Por que o asmático não deve usar medicação apenas para controlar as crises?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o asmático não deve usar medicação apenas para controlar as crises?

A asma é uma doença crônica que exige cuidados específicos contínuos, muitas vezes durante a vida inteira. O tratamento do quadro consiste no uso de medicações de manutenção, que devem ser utilizadas todos os dias, mesmo nos períodos sem sintomas, e medicações de crise, que devem ser usadas para aliviar os sintomas nos períodos de piora clínica.

 

Medicações utilizadas no tratamento da asma

 

“As medicações de manutenção usualmente reduzem a inflamação e mantém os brônquios abertos. Já as de crise servem para dilatar os brônquios e aliviar os sintomas, mas não interferem na inflamação. Utilizar apenas as medicações de crise implica em aumentar o risco de crises graves, internações e até mesmo óbito”, alerta a pneumologista Renata Viana.

O tratamento de manutenção consiste no uso de corticosteróides inalatórios isolados ou em associação aos broncodilatadores de longa ação, enquanto o tratamento das crises é realizado com broncodilatadores de curta ação. “Antes de se estabelecer o tratamento, é fundamental que haja uma avaliação clínica adequada do paciente pelo pneumologista, incluindo a realização de prova de função pulmonar e outros exames que o médico considere necessários”, afirma Renata.

 

Hábitos de vida saudáveis influenciam bastante no tratamento da asma

 

Além das medicações, é importante orientar o paciente a respeito da importância em se controlar os fatores externos que contribuem para o agravamento do quadro de asma. “Estar atento ao ambiente, evitar tabagismo e manter outras doenças, como rinite alérgica e refluxo gastroesofágico, por exemplo, controladas, é essencial”, afirma a médica.

Portanto, manter o tratamento adequado para a asma permite que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida, menos crises e menor chance de internação e agravamento da doença. Somente desta maneira é possível que o asmático tenha uma vida dentro da normalidade, mesmo com a sua condição.

 

Dra. Renata Cristina Teixeira Pinto Viana é pneumologista formada em medicina pela UNIFESO-RJ e com residência médica em pneumologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. CRM-SC: 14379

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que o asmático não deve usar medicação apenas para controlar as crises?"

Simone

Boa tarde! Sou portadora de DPOC /Asma de difícil controle e sei como é importante mantermos nossos exames em dia. Faço sempre acompanhamento, pois quando entro em crise fixo internada por uns 15 dias e as vezes até pneumonia me atinge. Quero agradecer a este programa por nós deixar ainda mais informados e seguros.

Cuidados Pela Vida

Oi Simone, ficamos felizes que tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.