Controlando a asma: Listamos os alérgenos mais comuns, com dicas para se proteger em casa!

  • +A
  • -A

A asma, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), é uma doença inflamatória que causa a obstrução dos brônquios. Essa obstrução é resultado do contato com substâncias que provocam uma reação exagerada do sistema respiratório, levando a crises de falta de ar e tosse. Descubra quais são essas substâncias e saiba como se proteger!

De acordo com o pneumologista José Eduardo Martinelli, existem dois tipos de substâncias que podem levar às crises de asma: os alérgenos, que provocam crises de broncoespasmo quase imediatamente, e os irritantes, que irritam as vias aéreas e, dependendo da intensidade, podem desencadear uma crise com o tempo.

Ácaros e odores podem causar crises de asma


“O
ácaro, presente na poeira doméstica, está entre os alérgenos mais conhecidos. Há também determinados tipos de comidas e corantes. Um dos mais importantes é o corante vermelho, mas existe o amarelo também. Até mesmo medicamentos: há pessoas que são muito sensíveis ao ácido acetilsalicílico”, afirma o especialista.

Já entre os irritantes, podem ser citados:

Fumaça de cigarro;

– ar frio gerado pelo aparelho de ar condicionado;

– mudanças de temperatura;

– odores fortes;

– materiais de limpeza.

Saiba como evitar o contato com alérgenos


Para evitar as crises, Dr. Martinelli recomenda apostar na prevenção: “A melhor maneira de se proteger é se prevenir. Se você sabe que tem alergia a um determinado produto, você tem que evitar entrar em contato com ele”. Isso significa, por exemplo, manter a casa sempre limpa e arejada, retirando a poeira dos móveis, o mofo das paredes e os ácaros dos travesseiros. O ideal, nesses casos, é pedir para que outra pessoa faça esse trabalho.

Caso essa não seja uma possibilidade, prefira utilizar materiais de limpeza sem cheiros fortes. É importante também não só não fumar, como também não permitir que fumem dentro de casa e ainda permanecer longe da fumaça do cigarro. Quem tem asma deve estar atento se perfumes e o ar condicionado desencadeiam sintomas. Se for o caso, o paciente deve evitar fragrâncias fortes e não ficar em ambientes com o ar condicionado ligado.

 

Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI):  http://www.asbai.org.br/secao.asp?s=81&id=310

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
asma
cigarro
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Controlando a asma: Listamos os alérgenos mais comuns, com dicas para se proteger em casa!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.