Asma: Alimentos podem causar crises da doença?

  • +A
  • -A

As crises de asma podem ser desencadeadas por diversos fatores de risco, o que inclui a alimentação. Os alimentos que afetam cada paciente tendem a variar, pois algumas pessoas possuem alergia a determinadas comidas, enquanto outras sofrem mais com outro tipo de alimento. Porém, de maneira geral, frutos do mar e o corante utilizado nos alimentos são os principais vilões. 

Alimentos que mais provocam crises de asma


“Vários alimentos
podem causar crises de asma, principalmente frutos do mar (camarão, em especial). O que chamamos atenção em termos de alimentos são os corantes utilizados nestes. Eles são os principais responsáveis dentro da indústria alimentícia pelo desencadeamento de crises de asma”, informa o pneumologista José Eduardo Martinelli. 

Segundo o especialista, o corante vermelho, C3, um dos mais usados na indústria de alimentos, é um dos mais relevantes nesse contexto. Ele está presente na salsicha e no molho de tomate, por exemplo. “Já tive pacientes que tiveram crise de asma após ingerir refrigerante com corante amarelo”, conta o médico.   

É importante que os pacientes estejam constantemente atentos aos efeitos dos alimentos no organismo, para saber com precisão quais os alimentos que realmente podem desencadear crises de asma e quais são seguros de ser ingeridos. “Nos testes de alergia há muito resultado falso positivo e falso negativo, então é mais indicado buscar saber o que, de fato, provoca crise”, afirma o especialista.

Tratamento medicamentoso contra asma


Além de evitar alimentos que facilitam as crises, os pacientes com asma devem seguir todas as orientações de tratamento indicadas pelo médico especialista que os acompanha. O uso de medicamento específico é muito importante e deve ser feito de forma constante,
mesmo quando não houver mais crises, já que se trata de uma doença crônica. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
problemas-respiratorios

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

67 comentários para "Asma: Alimentos podem causar crises da doença?"

Vanesia francciane de Assis carneiro

Eu tenho vários crises de asma todos os dias , mesmo sendo aconhada pela médico tbm tomou o remédio que sim chamar alenia de 400 mas sim mesmo eu ainda tenho muito crise mim ajude??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Vanesia. Enviamos uma resposta para seu e-mail. Abraços!

Mara regina de Oliveira

Meu filho tem asma me mudei pra uma cidade q chove mas e com isso ele ficou mas sensível. O q eu posso fazer para ajudá?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mara. A mudança de temperatura também se torna um fator de risco para desencadear crises de asma, porém existem outros fatores que influenciam. Salientamos da importância de procurar uma ajuda médica, para que assim seja indicado um tratamento eficaz para o seu filho. Desejamos sucesso no tratamento dele. Abraços!

Ana Clara

Tenho asma, faço uso diário de Alenia 400/12,5mg e mesmo assim tenho crime em decorrência do refluxo. Que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana Clara. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação. Abraços!

Natalia Mendes

Tenho asma e faço o uso alenia 400mg , mas por condições financeiras tenho usado Aerolin, mas este não faz tanto efeito assim , mesmo assim tenho crises a mais de um mês estou com uma tosse seca que as vezes sai uma secreção esverdeado , podem me ajudar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Natalia. Em relação ao custo do Alenia, informamos que o mesmo é participante do programa de descontos Cuidados pela Vida. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação relatada. Abraços!

Joelma

Mesmo usando o Alenta de 400 MG continuo tendo crises de asma constantes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Joelma. Os especialistas recomendam que retire as cortinas, tapetes e carpetes, troque o colchão a cada cinco anos e evite inalar agentes químicos, como os produtos de limpeza. Além disso, é importante identificar quais são os fatores que favorecem suas crises de asma e evitá-los. Enviamos um e-mail privado para obtermos mais informações sobre a situação. Abraços!

