que impede a realização de um tratamento adequado. O grande problema é que a doença não tratada pode agravar as condições de saúde dos pulmões e de todo o sistema respiratório.
Falta de tratamento para asma pode causar pneumonia
A asma é uma doença que pode se apresentar de várias formas, segundo o médico. “Quando não tratada, tende a piorar, os brônquios se inflamam e os sintomas aparecem, principalmente aperto e chiado no peito, tosse e falta de ar”, afirma o profissional. A asma é causa frequente de atendimentos em unidades de emergência por causa dos baixos índices de tratamento correto.
A ausência de medidas de combate à asma predispõe os pulmões a infecções, como a pneumonia, que geralmente é causada por bactérias e provoca febre alta, fraqueza, náuseas, vômitos e mal-estar. Além disso, a falta de tratamento pode piorar os sintomas clássicos da asma, tornando-a mais grave e levando a um quadro crônico e irreversível.
Tratamento da asma melhora sensação de falta de ar
O primeiro passo para evitar a piora da asma é se consultar com um especialista para avaliar a gravidade do quadro e, depois, iniciar o tratamento. Na maior parte dos casos, o tratamento tem como base o uso de medicamentos corticosteroides, que agem diretamente nos pulmões, e broncodilatadores, que têm como meta reduzir a inflamação dos brônquios, permitindo a passagem de ar.
Outra medida importante do tratamento é evitar os agentes que irritam os brônquios e causam as crises de asma, como pólen, fungos, ácaros, pelos de animais e poluição. “Estudos mostram que respirar poluentes nas grandes cidades piora os sintomas respiratórios, principalmente em asmáticos. Os mais sensíveis são crianças e idosos, já que o quadro pode evoluir para uma infecção e provocar internação hospitalar”, alerta o pneumologista.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Franco Martins
Medicina do Sono
CRM: 138476 / SP
- 40 comentários para "A asma não tratada pode desencadear problemas maiores no pulmão?"
-
francisca
Bom dia!Tenho quadros recorrentes de inícios pneumonia,5 episódios, o mais recente que foi no mês de Maio veio com uma crises de falta de ar, comecei o tratamentos com Alenia e Aerolim, mas no mês de Junho tive uma crise,muita dor no peito e muita dor pra respirar em um RX recente foi detectado um pequeno nódulo no pulmão esquerdo. O que poderia ser?
-
regina.celia@importc.com.br
já tentei inúmeros apoios de vcs e nada, agora descubro que meu cadastro está com data de nascimento errada, francamente, zero atendimento!!
-
Roberta de jesus Demetrio
Que tipo de apoio vcs dao as pessoas com diagnostco com asma?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Roberta, o Programa Cuidados Pela Vida concede desconto em determinados medicamentos participantes do Programa, buscando dar adesão e tornar o tratamento do paciente mais acessível. Os produtos participantes você pode conferir aqui no site, colocando o cursor sobre a aba “Produtos Participantes“. Até logo.
-
Rosemari
Tenho 55 anos, e descobri a poucos meses q tenho além de asma, DPOC. Tudo recorrente ao uso de fumo durante muitos anos. O problema é q não consigo largar esse maldito vício. Já usei adesivos (tratamento completo). Recentemente, aproximadamente 20 dias comecei um novo tratamento com BUP 150mg. Porém, não estou vendo resultado. Já diminui muito a quantidade diária de cigarro. Tenho muita vontade de nunca mais fumar. Não sei mais o q faço Alguma fica?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Rosemari, para o pneumonologista Mauro Gomes, a melhor estratégia é procurar auxílio médico e ser persistente. Segue logo abaixo o link da matéria na integra. Abraços!
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/qual-melhor-forma-largar-cigarro
-
Pedro Luiz vicente
o uso de alenia 10×400 pode ocorrer impotencia sexual
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Pedro, a impotência sexual não é citada como efeito adverso na bula do medicamento. Você pode conferir a bula nesse link: http://www.ache.com.br/arquivos/BU%20ALENIA%2012-400MCG%20POINAL%20CAP%20%2009-02-2018.pdf. Abraços!
-
Sebastião Guedes da Silva
Eu sou acometido de crise de asma, desde a infância, estou com 62 anos, e só encontrei tratamento de controle, não existe cura? Obrigado.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Sebastião, “Não existe cura definitiva para a doença, então é preciso que o paciente se submeta a um tratamento constante para impedir a exacerbação dos sintomas.” Vou disponibilizar logo abaixo a matéria da qual o trecho foi retirado. Abraços!
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/medico-indicado-tratamento-asma
-
Regina Celia Baptista
Descobri em julho agora q tenho asma. Existem casos da doenca na minha familia. Faço uso do Alenia 12 /400. Posso usar este medicamento mais de uma vez ao dia?
