A asma é mais grave em crianças do que em adultos?

  • +A
  • -A

Todo adulto foi uma criança asmática, pois a asma é uma doença que começa nos primeiros anos de vida, a partir de 1 ano de idade. Portanto, a criança que manifesta os sintomas será um adulto que também os enfrentará. De acordo com o pneumologista José Eduardo Martinelli, não há diferença de intensidade do quadro entre crianças e adultos.

Asma em crianças e adultos


“A
asma não é mais grave na criança do que no adulto. O que ocorre é que em cada uma das fases há maneiras distintas de lidar com o problema. As crianças, por exemplo, não sabem lidar com a falta de ar, o que, muitas vezes, os leva a se desesperar e chorar muito nos momentos de crise. Os adultos também se desesperam com a falta de ar, mas, no geral, eles conseguem controlar um pouco melhor os ânimos”, informa o especialista. 

Segundo o médico, o paciente adulto, pelo tempo de convívio com a doença, aprende a lidar melhor com ela, até porque conhece os alérgenos envolvidos, ou seja, as substâncias que deflagram as crises de asma. Dessa forma, ele consegue mais facilmente evitar esses fatores de risco e, assim, diminuir a incidência das crises. 

Há casos em que a criança asmática passa por um período de remissão (normalmente entre 10 e 14 anos), no qual as crises cessam, podendo retornar depois de poucos anos ou após vários anos. “Então, quando um adulto apresenta crises, isso não quer dizer que ele nunca teve a doença e a está manifestando pela primeira vez tardiamente. Ele foi uma criança asmática que teve um período de remissão de várias anos (até mesmo décadas), mas que voltou a sofrer com as crises depois desse intervalo de tempo”, explica Martinelli.

Tratamento medicamentoso


O tratamento da asma, independente da idade, consiste no uso de medicamentos, tanto aqueles para controlar o quadro no geral, quanto os de efeito imediato, utilizados nas “bombinhas”, para cessar as crises. Além disso,
é importante praticar atividade física regularmente (natação é um bom exemplo) e evitar os principais alérgenos (poeira, poluição, odores fortes, etc.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
problemas-respiratorios
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A asma é mais grave em crianças do que em adultos?"

Marina

Tenho 71 anos Tenho asma desde criança.Vivia hospitalizada.Há uns 15 anos faço tratamento.Vivo bem melhor.Hoje o tratamento é bem mais eficaz.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marina. Ficamos muito satisfeitos em saber que está melhor. Grande abraço.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.