Asma: Alimentos podem causar crises da doença?


  • +A
  • -A

As crises de asma podem ser desencadeadas por diversos fatores de risco, o que inclui a alimentação. Os alimentos que afetam cada paciente tendem a variar, pois algumas pessoas possuem alergia a determinadas comidas, enquanto outras sofrem mais com outro tipo de alimento. Porém, de maneira geral, frutos do mar e o corante utilizado nos alimentos são os principais vilões. 

Alimentos que mais provocam crises de asma


“Vários alimentos
podem causar crises de asma, principalmente frutos do mar (camarão, em especial). O que chamamos atenção em termos de alimentos são os corantes utilizados nestes. Eles são os principais responsáveis dentro da indústria alimentícia pelo desencadeamento de crises de asma”, informa o pneumologista José Eduardo Martinelli. 

Segundo o especialista, o corante vermelho, C3, um dos mais usados na indústria de alimentos, é um dos mais relevantes nesse contexto. Ele está presente na salsicha e no molho de tomate, por exemplo. “Já tive pacientes que tiveram crise de asma após ingerir refrigerante com corante amarelo”, conta o médico.   

É importante que os pacientes estejam constantemente atentos aos efeitos dos alimentos no organismo, para saber com precisão quais os alimentos que realmente podem desencadear crises de asma e quais são seguros de ser ingeridos. “Nos testes de alergia há muito resultado falso positivo e falso negativo, então é mais indicado buscar saber o que, de fato, provoca crise”, afirma o especialista.

Tratamento medicamentoso contra asma


Além de evitar alimentos que facilitam as crises, os pacientes com asma devem seguir todas as orientações de tratamento indicadas pelo médico especialista que os acompanha. O uso de medicamento específico é muito importante e deve ser feito de forma constante,
mesmo quando não houver mais crises, já que se trata de uma doença crônica. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
problemas-respiratorios

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Asma: Alimentos podem causar crises da doença?"

Vanesia francciane de Assis carneiro

Eu tenho vários crises de asma todos os dias , mesmo sendo aconhada pela médico tbm tomou o remédio que sim chamar alenia de 400 mas sim mesmo eu ainda tenho muito crise mim ajude??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Vanesia. Enviamos uma resposta para seu e-mail. Abraços!

Mara regina de Oliveira

Meu filho tem asma me mudei pra uma cidade q chove mas e com isso ele ficou mas sensível. O q eu posso fazer para ajudá?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mara. A mudança de temperatura também se torna um fator de risco para desencadear crises de asma, porém existem outros fatores que influenciam. Salientamos da importância de procurar uma ajuda médica, para que assim seja indicado um tratamento eficaz para o seu filho. Desejamos sucesso no tratamento dele. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.