-
Matheus Boeira
Ola boa noite. Desde 2010 fui diagnosticado com asma e desde entao faço o uso do alenia 12/400 e não vou ter a cura nunca da asma ?? Vou ter que perder todos os meus dentes vidaVou ter que usar medicamento de uso contínuo para o resto da minha vida ??? Apesar de todos os efeitos colaterais eu agradeço por ter o alenia em minha vida. Matheus Boeira Fpolis SC
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Matheus, embora não não tenha cura, é possível se controlar as crises e levar uma vida normal, o importante é ter um tratamento adequado e aqui na página tentamos sempre dar dicas, sugestões, enfim matérias que possam ajudar a ter uma qualidade de vida melhor e tudo sempre orientado por especialistas, acompanhe as nossas matérias, com certeza você vai se beneficiar. Abraços.
-
Eduardo Pinto do Carmo
Onde comprar com menor preço
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Eduardo, que bom que já utiliza a medicação. Isso significa que já possui orientação médica. Para ter acesso a rede credenciada, acesse nosso site http://www.cuidadospelavida.com.br diretamente na aba “Farmácias“, colocando sua localização. Abraços!
-
Reginaldo
Olá Boa tarde. No ano de 2016 tive várias crise. Até então eu não sabia de que se tratava. Fui várias vezes parar na emergência do hospitalar. Fui até um pneumologista ele me indicou um exame de prova de função pulmonar e um raio x do tórax. Aí que ele teve certeza que era asma alérgica. No meu caso são alguns fatores que me leva a ter as crises. Pólen, perfume. Cloro. E poeira. Desde do momento que passei a evitar essas coisas, minhas crises diminuíram. Faço uso do ALENIA 12/400 mcg. Mas importe nunca faça auto medicação. Procurei ajuda de um profissional da área. Um grande abraço para todos. A luta é constante mas o resultado é satisfatório.
-
José Raimundo de Jesus Santos
Olá bom dia já mim conformei por não ter cura á asma. vivo contralado por alenia 12/400 e aerolin .difícil ter crise mais sinto dores nas costa lado direito pode ser o q
-
Adinilza de Araújo Silva
Olá tenho alguns sintomas de asma, passei por uma medica alérjista ele passou dois exame prova de função pulmonar e um raio x do tórax o resultado dos exames deu normal, mesmo assim ele me passou o alenia , e possível eu ter asma e o resultado dos exames dor negativo?
-
Elayne
Eu tenho asma e rinite e sempre conseguir controlar a asma com alenia mas eu piorei muito da rinite mal consigo respirar pelo o nariz,depois disso sintir piora da asma também, a piora da rite pode ser a causa da piora da asma?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Elayne, ambas as doenças comprometem a mesma via aérea, por isso há uma relação muito próxima entre as duas. Disponibilizaremos abaixo o link de uma matéria que pode lhe ajudar. Até logo!
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-e-rinite-alergica
-
Rosiane Pereira de sousa
Descobrir que tenhoje hj não consigo dormir de tão cansada O médico passou prednisona é bom?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Rosiane. Os pacientes com asma precisam de tratamento para evitar as crises ou, pelo menos, diminuir a frequência e intensidade das mesmas. É importante seguir as orientações indicadas por seu médico, pois ele é o especialista que possui conhecimento e experiência para orientá-la da melhor forma. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços!
-
Romário Lopes
Eu trabalhava com alvejante e sabão em pó na limpeza de banheiros. Isso por oito meses, depois sai do serviço. Não fiz exame demissional para saber a situação minha saúde. Passando um mês que sai do serviço mexi com umas poeiras pintando as peredes e limpando o teto de casa. Isso mim causou uma crise de espirros e coriza, na madrugada os pulmões começaram a chiar e a faltar o ar, tive que ir para o hospital tomar aerossol e soro com medicamentos. Desse episódio até hoje nunca mais voltei ao normal. Fiz consulta com o pneumologista ele disse que poderia ser asma e me receitou Alenia e Aerolin. Nunca tive um diagnóstico preciso da doença. Quando mecho em poeiras causa uma crise de espirros, esse espirro vêm com mal odor e me incomoda, a noite o nariz costuma entopir. Será que a exposição ao alvejante e a poeira pode ter sido os gatilhos para ativar esses problemas? Gostaria muito de saber todos tipos de exames que fazemos do sistema respiratório?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Romário. Não se sabe exatamente o que provoca asma, uma vez que cada pessoa apresenta uma sensibilidade a gatilhos diferentes. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, o tratamento da asma deve ser individualizado, pois cada asmático pode se dar melhor com uma abordagem específica. Por isso é fundamental fazer acompanhamento médico correto e constante, a maioria das pessoas com asma pode levar uma vida absolutamente normal. O diagnóstico é feito a partir dos sinais e sintomas que o paciente apresenta, desta forma é importante que retorne ao médico, e informe à ele sobre estes sintomas, se o profissional achar preciso, ele poderá solicitar alguns exames complementares, como radiografia do tórax, espirometria e exames de sangue. Estimamos melhoras e progresso em seu tratamento. Abraços!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.