A asma não tratada pode desencadear problemas maiores no pulmão?


  • +A
  • -A

No Brasil, uma a cada cinco pessoas têm asma, de acordo com o pneumologista e especialista em Medicina do Sono Franco Chies Martins. No entanto, muitos asmáticos deixam de procurar um médico, o que impede a realização de um tratamento adequado. O grande problema é que a doença não tratada pode agravar as condições de saúde dos pulmões e de todo o sistema respiratório.

 

Falta de tratamento para asma pode causar pneumonia

 

A asma é uma doença que pode se apresentar de várias formas, segundo o médico. “Quando não tratada, tende a piorar, os brônquios se inflamam e os sintomas aparecem, principalmente aperto e chiado no peito, tosse e falta de ar”, afirma o profissional. A asma é causa frequente de atendimentos em unidades de emergência por causa dos baixos índices de tratamento correto.

A ausência de medidas de combate à asma predispõe os pulmões a infecções, como a pneumonia, que geralmente é causada por bactérias e provoca febre alta, fraqueza, náuseas, vômitos e mal-estar. Além disso, a falta de tratamento pode piorar os sintomas clássicos da asma, tornando-a mais grave e levando a um quadro crônico e irreversível.

 

Tratamento da asma melhora sensação de falta de ar

 

O primeiro passo para evitar a piora da asma é se consultar com um especialista para avaliar a gravidade do quadro e, depois, iniciar o tratamento. Na maior parte dos casos, o tratamento tem como base o uso de medicamentos corticosteroides, que agem diretamente nos pulmões, e broncodilatadores, que têm como meta reduzir a inflamação dos brônquios, permitindo a passagem de ar.

Outra medida importante do tratamento é evitar os agentes que irritam os brônquios e causam as crises de asma, como pólen, fungos, ácaros, pelos de animais e poluição. “Estudos mostram que respirar poluentes nas grandes cidades piora os sintomas respiratórios, principalmente em asmáticos. Os mais sensíveis são crianças e idosos, já que o quadro pode evoluir para uma infecção e provocar internação hospitalar”, alerta o pneumologista.

 

Dr. Franco Chies Martins é pneumologista formado pela Universidade de Campinas e médico do sono formado pela Universidade de São Paulo . CRM-SP: 138476

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "A asma não tratada pode desencadear problemas maiores no pulmão?"

Delza Baptista

Chiados no peito e rinite ou asma?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Delza, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

francisca

Bom dia!Tenho quadros recorrentes de inícios pneumonia,5 episódios, o mais recente que foi no mês de Maio veio com uma crises de falta de ar, comecei o tratamentos com Alenia e Aerolim, mas no mês de Junho tive uma crise,muita dor no peito e muita dor pra respirar em um RX recente foi detectado um pequeno nódulo no pulmão esquerdo. O que poderia ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francisca, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Leve o resultado dos exames que você já fez para o médico que te acompanha, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Maria Izabel de Oliveira Silva

Tenho usado alenia 6/200 há anos e ainda com ótimo efeito. Tenho o cartão e aqui venho agradecer o, cuidado pela vida. Muito Obrigada !

regina.celia@importc.com.br

já tentei inúmeros apoios de vcs e nada, agora descubro que meu cadastro está com data de nascimento errada, francamente, zero atendimento!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Regina, nossa central de atendimento entrará em contato com você pelo e-mail informado para verificar como auxilia-la.

Andrezza

Olá! Faço uso do alenia 12/400 nos momentos de crise. Esse medicamento poderia ser usado diariamento como forma preventiva das crises?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andrezza, use somente como o médico lhe indicou, doses a mais ou a menos podem causar danos. Abraços.

Roberta de jesus Demetrio

Que tipo de apoio vcs dao as pessoas com diagnostco com asma?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Roberta, o Programa Cuidados Pela Vida concede desconto em determinados medicamentos participantes do Programa, buscando dar adesão e tornar o tratamento do paciente mais acessível. Os produtos participantes você pode conferir aqui no site, colocando o cursor sobre a aba “Produtos Participantes“. Até logo.

Rosemari

Tenho 55 anos, e descobri a poucos meses q tenho além de asma, DPOC. Tudo recorrente ao uso de fumo durante muitos anos. O problema é q não consigo largar esse maldito vício. Já usei adesivos (tratamento completo). Recentemente, aproximadamente 20 dias comecei um novo tratamento com BUP 150mg. Porém, não estou vendo resultado. Já diminui muito a quantidade diária de cigarro. Tenho muita vontade de nunca mais fumar. Não sei mais o q faço Alguma fica?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosemari, para o pneumonologista Mauro Gomes, a melhor estratégia é procurar auxílio médico e ser persistente. Segue logo abaixo o link da matéria na integra. Abraços!

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/qual-melhor-forma-largar-cigarro

Helena Fátima Zanette

No SUS não tem especialista para fazer tratamento adequado, pois depois de duas consultas o paciente e retornado ao posto do bairro,sem contar que os próprios médico s admitem não poderem fazer nenhum tratamento , pelo SUS , pois o governo não paga

Pedro Luiz vicente

o uso de alenia 10×400 pode ocorrer impotencia sexual

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pedro, a impotência sexual não é citada como efeito adverso na bula do medicamento. Você pode conferir a bula nesse link: http://www.ache.com.br/arquivos/BU%20ALENIA%2012-400MCG%20POINAL%20CAP%20%2009-02-2018.pdf. Abraços!

Elisaine gomes

Bom dia existe vacina contra a asma?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elisaine, para pacientes com asma, é muito importante que principalmente a vacina de gripe esteja em dia, pois essa doença pode provocar danos aos brônquios e aos pulmões, afetando diretamente as crises de asma. Abraços!

Silvana

Olá Andrezza faço tratamento com alenia 12/400 à 5 anos e na bula do medicamento diz que o mesmo é indicado para tratamento preventivo e não curativo das crises.

Cláudia dias Martins

descobrir há três anos que tenho asma faço uso de vários medicamentos inclusive uso vacina pra alergia mais não estou vendo muito resultado tenho crises frequentes vivo com falta de ar o que faço? Obrigado!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.