Asma no avião: O que fazer para controlar a crise em um ambiente fechado?


  • +A
  • -A

A asma é uma das doenças crônicas mais comuns do mundo e, apesar de controlável através de tratamento, traz riscos de vida, principalmente pela dificuldade de respirar. Outros sintomas característicos da asma são dor no peito, tosse e respiração ofegante. Tais sensações são extremamente sufocantes e, por conta disso, pessoas asmáticas costumam ter dificuldade de permanecer em locais fechados.

Bombinha de asma ajuda na respiração e no controle da ansiedade


O interior de um avião, em particular, é um ambiente bastante problemático para quem tem asma, já que, se uma crise for iniciada, não haverá para onde correr. “Neste caso, é importante, em primeiro lugar, manter a calma, porque a ansiedade piora muito a falta de ar. Se houver disponível algum tipo de broncodilatador (“bombinha”), é preciso fazer uso até conseguir ajuda”, indica a pneumologista Nilva Pelegrino.

Apesar de apresentarem efeito imediato na falta de ar, aliviando os sintomas rapidamente, as bombinhas não atuam na causa da crise. A origem da asma é um processo inflamatório nas vias respiratórias e nos brônquios dos pulmões. Estes são mais sensíveis pois reagem ao menor sinal de irritação. “É preciso sempre fazer uso de anti-inflamatórios. Eles atuam no processo inflamatório dos brônquios, tratando a causa do problema. Os mais indicados são os hormonais (corticoides), os quais devem ser inalados ou tomados por via oral”.

Nebulização e alguns cuidados antes do voo para evitar crise


Outro método que ajuda bastante neste contexto é a nebulização. “Feita com broncodilatadores de efeito rápido e relativamente seguro, ela tem a vantagem de ser uma terapia inalatória, o que proporciona efeitos pulmonares mais rápidos e com menos efeitos colaterais que as vias sistêmicas (orais ou endovenosas)”.

Os passageiros com asma mais precavidos podem pouco antes de embarcar tomar alguns cuidados como medida de segurança para um voo tranquilo. “Eles podem apelar para o broncodilatador cerca de meia hora antes do voo no sentido de prevenir uma possível crise. Além disso, é bom evitar alimentos ou medicamentos que provocam as crises de asma, tais como anti-inflamatórios não hormonais, AAS e aspirina”.

Dra. Nilva Regina Gelamo Pelegrino é pneumologista pela Unesp Botucatu e atua na Unimed de Ribeirao Preto/SP – CRM-SP: 88692

Foto: Shutterstock

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

32 comentários para "Asma no avião: O que fazer para controlar a crise em um ambiente fechado?"

Edilmar

Muito importante o alerta e as dicas fornecidas para quem é asmático e vai viajar de avião. Os artigos do “cuidados pela vida” sempre trazem informações úteis para quem sofre de asma. Agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Ficamos felizes que tenha gostado, Edilmar! Estamos trabalhando para produzir mais conteúdo de qualidade. Fique ligado! Abraços.

Maria da gloria

Tenho asma tô usando alenia mas sinto muita falta de ar ainda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria da Glória,
Veja com seu medico se você pode praticar exercícios físicos, separei essa matéria para você
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/natacao-asma
Abraço.

Eranildo lopes

Nas minhas crises de asma uso alenia 12 em 12 horas e faço uso da bombinha 2 a inalações 3 vezes ao dia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eranildo, esperamos que tenha sucesso no tratamento e que já tenha se cadastrado em nosso site para comprar seu medicamento com desconto. Abraços

Joana maciulevicius

Estou usando fluir de 12 e oximax de 400 e tenho um nódulo no pulmão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Joana,
Sucesso no seu tratamento. Abraço.

Maria AUXILIADORA A ALMEIDA

Excelente texto

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, fique por aqui para mais matérias como essa. Abraços.

Lilian

Sou asmática, fasso uso do alenia 12/400 são horríveis estas crises.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lilian, é importante seguir com o tratamento indicado pelo médico. Sobre o sintoma de crise você pode ter mais informações com o Saudável Saber que é um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento para pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar mais informações. Abraços.

Carmen Lúcia

Muito esclarecedor ,estou indo viajar por 12 horas ,veio bem a calhar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carmen, desejamos uma boa viagem! Abraços.

Roberto

Uso o alenia 12/400 e tenho crises de câimbras só passa quando diminuo o remédio tem relação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Roberto, entramos em contato por e-mail. Abraços!

