Por que o asmático não deve usar medicação apenas para controlar as crises?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o asmático não deve usar medicação apenas para controlar as crises?

A asma é uma doença crônica que exige cuidados específicos contínuos, muitas vezes durante a vida inteira. O tratamento do quadro consiste no uso de medicações de manutenção, que devem ser utilizadas todos os dias, mesmo nos períodos sem sintomas, e medicações de crise, que devem ser usadas para aliviar os sintomas nos períodos de piora clínica.

 

Medicações utilizadas no tratamento da asma

 

“As medicações de manutenção usualmente reduzem a inflamação e mantém os brônquios abertos. Já as de crise servem para dilatar os brônquios e aliviar os sintomas, mas não interferem na inflamação. Utilizar apenas as medicações de crise implica em aumentar o risco de crises graves, internações e até mesmo óbito”, alerta a pneumologista Renata Viana.

O tratamento de manutenção consiste no uso de corticosteróides inalatórios isolados ou em associação aos broncodilatadores de longa ação, enquanto o tratamento das crises é realizado com broncodilatadores de curta ação. “Antes de se estabelecer o tratamento, é fundamental que haja uma avaliação clínica adequada do paciente pelo pneumologista, incluindo a realização de prova de função pulmonar e outros exames que o médico considere necessários”, afirma Renata.

 

Hábitos de vida saudáveis influenciam bastante no tratamento da asma

 

Além das medicações, é importante orientar o paciente a respeito da importância em se controlar os fatores externos que contribuem para o agravamento do quadro de asma. “Estar atento ao ambiente, evitar tabagismo e manter outras doenças, como rinite alérgica e refluxo gastroesofágico, por exemplo, controladas, é essencial”, afirma a médica.

Portanto, manter o tratamento adequado para a asma permite que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida, menos crises e menor chance de internação e agravamento da doença. Somente desta maneira é possível que o asmático tenha uma vida dentro da normalidade, mesmo com a sua condição.

 

Dra. Renata Cristina Teixeira Pinto Viana é pneumologista formada em medicina pela UNIFESO-RJ e com residência médica em pneumologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. CRM-SC: 14379

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

43 comentários para "Por que o asmático não deve usar medicação apenas para controlar as crises?"

Simone

Boa tarde! Sou portadora de DPOC /Asma de difícil controle e sei como é importante mantermos nossos exames em dia. Faço sempre acompanhamento, pois quando entro em crise fixo internada por uns 15 dias e as vezes até pneumonia me atinge. Quero agradecer a este programa por nós deixar ainda mais informados e seguros.

Cuidados Pela Vida

Oi Simone, ficamos felizes que tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Alessandra

Bom diaTenho Asma e estou usando o Alenia há um mês, minha dúvida é se posso usar esse medicamento por muito tempo ou ele pode me trazer problemas de saúde futuros?Obrigado.

Cuidados Pela Vida

Oi Alessandra, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Marcia

Boa noite, fiquei muito feliz com essas informações, mas gostaria de tirar uma dúvida. Também faço uso do Alenia e gostaria de saber se esse medicamento é só para quem tem asma?

Roberto Sapucaia

Tenho asma crônica, tenho inalado diariamente, uma vez por dia, um medicamento que contem corticoide e broco dilatador associados. Esse medicamento não trás consequências futuras como aplasia de medula etc?

Cuidados Pela Vida

Olá Marcia, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Roberto, entre em contato com o fabricante do medicamento para que ele possa esclarecer suas dúvidas sobre possíveis efeitos adversos. Abraços.

Paulo

Uso o Alenia 12/400mg 2 x ao dia há mais de 2 anos. Nunca soube de controle de enfermeiros. É necessário esse controle? Existe risco pelo uso contínuo?

Vilson M.Soares

Uso alenia há muito tempo,mas ela está fazendo pouco efeito ultimamente.Para melhorar,além do alenia,tenho feito inalação todos os dias com atrovent e berotec e a cada dois meses uso predicilona.Gostaria de saber se o tratamento é adequado.

Cuidados Pela Vida

Oi Paulo, o programa Saudável Saber existe para que os pacientes do Cuidados pela Vida possam esclarecer dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Se você é cadastrado no produto Alenia e possuir alguma dúvida, basta entrar em contato através do telefone 0300 118 1006. Abraços.

FCO EDMAR CHAGAS BEZERRA

SEMPRE RECEBO INFORMAÇÕES NO EMAIL JÁ CADASTRADO. SOU ASMÁTICO, MUITO ALÉRGICO E SEI QUE A ASMA NÃO TEM CURA E SIM CONTROLE. GOSTO MUITO DAS ORIENTAÇÕES DESTE PROGRAMA, CONFERE COM A PRÁTICA.

Katia Serra

Sou asmática desde que nasci, uso Alênia, receitado pelo meu pneumologista há mais de 10 anos, e só tive problemas quando, por conta própria, achei que estava melhor da asma e parei de usar o alênia. Hoje uso todos os dias, no verão em geral uma vez por dia e no inverno duas vezes. Agradeço ao programa cuidados pela vida, não só pelas dicas mas pelos descontos no produto ou não poderia manter este tratamento.

Reginaldo Ferreira costa

Massa,estou adorando essas informações.

