Asma: Os alérgenos que desencadeiam crises são os mesmos para todos os pacientes?

  • +A
  • -A

Crises de asma podem ser provocadas por diferentes alérgenos, então nem sempre são desencadeadas pelos mesmos agentes. Por isso, é importante que os pacientes identifiquem – junto do médico especialista, se necessário – exatamente quais alérgenos são gatilhos para suas crises e, assim, evitá-las. 

“Os alérgenos que desencadeiam crises não são os mesmos para todos os pacientes. É claro que existem vários alérgenos que são comuns à grande maioria das pessoas com asma (ácaro, inseticidas, desinfetantes, produtos de limpeza, etc.), mas há pacientes que sofrem com alérgenos específicos”, explica o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli. “Eu, por exemplo, tenho pacientes que não podem tomar refrigerante de laranja, pois o corante amarelo desencadeia broncoespasmo nessas pessoas”, conta o médico. 

Formas de descobrir os alérgenos que provocam crises de asma


As formas do paciente descobrir
qual alérgeno o afeta são diversas. Ele pode perceber rapidamente ou precisar realizar algum procedimento mais técnico que ajude nessa investigação. Segundo o especialista, existem testes para isso, como por exemplo o teste cutâneo e o teste por exame de sangue. 

“Deve-se ter em mente, no entanto, que esses testes podem ser o que se chama de falso positivo, que é quando o resultado dá positivo para a alergia, mas na realidade não existe o problema; e também o contrário (resultado negativo apesar do paciente ser de fato alérgico)”, alerta Martinelli. 

Atenção para associar alérgenos a crises é fundamental


Independente dos testes, é muito importante que cada paciente preste atenção naquilo que faz que possa desencadear uma crise. Por exemplo, às vezes uma pessoa tem
contato com determinado alérgeno e logo tem crise. A partir disso já consegue identificar o que deve ser evitado. “Isso é muito comum com frutos do mar, quando você experimenta, por exemplo, um camarão pela primeira vez e em seguida entra em crise asmática”, finaliza o pneumologista. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao
problemas-respiratorios

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Asma: Os alérgenos que desencadeiam crises são os mesmos para todos os pacientes?"

Nilcerlea Delfino Fialho

Por quê, quando estou fazendo uma crise asmática, se, alguém me irrita, passo mais mal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Nilcerlea. O estresse altera a resposta do corpo à inflamação causada pela asma, atrapalhando o combate à doença e tornando as crises asmáticas mais frequentes, duradouras e mais graves. Além disso, quando constante, o estresse torna o indivíduo mais ansioso, o que também causa piora da situação, conforme explica o Dr. Rodrigo Athanazio. Recomendamos a leitura desta matéria com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/estresse-causar-ataque-asma. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.