Asma: Quais são as categorias dessa doença respiratória?


  • +A
  • -A
Imagem do post Asma: Quais são as categorias dessa doença respiratória?

Uma das doenças respiratórias mais comuns, a asma era inicialmente dividida em quatro categorias: intermitente, persistente leve, persistente moderada e persistente grave. Mas, segundo o pneumologista Ramiro Sienra, essa classificação foi revista para separar os casos de asma em controlados, parcialmente controlados e não controlados.

Chiado e dor no peito estão entre os sintomas da asma


De acordo com o especialista, a entidade estadunidense Global Initiative for Asthma (Gina) utiliza quatro variáveis para classificar o quadro de uma pessoa com asma: “Se o paciente tem sintomas de asma diurnos ou noturnos (que são mais graves), se há necessidade de uso de bombinhas para aliviar os sintomas e se há limitação para fazer atividades físicas. Quanto mais variáveis um paciente tem, mais descontrolada sua asma está”.

Para Sienra, os sintomas não variam necessariamente de uma categoria para outra, mas sim de paciente para paciente. “Tem pessoas com mais sintomas de chiado no peito, outros com piora ao fazer atividades físicas e outros com queixa apenas de tosse seca”, afirma o médico. Além desses sintomas, a falta de ar, sudorese, ansiedade, dor no peito e confusão mental também podem fazer parte de um quadro de asma.

Como funciona o tratamento da asma


O objetivo do tratamento da asma é eliminar os sintomas da vida do paciente e, depois de obter o controle da doença, reduzir a quantidade de medicação necessária. Em alguns casos, esse objetivo pode ser mais difícil de alcançar, necessitando aumentar a dosagem dos medicamentos e até acrescentar outros fármacos.

Além do tratamento medicamentoso, alguns hábitos e precauções são importantes para reduzir o número de crises de asma. Evitar o contato com poluição, tinta, produtos de limpeza, poeira, mofo e ácaros, ingerir bastante líquidos no dia a dia, praticar exercícios de intensidade leve e moderada e sempre se consultar com um médico são atitudes essenciais para o sucesso do combate à doença.

Dr. Ramiro Sienra é pneumologista, formado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 139797

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Asma: Quais são as categorias dessa doença respiratória?"

Denise Cardoso da Costa

Sou asmática desde que nasci uso medição duovent N,estava usando Alenia 12mg/400mg parei por conta própria pois estava a 6 anos usando e já comecei com essa dosagem e não estava me sentindo bem usava duas cápsula ao dia de 12 em 12 horas tinha muita queda de cabelo e manchas roxas pelo corpo e dores musculares .não estou tendo acompanhado com pneumo .Pois na agora a necessidade de ter como não paro de ter crise me sinto desamparada médico do SUS e difícil e pagar não tenho condições .Tenho ernia de hiato que preciona o diafragma isso aumenta a falta de ar ? Ou e mito ? Operando a ernia pode melhorar as crises ? Fator genético e possível ? Pois quase toda família de meu pai tem ?

Cuidados Pela Vida

Oi Denise, para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.