Niusa

uso Alenia 400mg de manhã e a noite. minha médica passou Vanisto 62,5mcg. a tarde, os dois primeiro meses até que foi ótimo, mas agora nen tanto mais .canso mto e tenho dificuldade para respirar.vou ter um retorno na médica em Dezembro. se puderem me ajudar de alguma forma , fico imensamente grata. obrigado pelo espaço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Niusa. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação relatada. Abraços!

André França

Olá!Tenho asma já há muitos anos. Faço acompanhamento com uso do alenia. Já usei fluírem otomano que também daotvom resultado. Mas eu acabo sempre usando Aerodine várias vezes ao dia. Isso é ruim?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, André. Informamos que o tratamento com os medicamentos informados, deve ser feito conforme a indicação do médico. Aconselhamos que converse com o seu médico, sobre o uso dos medicamentos citados. Desejamos sucesso no tratamento!

Ana Paula Rabelo Coimbra

Tenho asma há muitos anos. Tomo Alenia 12/400 continuamente mas a cada dia que passa me sinto mais cansada, a dificuldade para respirar aumenta e tem dias que após tomar banho parece que corri uma maratona. Me ajudeajudem

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação relatada. Abraços!

Raí Campos

Eu tenho uma dúvida que sempre esqueço de perguntar o meu médico.Manho quente faz mal ou não pra quem tem asma?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Raí. De acordo com o ministério da saúde, o banho quente, por si, não é prejudicial. O que acontece, é que o indivíduo troca subitamente o local aquecido, por outro com temperatura bem mais baixa. E essa queda brusca da temperatura é que pode fazer mal. Para maiores informações, consulte o especialista, ele pode esclarecer tanto essa dúvida, como outras que você tiver. Até breve.

Juciene Reis

Faço tratamento com Alenia 400e tenho crises constantes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Juciene. Enviamos um e-mail para verificar melhor a situação relatada. Abraços.

Marcelo Ávila

Olá tenho 56anos e sou obeso peso 140 kg,sedentário,instrução nasal sempre alergia direto,dispneias,mesmo como uso de aerolim,Seretide não faz efeito como fazia,o que fazer,hipertensão e corticoide não combinam?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcelo. O corticoide só é receitado quando o paciente está sentindo um desconforto muito grande, pois o uso dele é benéfico em alguns momentos, mas o uso em excesso pode causar algumas doenças como diabetes, hipertensão e etc. Desejamos sucesso no tratamento!

Ana Clara Santos Celular

Estou aguardando informações sibre a interação entre Asma e refluxo. O quê fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana Clara. O refluxo antigamente só provocava alterações no sistema digestivo, porém foi descoberto a pouco tempo que ele pode causar danos no sistema respiratório, por isso ás vezes ele pode ter alguma relação com a asma. Até a próxima!

José Pedro de Andrade

Bom dia. Estou com asma a pouco tempo, mas mesmo utilizando Alenia 12/400, ainda preciso tomar algumas instalações com Berotec e Atrovent. O que devo fazer. Obrigado!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José Pedro. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre a situação. Abraços!

Meu nome e Beatriz tenho asma a pouco tempo uso alenia e fico muito cansada tem algum remédio caseiro para complimentar

undefined

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Beatriz. O tratamento deve ser indicado por um médico especialista, você pode verificar junto ao mesmo outros métodos de tratamento, se necessário. Enviamos um e-mail para mais informações sobre seu relato. Abraços!

Carlos Henrique

Uso o alenia 12/400 a pelo menos uns 10 anos e desde então venho ganhando muito peso!Gostaria de saber se esse problema é só comigo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Carlos. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Sidney

Meu nome é Sidney. Tenho Asma já faz uns 3 anos. Mas esse ano, venho sofrendo de crise de asma quase toda vez. Quando vou no médico,ele passar os antibióticos necessários só que depois de 1 mês ou 2 meses a crise de asma volta. As vezes tomo refrigerante. Uma dúvida que eu tenho bebidas que contém álcool faz mal e causa crise de asma?. Tem indicação de remédios ou frutas que podem ajudar a evitar ou ajudar a controlar a asma.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sidney . Os estudos sugerem que alguns alimentos estão relacionados a crises de asma, porém os estudos ainda não foram concluídos, por isso cabe ao paciente evitar um alimento que desencadeou as crises em algum momento. Desejamos sucesso no tratamento!