Selma Maria da Silva

Olá bom dia ,sou alérgica e tenho tosses diariamente e as vezes fico cansada,fiz um tratamento combo alenia por três meses, mais não tive condições de continuar com as consultas e parei o medicamento quero saber se fiz errado em parar ou se devo continuar

Maria Aparecida Dorotéia dá Silva

Uso Alenia 400 ml gostaria de saber corticoide engorda

eliezer

USO ALENIA PASSADO PELO PNEUMOLOGISTA POR COMPLICAÇÕES QUE HOUVE NO MEU PULMÃO APOS PINTURA DE MINHA CASA.SEMPRE VOU 1 VEZ POR MES PARA ELE VERIFICAR MEU PULMÃO.TENHO ME DADO MUITO BEM COM ALENIA E PIOR TENHO UM VICIO DO FUMO.

Maria isabel bezerra brasil

Sou cadastradae uso o alenia tbem mais graças a Deus quase não preciso usar ultimamente, pode continuar a mandar orientação pela enfwrmeira bjs

José de Maria Moraes Estrela

Gostei das orientações sobre o uso do alenia.

Renata Mota

Tenho asma, tipo não controlada, e DPOC. Mesmo fazendo uso diário de salbutamol, beclometasona, salmetarol e tiotropio, cheguei ao último estágio de tratamento. O uso do omalizumabi 150, seria aconselhável? ?

Geovane

Só tenho que agradecer, pois faço uso do alenia e não tenho mais crise alem de me da um bom desconto na hora de comprar o medicamento. Antes só vivia internado ou me privando de fazer algo. Obrigado Doutora Renata, obrigado cuidados pela vida.

Kaciller

Boa Noite Dra Renata! Sou Asmática e faço uso por recomendação do Pneumologista do Alenia 12/400 há uns dois anos 2xzs ao dia. Melhorou muito minha respiração, tenho mais fôlego para praticar minha Nataçao e minhas competições . Excelente os comentários da Dra. , parabéns!!! Quem tem asma tem que cuidar sempre, não só em crise!

Karla

Tenho bronquite e uso alenia ao dormir. Qual a diferença entre asma e bronquite? Obrigada!

antonio carlos

tenho muita dificuldade em respirar principalmente a noite, fica muito pesada, ate parece q o ar entra facil, e pra sair é como se tivesse esvaziando uma camara de ar, por um buraco bem pequeno, chega a chiar e assubia , ano passado fui ao pneumonologista , passou alenia 400, e também duovent n…minha respiração melhorou por uns meses, porem eu não sei qual é realmente minha doença se é asma, bronquite ou se é tudo misturado..Gostaria de saber se posso usar o alenia continuadamente, me sinto melhor quando uso…parei por medo de ficar viciado….aguardo respostagrato, CARLINHOS

Jaqueline

Usei o alenia a 7 meses e meu medico trocou por fostair Dpi . Graca a essa troca ,hoje sinto menos cansada e tenho menas crise. De bronquiteasmatica.faco o uso tambem do busonid.

Cuidados Pela Vida

Oi Vilson, é importante seguir todas as recomendações do seu médico. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Edmar, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Katia, ficamos felizes que esteja gostando! Sucesso em seu tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Reginaldo, ficamos felizes que esteja gostando! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Selma, não é indicado que você interrompa o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que você o retome e faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Aparecida, dentre as possíveis reações que podem ocorrer com o uso prolongado de corticoides é a retenção de líquidos, que faz a pessoa ficar inchada e automaticamente há um aumento de volume corporal. Lembrando que nem todas as pessoas apresentam esse tipo de reação, por isso é importante seguir as recomendações médicas. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Eliezer, desejamos sucesso em seu tratamento! Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Isabel, desejamos sucesso em seu tratamento! Abraços.

Eliel

Bom dia faço uso de alenia 6mcg 200mcg , mas no inverno fico todo entupido por causa da renite etc… gostaria de saber se tem algum remédio ou algo que eu possa fazer para melhorar ? .

Cuidados Pela Vida

Oi José de Maria, desejamos sucesso em seu tratamento! Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Renata, é complicado dar uma opinião sem ter conhecimento do caso clínico. Orientamos você a seguir as recomendações do médico que te acompanha. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Geovane, ficamos felizes em saber que você conseguiu alcançar uma melhor qualidade de vida após seguir um bom tratamento médico. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Kaciller, ficamos felizes em saber que você conseguiu alcançar uma melhora após seguir um bom tratamento médico. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida! Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Karla, segue o link de uma de nossas matérias que pode esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/especiais/asma-sintomas-tratamentos-e-controle/qual-a-diferenca-entre-asma-bronquite-e-dpoc
Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Antonio Carlos, procure realizar uma consulta com o médico especialista para que ele possa te orientar sobre o tratamento adequado ao seu diagnóstico. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Eliel, após uma avaliação com o médico otorrino, ele poderá indicar o produto adequado para o alívio deste sintoma. Agende uma consulta. Abraços.

Jucely

A asma e o bronquite são a mesma doença,se não for qual a diferença?Pois estou usando Alenia também….

Cuidados Pela Vida

Olá Jucely, segue o link de uma de nossas matérias que pode esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/especiais/asma-sintomas-tratamentos-e-controle/qual-a-diferenca-entre-asma-bronquite-e-dpoc
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.