Asma: existem sintomas que indicam a aproximação de uma crise?

  • +A
  • -A

Os sintomas de asma são bem característicos, como falta de ar, chiado e tosse. Porém, tais sinais tendem a aparecer durante as crises e não as precedendo. Sendo assim, não é comum contar com manifestações que indicam a iminência de uma crise. Mesmo assim, nos casos em que as crises demoram a surgir após o contato com os fatores desencadeadores isso pode ser diferente. 

Diferentes manifestações das crises


“Não existem sintomas que indicam
aproximação da crise de asma. Porém, existem sintomas desencadeadores de crises asmáticas que podem indicar se a crise será mais ou menos intensa. Isso depende muito do paciente em questão. Se o paciente, por exemplo, entrar em contato com ácaro e começar a lacrimejar os olhos, ter coriza, coceira no céu da boca, tosse ocasional sem secreção e isso seguir evoluindo, em dois ou três dias ele terá uma crise de broncoespasmo”, informa o pneumologista José Eduardo Martinelli.

Ou seja, para que a crise chegue ao broncoespasmo neste caso, leva-se algum tempo, não é algo rápido. Isso aumenta a chance de suspeita da chegada dos sintomas mais agudos (falta de ar, chiado e tosse), que caracterizam a crise propriamente dita. Por outro lado, há pacientes que entram em broncoespasmo de forma muito mais rápida, quase que imediata. 

“Deve-se ter em mente que há pessoas que chegam à crise severa de broncoespasmo após contato com os mesmos alergênicos, mas em muito menos tempo (em questão de apenas uma hora). Ou seja, quem sabe que sofre com crises rápidas precisa estar sempre com o broncodilatador de ação imediata em mãos para usar assim que perceber que a crise foi desencadeada”, orienta o especialista.

Tratamento medicamentoso contra asma


É importante ressaltar que o
tratamento medicamentoso contra asma consiste no uso de dois tipos de remédios: broncodilatador de ação imediata e de uso contínuo. O primeiro é indicado para situações emergenciais somente, enquanto o outro deve ser usado regularmente, como o nome sugere. Este é o que permitirá, de fato, controlar o quadro como um todo. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Asma: existem sintomas que indicam a aproximação de uma crise?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.