Isabela de matos

Tomo nebulizacao pela manha com 10 gotas de berotec e 30 gotas de atrovent tomo alenia 400mg evtenho crise do nada me ajude

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Isabela. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Nelson

Eu fui diagnosticado com asma depois de velho. Há uma semana recebi o diagnóstico com alergia a camarão e todos os ácaros. Estou preste a completar 60 anos. Alenia 400 por dia e, em crises, Aerolin. Estranho.isso.para.mim.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Nelson. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Geraldo B Alves F

Sou fumante tentando parar,tá difícil,tenho enfisema ,falta de ar,uso espirva,alenia consigo,no sus,furasemida,pois meu pulmão tem muito líquido,losartana estoucom edema,,e só tenho um rim,normal,pois perdi,após acidente, o outro era criança. Feliz 2020 a todos nós.gratos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Geraldo. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Manoel Fernando Lima Leite

Li Quênia senhor toma uma cápsula de manhã e outra s noite e controla o DPOC não consegui achar de novo. Tenho DPOC e estou fazendo 4 nebulizações, usando Vanisto e Fostair, mas o que me alivia mais é o Presidin minha médica disse que não posso usá-lo por muito tempo atualmente uso 20 mg dia sim dia não será que código p nome do remédio que ele toma ? Veria com minha médica se posso usá-lo.? O Presidin prejudica ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Manoel. Aconselhamos que converse com sua médica para saber mais sobre o medicamento indicado. Desejamos sucesso no tratamento. Abraços!

Sara Lopes

Comecei a usar Alenia 12/400 e a 8 anos não tive mais crise, em tempo de calor posso ficar dias sem, e ainda assim, há controle. Foram anos em que a asma me limitou, hoje tenho plenitude e saúde para viver.Bom seria que mais pessoas recebessem o tratamento correto!Obrigada aos envolvidos nesse processo!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sara. Ficamos felizes pelo sucesso obtido em seu tratamento. Abraços!

Águeda Matos

Tem 8 anos que descobri a asma faço acompanhamento uso alenia 6/200 e vacina. Me sinto bem só quando há mudança de temperatura sinto um pouco de falta de ar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Águeda. Enviamos uma resposta por e-mail para colhermos mais informações. Abraços!

Juarez

Uso alenia 12 400 e como outras pessoas estão comentando também ando me sentindo muito cansado gostaria de saber o que fazer para evitar sentir esse cansaço exagerado??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Juarez. Enviamos uma resposta por e-mail para colhermos mais informações. Abraços!

Anete Maria Ortis

Eu sou asmática desde o nascimento. Já tive 2 pcr. Várias internações em UTI. Primeira coisa que modifique perder peso. Dieta o mais natural possível cuidar da depressão e ansiedade. E uso contínuo das medicações mesmo não estando em crise . Alenia a espiriva montelocaster. Medicação pra pressão e pra tireoide. Prático atividades físicas e tem mais de 2 anos que não tenho.crises. como disse sou asmática e aprendi a me cuidar. Não tem cura mas pode se ter qualidade de vida.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Anete. É muito bom saber que está tendo sucesso no seu tratamento. Abraços!

Mariley

Eu não posso comer catchup ataca demais

Marcos Antônio

Faço o uso do alenia 400 mcg e mesmo assim venho tendo crise de asma constante e também uma tosse seca que não para,queria saber si tem algum tratamento direcionado para a asma além do uso de medicamentos??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marcos Antônio. Enviamos uma resposta por e-mail para colhermos mais informações. Abraços!

