Asma: Por que inalar a medicação é mais eficiente para tratar a doença?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Mauro Gomes
- +A
- -A
Pacientes com asma precisam de tratamento para evitar as crises ou, pelo menos, diminuir a frequência e intensidade das mesmas. Os dispositivos inalatórios para a administração da medicação são fundamentais nesse contexto. Mas por que eles são indicados, em detrimento de medicamentos por via oral, por exemplo?
Métodos de inalação dos remédios de asma
“A forma de inalar é a mais eficiente pois leva a medicação diretamente ao local onde ela precisa agir”, afirma o pneumologista Mauro Gomes. Os dispositivos inalatórios usados no controle da asma, por exemplo, servem para que a medicação, geralmente um pó dentro de uma cápsula, seja facilmente inspirado pelo paciente, agindo diretamente nas vias respiratórias. Após o uso, uma dica importante é tomar um pouco de água, para remover qualquer resíduo da medicação que possa ficar na garganta após a inalação.
Para situações de crise, podem ser usados medicamentos broncodilatadores, que em pouco tempo trazem alívio e devolvem a capacidade respiratória para o paciente. Eles podem ser encontrados tanto em dispositivos inalatórios quanto podem ser inalados pelo método de nebulização. Nesse caso, ele é associado ao soro fisiológico e os dois são colocados juntos no nebulizador.
Diferenças entre as medicações que controlam a asma
Segundo o especialista, as medicações usadas para o tratamento da asma estão divididas em duas categorias: medicações de alívio e medicações de controle. “As medicações de alívio são usadas para o rápido controle dos sintomas durante as crises. Essas incluem broncodilatadores inalatórios de curta ação. Estas dilatam as vias aéreas rapidamente, proporcionando alívio”, explica Gomes.
As medicações de controle, por sua vez, são tomadas diariamente, em longo prazo, para alcançar e manter o controle da asma persistente. Estas incluem agentes anti-inflamatórios, como os corticoides, e broncodilatadores de longa ação. “Os anti-inflamatórios atuam prevenindo e suprimindo a inflamação das vias aéreas. Já os broncodilatadores de longa ação, apesar de não reverterem a inflamação, dilatam as vias aéreas de maneira prolongada”, conclui.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Mauro Gomes
Pneumologia
CRM: 59917 / SP
- 16 comentários para "Asma: Por que inalar a medicação é mais eficiente para tratar a doença?"
-
Diego
Bom dia! Faço o uso de Alenia 400 mcg todos os dias assim que acordo, graças a Deus não tenho tido crises. Terei que continuar usando o medicamento pelo resto da minha vida?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Diego, o doutor Mauro Gomes afirma que a asma é uma condição que se mantém independentemente do controle dos sintomas, o que significa que o você deve manter o tratamento mesmo nos momentos em que as crises alérgicas não se fazem presentes. Começar o tratamento e largar assim que o incômodo for amenizado, sem orientação médica, pode fazer com que os incômodos voltem rapidamente. Se uma pessoa tem asma, ela terá o tempo todo, mesmo quando estiver se sentindo bem. Como alguém que tem hipertensão ou diabetes, o asmático precisa fazer o tratamento de manutenção mesmo quando está bem exatamente para prevenir o aparecimento das crises. Abraços.
-
Anália
Eu tenho enfisema há 5 anos uso alenia.pq fumei cigarros estraguei meu pulmão.Faco meditação shinsokan, e alimento minha alma e exército meus pulmões assim .Nem me lembro que tenho Sá mmmm
-
Maria Estela Pinheiro
É ótimo está reportagem,eu tenho asma e é muito importante saber como lidar eu Alenia, e está controlada
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Maria, ficamos satisfeitos por saber que você apreciou a matéria. Sem duvidas a busca por conhecimento da doença e também a busca pelo profissional adequado que possa indicar o melhor tratamento para cada paciente são fatores importantíssimos para combater a doença e seus sintomas. Até breve.
-
Lívia
Com o Alenia mantenho minha asma sob controle, uso há 2 anos todos os dias de manhã e a noite.
-
Sérgio
Comecei a usar Alenia 400 e senti uma diferença bastante significativa em relação aos outros medicamentos que eu fazia uso ..minha respiração está ótima..
-
Vilma goncalves sampaio
Fumei apenas 2 anos…sempre tive alergias e agora faço teatamento p/DPOC…esses corticoides trazem q efeito colateral de.modo geral?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Vilma. Agradecemos por compartilhar seu relato. Temos mais uma matéria que aborda esse tema. Clique no link abaixo e confira. Até a próxima.
-
Rute Rocha
Fui diagnosticada em 2017 com Asma, por uma PCR grave, nunca fumei nem convivo com fumantes, a 1 anos e 6 meses faço uso da Alenia 12/400, por recomendação do pneumologista, não tive mais crise. Porém, minha voz está um pouco rouca, já procurei um otorrino para avalia, se a causa foi apos o uso continuo Alenia, como ter certeza que esse quadro não vá piora as cordas vogais. Continuo fazendo o uso adequado da medicação e após sempre faço gargarejo com água para retirar os resíduos das vias, na bula não fala sobre esse efeito colateral. Nesse caso qual e melhor indicação ?
-
Angela
Boa tarde. .fazia usó da alenia porém o médico mudou para fostair embora me dou bem com ele tbm..Gostaria de saber qual a diferença entre os 2 medicimentos. .Tenho dpoc moderada..
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.