Asma: veja dicas para evitar crises com a chegada do clima mais frio

  • +A
  • -A

O inverno requer alguns cuidados especiais que devem ser adotados por quem tem asma, uma das principais doenças respiratórias. Quem não se cuidar, pode sofrer com as crises asmáticas durante a estação mais fria do ano. Em geral, o paciente pode sentir piora da falta de ar, obstrução nasal constante, chiado no peito e tosse seca, que se torna mais intensa e frequente.

Contato com poluição facilita crises asmáticas


O aumento do número de crises e a piora dos sintomas são consequências do clima. “É nessa época que os pacientes podem apresentar piora dos sintomas e crises de broncoespasmo, devido às condições climáticas, como o ar seco e a maior incidência de infecções respiratórias”, afirma o pneumologista Luis Renato Alves.

Algumas dicas, no entanto, podem ajudar a evitar os sintomas. “Para evitar as crises, o paciente deve estar com a doença bem controlada, usando as medicações de maneira regular e evitando contato com fatores desencadeantes, como poeiras e poluição ambiental”, recomenda o profissional. Outra atitude fundamental é ficar longe da fumaça do cigarro.

Cuidados dentro de casa contra a asma


Os cuidados também devem ser tomados dentro de casa. Com as temperaturas mais frias, o os cômodos do lar tendem a permanecer com portas e janelas fechadas por mais tempo, podendo acumular ácaros, poeira e mofo. O ideal é deixar tudo limpo e arejado, especialmente tapetes, carpetes, cortinas, bichos de pelúcia e até roupa de cama.

Casacos que ficaram guardados no armário durante todo o ano devem ser lavados por precaução. Além disso, utilize umidificadores de ar ou panos úmidos para driblar o ar seco. Lavar o nariz com frequência também ajuda, especialmente nas crianças. Lavar as mãos sempre, beber bastante água e reforçar a alimentação com frutas ricas em vitamina C, como laranja e limão, também são medidas eficientes.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Luis Renato Alves

Dr. Luis Renato Alves

Pneumologia

CRM: 122744 / SP

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

21 comentários para "Asma: veja dicas para evitar crises com a chegada do clima mais frio"

VITORIA

Boa tarde,Irei morar na Europa e tenho medo que o frio venha ocasionar a crise asmática.A dica em deixar a casa arejada não será uma boa ideia por conta do clima.O que fazer ? Existe alguma técnica que possa minimizar a crise?Ex: Na crise, tento dormir com a cabeça mais alto que o peito…. sinto um pouco de alívio.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vitoria, tente ventilar bem o ambiente, mesmo que por um curto tempo. Como explica o pneumologista Dr. Rodrigo Abensur Athanazio: “é importante se manter adequadamente hidratado e com bons hábitos de vida, como boa alimentação e boa qualidade do sono. Além disso, é importante evitar locais de aglomeração e ter higiene adequada das mãos”. O controle da asma é fundamental para evitar novas crises. Isso pode ser feito por meio de medicamentos de uso contínuo, cujo objetivo é tornar o sistema respiratório menos sensível, dificultando a inflamação dos brônquios e o surgimento dos sintomas da asma. Você pode consultar com um especialista para que ele analise a melhor opção para o seu caso. Abraços.

Luciomar José de souza

Boa noite ! Antes eu morava em Caldas novas /GO lá eu nem sabia que tinha asma, eu fazia academia como musculação, é jogava muito futebol, nunca tive a crise, é logo depois me mudei para Porto Alegre /RS aqui não tive mais como jogar futebol e nem praticar academia, é logo comecei a sentir faltas de ar , é descobri pelo especialista que eu tinha asma,, será que está asma eu já tinha? Ou fui adiquiri la aqui devido o clima? Sofro muito quando chega o inverno.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciomar, os sinais da asma podem se manifestar em qualquer momento da vida. Por isso a consulta com o especialista é essencial tanto para o diagnóstico quanto para a sequência do tratamento da asma. Abraços.

Maria Amélia Tavares

Sou asmática! Tanto no inverno ou verão, tenho crises fortes de asma. Como devo agir nesses casos? Uso Alenea 12/400, alivia, mas nem sempre é padrão do SUS.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Amélia, segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/minimizar-asma-praticas
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-medicacao-evitar-crises
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

NADJANE FERREIRA DA SILVA

Sou portadora de DPOC,e ultimamente estou sentindo muito cansaço. Tomo alenia 400 teria outra medicmedicação mais forte que eu possa usar durante essas crises?Aguardo resposta

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nadjane, converse com o médico que te acompanha para que ele possa te auxiliar neste caso. Melhoras.

Pamela

Ola faz 3 semanas que minha crise de asma esta atacada e ate agora ñ tive nenhuma melhora sinto dor no peito e agora estou com uma tosse feia que esta acompanhada com catarro …

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pamela, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Cristina

Minha filha tem oito anos e faz tratameto para asma desde os seis meses de vida.Ela salbutamol spray e alenia 6/200 e mesmo assim tem crises fortes constantemente.O que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristina, retorne com ele ao médico para uma reavaliação. Melhoras para sua filha. Abraços.

EDIMAR jose de nepomuceno

Tenho o pulmão do lado direito comprometido devida e uma paralisia infantil,nesta epoca de frio sinto muita falta de ar mesmo tomando remédio pra facilitar a respiração.Tem mais alguma coisas posso fazer pra respirar melhor?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edimar, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pulmao/como-respirar-bem-em-todas-as-estacoes
Abraços.

Heinrich Beckert

Sou portador da DPOC, uso ALENIA 12mcg/400mcg duas vezes ao dia e aspiriva duas aspirações consecutivas, é muito bom.

Dalva Soares gomes

Sinto muita falta de ar aí me tratou com alenia. Às vezes queto dar um passo e não consigo fico muito csnsada. Além da asma estou TB com cardiopatia. O q faxer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dalva, retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento e relate para ele os sintomas que ainda persistem, assim ele poderá reavaliá-la. Melhoras.

Eliel

Faço uso de alenia sou asmático , sempre fui magro mas depois que comecei a usar o alenia estou engordando muito . Isso é normal estou acordando muito entupido escarrando muito , o que devo fazer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliel, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Bruna

Gostaria de saber como posso me cadastrar no medicamento alenia para obter desconto?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bruna, o produto Alenia participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.