Aline Rayane

Tenho asma desde criança,há 2 anos faço uso do alemão de 400 mg e não tive mais crises fortes de asma,porém quando para a medicação por uns dias sinto um pouco de falta de ar,não é como as crises q eu tinha mas sinto minha respiração um pouco curta,queria saber se é normal ou e pq eu já acostumei com p remédio,pq o meu médico mandou eu tomar durante 6 meses e parar,mas ai eu não parei continuei,ai quando paro de tomar pra ver como me sinto,vem esse sintoma que citei acima!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aline Rayane. Enviamos uma resposta por e-mail para colhermos mais informações. Abraços!

Simoni Theodoro

Me chamo Simoni sou asmática fazia uso de seretide mas após alguns anos o medicamento já não água como antes então procurei um pneumologista ,fiz exames solicitados hoje uso alenia minha médica muito atenciosa me ensinou usar corretamente e a 7 meses estou sem crises me sinto bem até voltei as aulas de canto estou muito feliz com resultado deste medicamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Simoni. Ficamos muito satisfeitos com o sucesso em seu tratamento. Abraços.

Alexandre de matos Ribeiro

Tenho asma e uso o alenia 12/400 tenho que usar todos os dias pelo menos uma vez o que eu faço para controla minha asmas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Alexandre. Enviamos uma resposta por e-mail para colhermos mais informações. Abraços!

Sondalia

Obrigada pela informação mim ajudar muito com meu filho de 7 anos ele tem asma alegica e tem renite e sinosite muito obrigada pelo as enfomacao

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sondalia. Estamos contentes que tenha gostado. Esse é o intuito do site, que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Aloisio

Eu tomo o Alenia 12 ×400 e me sinto bem.quando não tomo e que fico com um pouco de falta de ar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aloisio. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Rosimeira

Boa tarde!!!!!!Meu pai usa Valencia 12/400 estou notando que a tosse dele aumentou,e o fluxo nasal dele também. Ele tem DPOC é fumante ativo,tosse muito, estou notando nele um nariz ressecado tanto época de frio quanto calor,ele está fazendo uso da inalação com BEROTEC E ATROVENT. JÁ CONVERSEI COM ELE,más ele não larga esse cigarro 🚬 infelizmente sei que com as crises dele uma hora ele não irá resistir……. Nesses últimos dias ele está com bastante falta de ar,esperar que ele recupere um pouco dessa falta de ar…………

Patrícia Cristina

Boa tarde, li vários comentários onde as pessoas dizem utilizar ALENIA e continuar com crises. Também tenho sentido que depois de usar o medicamento por um período parece que ele não faz mais efeito. Sugiro uma reportagem sobre o uso contínuo desses medicamentos e se este uso de alguma forma despotencializa o efeito do medicamento em nosso organismo. Pois várias pessoas disseram usar ALENIA POR INDICAÇÃO MÉDICA E AINDA ASSIM ESTÃO TENDO CRISES. Ou o remédio não é para o tratamento ou ele não atua para controlar e tratar a doença.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Patrícia. Enviamos um e-mail privado para obtermos mais informações sobre o relatado. Abraços!

Patrícia Cristina

Sou alérgica a TARTRAZINA que está presente em alimentos, medicamentos, higiene… sinto falta de ar quando em contato. Descobri que é um corante amarelo o qual desencadeia crise de asma, pele e edema de glote. Gostaria de saber se existe um exame que nos ajude a descobrir a que somos alérgicos, como corante, alimento , medicamento?????

Adriana

Já passei em vários especialistas em alergias respiratórias meu diagnóstico foi uma leve asma. Mas tinha varias crises, faço tratamento com Alenia 400/2x dia o alívio é imediato. O que poderia ajudar pra aliviar os sintomas?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adriana. Para amenizar os sintomas da asma, é fundamental manter consultas periódicas com o pneumologista, conhecer a substância que provoca a piora do quadro e evitá-la e fazer o uso correto dos medicamentos de manutenção prescritos. Desejamos sucesso no tratamento!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.