Roselaine

Bom diaTenho asma a 40 anos,usava Foraseq 12/400Mg, em Agosto me deu uma crise forte,fui para na emergência, mesmo usando Foraseq,pedi para meu médico troca pelo Alenia 12/400 por enquanto estou bem, uso Montelair não resolve nada pra mim,e a Aerolin sempre na bolsa.Gostaria de saber se posso dar uma pausa ou Não?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Roselaine, a manipulação da prescrição deve ser feita somente pelo médico. Sugerimos que não interrompa o tratamento. Converse com seu médico sobre os sintomas e efeitos dos medicamentos e ele irá avaliar sua solicitação. Abraços!

Marcia

E só gostaria de saber se bronquite ou asma sem falta de ar ou chiado só com tosse?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, é necessário uma consulta presencial com o pneumologista, após avaliação poderá informar o diagnóstico correto. Abraços.

Claudia

Sou asmática e faço uso do medicamento symbicort 6/200 1x à noite, pois a doença está controlada, mas a bombinha SOS, aerolin spray, está sempre à mão. No avião levo na bagagem de bordo um nebulizador portátil e medicamentos (com a receita médica). Excelente texto.

CUIDADOS PELA VIDA

Ficamos felizes que tenha gostador da matéria, Claudia! Continue por aqui para receber mais informações como essa. Abraços.

Roberto Henrique Pinto Moraes

Há dois anos tive uma exacerbação da asma e acabei internado 5 dias para controle. Desde aquela data , faço uso contínuo de Alenia 400 e felizmente nunca mais tive crises. Tenho 65 anos e mantenho sempre sobre controle médico para uma boa qualidade de vida.Parabéns pelas orientações!Roberto

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Roberto, estamos felizes por saber da sua melhora, agradecemos o seu comentário. Parabéns pela busca na melhoria de qualidade de vida. Um abraço.

Sandra Andrade

Acho q a matéria pode ser complementada diante da complexa condição de ser portador de asma estando em avião. Sugiro hidratar o nariz c sobrinho estéril, beber bastante água pq a desidratação no ar condicionado causa secura e stress , evitar comer bobagens oferecidas nos vôos pq pose ingerir algo não rotineiro, pq tá relaxado viajando…come amendoim por ex..tem.gente q , por alergia, passa mal. Manter os remédios na bolsa de mão , levar uma injeção hypac de corticoide , descansar bastante na noite anterior e jamais voar , entrar em avião se estiver em crise ! Isso é importante , mesmo.q perca a passagem ,não se deve viajar de avião , em crise. Adie a viagem, se em crise. Não usar roupas novas q podem trazer cheiros e contatos q causem alergias na pele , incluindo p.crise de asma.viaje com o que já utiliza normalmente inclusive perfume , nunca use um novo aroma antes de entrar em avião. Já estive em avião são.paulo para buenos Aires , na época da dengue 2014, simplesmente ,o comandante fechou o avião e disse ; vamos usar uma.formulacao segundo acordo tal e.tal.contra dengue e abriu ampola pulverizando no ar por todo o.corredor. achei absurdo ele fazer isso depois de fechar o.aviao…varias pessoas passaram início de ataque de asma , eu usei uma dose por precaução..Em aviões todo cuidado é pouco , portador.de.asma tem q tentar prever situações difíceis e nunca esquecer remédios usuais e de SOS como injeção hypac e remédio corticoide comprimido para urgência. Espero.ter colaborado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sandra, obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Abraços.

glaucia maria

Muito boa a dica sobre asma em avião, existe alimentos que desemcadeiam crises asmàticas\\/ Quais ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Glaucia, cuidados com a saúde é realmente importante, veja essa matéria falando sobre esse assunto em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/asma-qual-alimentacao-pode-ou-nao-pode-ser-consumida. Parabens pela busca de melhoria de qualidade de vida. Abraços.

Zenaide Sampaio da silva

Gostei muito das orientações,e veio a calhar pois farei uma viajem aérea em breve,uso Alenia 12/400 ,tirei muito proveito das informações. Obrigada cuidadospela vida. Zenaide.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zenaide, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para receber mais informações como essa. Abraços.

Aldelucia Rosa de Araújo

Eu comecei à fazer uso do Alenia a pouco tempo meus pulmões esta funcionando so 73/por cento ele ajuda na recuperação????

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aldelucia, é necessário conversar com o médico que prescreveu o medicamento para saber como ele funciona em seu corpo. Outra informação para você é que os pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem um benefício a mais o, Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações a respeito do seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.