Asma e bronquite: por que os pacientes têm dificuldade para respirar?


  • +A
  • -A

Asma e bronquite são quadros distintos, mas que se assemelham quanto aos sintomas e local de atuação. Ambos provocam o estreitamento das vias aéreas, o que resulta na dificuldade da passagem do ar durante a respiração. Causados, geralmente, pela ação de agentes externos irritantes, os dois problemas surgem por uma inflamação nos brônquios.

“Pacientes com asma e bronquite apresentam inflamação persistente dos canos da respiração (as vias aéreas), o que causa estreitamento e consequentemente dificuldade para respirar, com falta de ar. Isso ocorre porque o revestimento interno dos canos da respiração está repleto de tecido de inflamação nos pacientes”, explica a pneumologista Vanessa Cristina Hartmann.

 

Diferenças entre asma e bronquite

 


Na bronquite, a inflamação dos brônquios pode ocorrer por infecção (vírus, por exemplo)
ou exposição a substâncias irritantes, como o cigarro. No primeiro caso, ela é descrita como aguda, e no segundo, como crônica. Já a asma é uma doença crônica, sem cura, caracterizada pelo broncoespasmo (os pequenos músculos das paredes dos brônquios se contraem e diminuem o caminho da passagem do ar. Pode ter origem genética ou ser desencadeada por alérgenos ambientais.    

De acordo com a médica, no caso da asma, especificamente, é comum haver uma piora do estreitamento das vias respiratórias nos períodos de crise, o que causa ainda mais dificuldade para respirar. “É o chamado broncoespasmo, no qual o paciente sente chiado no peito e falta de ar”. A tosse é outro sintoma característico da asma, seja seca ou com catarro.

 

Riscos associados à dificuldade de respirar

 


A especialista ressalta que a dificuldade para respirar sempre é ruim e, portanto, deve ser levada sempre a sério pelo paciente. “Em crises graves de asma, por exemplo, pode haver estreitamento tão intenso das vias respiratórias que o paciente fica sob risco de necessitar de suporte ventilatório (intubação e internação em UTI) e até mesmo parada respiratória e óbito”, alerta Vanessa.

 

Dra. Vanessa Cristina Hartmann dos Santos é médica pneumologista, formada em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com residência médica em pneumologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS). CRM-RS 34626

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
bronquite
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Asma e bronquite: por que os pacientes têm dificuldade para respirar?"

Luciana Heitelvan

Tenho diagnóstico de asma. É um tormento. O aumento do tamanho do coração tem alguma relação?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciana, a asma é uma doença que inflama as vias respiratórias e pode provocar dores, tosse e falta de ar. Ela é uma doença que se caracteriza por uma maior sensibilidade do sistema respiratório, portanto não tem co-relação com aumento do tamanho do coração (cardiomegalia). Siga as recomendações de tratamento prescritas pelo seu médico. Abraços.

ROSELI

Olá, gostaria de saber se o mofo interfere nas crises de ASMA, a ultima vez que havia me atacado eu tinha 5 anos, a 5 meses fui parar na UTI, pois não conseguia respirar, queria saber se tratando direitinho terei minha vida normal, e sobre o caso da FEBRE AMARELA, é verdade que temos que fazer a pausa na medicação por 14 dias para pode tomar ela?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roseli, a asma é uma doença que provoca a inflamação dos brônquios, canais por onde o ar passa para chegar os pulmões. O combate às crises de asma começa dentro de sua própria casa. A recomendação da especialista Dra. Luiza Helena Degani Costa, é manter o lar sempre limpo e sem pó: retire ainda cortinas, tapetes e carpetes, troque o colchão a cada cinco anos e evite inalar agentes químicos, como os produtos de limpeza. Além disso, é importante identificar quais são os fatores que favorecem suas crises de asma e evitá-los. A poeira é um dos mais conhecidos, mas perfumes, fungos, vírus, bactérias, mofo, poluição atmosférica, ácaros e até pelos de animais podem desencadear os sintomas. Lembre-se de também de sempre seguir as orientações do seu médico e a comparecer a consultas regulares. Abraços.

douglas paiva monteiro

Ola gostaria de saber se as vacinas com pedaços de acaros realmente ajuda em crises de asma como um tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Douglas, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – ASBAI, a imunoterapia com alérgenos, também chamada de vacina para alergia, é uma forma de tratamento. O primeiro passo é ir ao alergologista, médico especialista em alergias. Através do exame clínico ele poderá verificar se esse é o tratamento mais indicado para o seu caso. Abraços.

Rogério

Olá meu nome é Rogério O meu peito ta associando muito quando eu deito pra dormir e tá me causando falta de ar o que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rogério, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Susamara

Tenho bronquite mas as vezes sinto um pouco de ronco no peito ai vem a dosse até eu fazer inalação ai melhora graças à Deus não é muito …

Paulo Cesar

Tenho bronquite asmática DPCO, e tomo ultibro para não ter crises, mas é muito caro, há outro tipo de remédio que possa substitui-lo com a mesma eficácia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo Cesar, não temos como mudar a prescrição do seu médico. Converse com ele e veja se há uma outra opção com um valor mais acessível para você. Abraços.

Silvana Ferrari

Minha sobrinha tem asma ou bronquite, crises fortes , gostaria do nome de um ótimo médico ela fez 4 anos, e moramos em jundiai sp, obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvana, procure um médico especialista próximo de sua região para que ele indique um tratamento para o caso dela. Abraços.

Carlos R da Costa

No período que a asma está bem controlada pode-se reduzir a carga de medicamentos ?ATT Carlos R da Costa

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos, o acompanhamento periódico com o médico especialista é necessário para que o paciente possa ser orientado a como proceder nesses casos. Abraços.

Lazaro Toledo

Fui diagnosticado como sendo portador de Broncoectasia e um quadro de enfisema pulmonar.Para a broncoectasia, fui alertado de que não tem cura, nem tratamento. Ultimamente tenho sentido muita falta de ar e pequena dificuldade para respirar. Existe algum medicamento ou procedimento fisioterápico para, pelo menos, minimizar os efeitos dos problemas ??? O último prescrito, além de caríssimo, teve efeitos colaterais terríveis. Tive de interromper.Nota: Nunca fumei um só cigarro em toda minha vida.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lazaro, neste caso o mais indicado é que você retorne em consulta com o médico que está te acompanhando, assim ele poderá indicar um outro tratamento eficaz e que esteja dentro de suas condições. Melhoras.

JOSE CARLOS CARDOSO

Estou usando a quase um ano o Alenia.. Gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer para que eu saia daquela porcentagem de pessoas que pode sofrer com câibras ? Vi na bula que uma pequena parcela pode apresentar essa reação… Ja pulei muitas noites da cama com câibra… obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jose Carlos, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Carla

Olá que remédio me indicaria para parar de fuma pois tenho asma violenta

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carla, converse com seu médico sobre o seu desejo de parar de fumar, e questione com ele se pode ser prescrito algum medicamento para auxilio. Parabéns pela iniciativa!

Gislene luzia

Tenho asma crônica quase morro de tanta falta de ar já tem mais de 3 anos que tenho crises frequentes não sei mais o que fazer tomo medicação corretamente mas não adianta toda semana tem que tomar medicação na veia só assim melhora se alguém souber de um jeito me avisa não quero mas sofrer

Rosemary santos

undefined

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.