AchèAchè
    search
    Título

    A asma é mais grave em crianças do que em adultos?

    Uncategorized

    Por

    Todo adulto foi uma criança asmática, pois a asma é uma doença que começa nos primeiros anos de vida, a partir de 1 ano de idade. Portanto, a criança que manifesta os sintomas será um adulto que também os enfrentará. De acordo com o pneumologista José Eduardo Martinelli, não há diferença de intensidade do quadro entre crianças e adultos.

    Asma em crianças e adultos


    “A
    asma não é mais grave na criança do que no adulto. O que ocorre é que em cada uma das fases há maneiras distintas de lidar com o problema. As crianças, por exemplo, não sabem lidar com a falta de ar, o que, muitas vezes, os leva a se desesperar e chorar muito nos momentos de crise. Os adultos também se desesperam com a falta de ar, mas, no geral, eles conseguem controlar um pouco melhor os ânimos”, informa o especialista. 
    Segundo o médico, o paciente adulto, pelo tempo de convívio com a doença, aprende a lidar melhor com ela, até porque conhece os alérgenos envolvidos, ou seja, as substâncias que deflagram as crises de asma. Dessa forma, ele consegue mais facilmente evitar esses fatores de risco e, assim, diminuir a incidência das crises. 
    Há casos em que a criança asmática passa por um período de remissão (normalmente entre 10 e 14 anos), no qual as crises cessam, podendo retornar depois de poucos anos ou após vários anos. “Então, quando um adulto apresenta crises, isso não quer dizer que ele nunca teve a doença e a está manifestando pela primeira vez tardiamente. Ele foi uma criança asmática que teve um período de remissão de várias anos (até mesmo décadas), mas que voltou a sofrer com as crises depois desse intervalo de tempo”, explica Martinelli.

    Tratamento medicamentoso


    O tratamento da asma, independente da idade, consiste no uso de medicamentos, tanto aqueles para controlar o quadro no geral, quanto os de efeito imediato, utilizados nas “bombinhas”, para cessar as crises. Além disso,
    é importante praticar atividade física regularmente (natação é um bom exemplo) e evitar os principais alérgenos (poeira, poluição, odores fortes, etc.   

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes