Asma: Por que ácaros causam crises respiratórias em pacientes asmáticos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Asma: Por que ácaros causam crises respiratórias em pacientes asmáticos?

A asma é uma doença crônica responsável pela inflamação das vias aéreas, ou seja, o estreitamento dos brônquios. Os sintomas da asma são desencadeados quando o paciente entra em contato com substâncias estranhas ao corpo, como pólen, poeira, poluição, mofo, pelos de animais e até mesmo microrganismos, como ácaros, vírus e bactérias.

Ácaros, poeira e poluição irritam brônquios


Os ácaros são seres muito pequenos, vistos apenas por um microscópio, que habitam em travesseiros, tapetes e até no papel e conseguem entrar no corpo humano. O organismo de pessoas asmáticas é muito sensível ao contato com esses agentes invasores e, ao notar sua presença, inicia um processo de inflamação das vias aéreas, dando início a uma crise.

“A crise de asma é caracterizada por surtos de tosse, chiado no peito e falta de ar, sintomas que melhoram com o uso de broncodilatadores. Muitos pacientes pioram da asma durante o inverno”, diz o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. Segundo o especialista, quem sofre com a doença deve se consultar com um médico para receber as orientações sobre uso de medicação e medidas preventivas, antes da chegada da estação mais fria do ano.

Manter os ambientes limpos ajuda a evitar crises de asma


Quem permanece muito tempo em ambientes com o ar-condicionado ligado também pode estar exposto aos ácaros. “Os edifícios que climatizam seus ambientes podem levar ao acúmulo de mofo, ácaros, bactérias e até mesmo substâncias radioativas”, afirma o profissional. Para proteger a saúde dos funcionários e das pessoas que circulam pelo local, é preciso limpar os filtros de aparelhos de ar-condicionado com frequência.

É preciso adotar algumas medidas dentro de casa para evitar o contato com esses microrganismos e, assim, prevenir crises asmáticas. Além da troca dos filtros do ar-condicionado, é importante manter cortinas, colchões, travesseiros, roupas de cama, bichos de pelúcia, tapetes sempre limpos e secos. Colocá-los sob a luz do sol de com certa frequência pode ajudar a eliminar os ácaros.

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. CRM-SP 50579

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

29 comentários para "Asma: Por que ácaros causam crises respiratórias em pacientes asmáticos?"

Andreia

Meu filho tem 7anos e faz 2anos que ele usa Alenia até quanto anos ele pode usar

Cuidados Pela Vida

Olá Andreia. O Alenia pode ser de uso contínuo, não tendo restrições quanto ao tempo de uso. Abraços

Raquel

Faço uso diário do alenia, estou com três meses de gestação. Minha dúvida é: o alenia oferece risco ao bebê?

João Calil

Li o artigo sobre como prevenir a Asma e gostei muito.

Fabrício

A médica me receitou Alênia 400 mg só que quando estou com a crise ele não alivia muito bem, fui na casa de um amigo que também tem asma, ele usa vanair, tive a crise na casa dele e usei o Vanair e aliviou imediatamente. Comprei e estou usando e me faz muito bem, tem algum problema? No exame que tinha que dar cento e alguma coisa, deu mil e alguma coisa, ou seja, muito alterado, continuo com o Vanair ou tenho que voltar pro Alênia?

Abrahão

Eu uso alenia à dois anos, ele causa algum problema no coração? Eu tenho 60 anos e sofro bronquite moderado

Socorro

Boa tarde!Comecei a ter crises de asma, entre 6 e 7 anos, era um sufoco…aos 15 anos, do nada, parei de ter crise. Aos 50 anos, depois de uma pneumonia braba, as crises de asma voltaram, e hoje estou com 53 aos, vivo à base de alênia, a bombinha de aerolin e busonide 64. Gostaria de saber, por que depois de tantos anos sem ter crise de asma, ela retornou?

Rosa Gomes

Minha mãe já faz uso do alenia já alguns anos, e sempre tem fortes crises que só ameniza com corticoides, que ela nem pode está tomando por conta da diabetes, como agir nessas crises pra não precisar tomar corticoides ?

angela

olá a minha filha faz uso de seretide já faz 3 anos ate quando vou poder usar pois usa de manha e a noite

Ozana

Passei a ter asma aos 55 anos. Fiz vários testes de função pulmonar é o resultado é sempre normal. Porém, se não uso Alenia 200mcg, diariamente, duas vezes, tenho crises! Poderia ser outro problema?!

Jorge Luiz

Minha pergunta é a mesma do Abraão, uso alemão de,,,,, 400 a 11 anos tem algum problema

Cuidados Pela Vida

Olá Raquel, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi João, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Continue acessando nosso site e leia outras matérias a respeito do assunto. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Fabrício, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Abrahão, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Rosa, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Socorro, segundo o pneumologista José Eduardo Martinelli, a asma é considerada um problema reversível e, fora das crises, os pacientes realizam normalmente as atividades do dia a dia, desde que realizem o tratamento adequado. Você pode realizar uma consulta com o médico, que através de exames, poderá esclarecer melhor suas dúvidas.
Informamos também que os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Angela, somente o médico pode indicar o tempo de tratamento necessário para o paciente. Leve sua filha em consultas regulares para que o médico possa orientá-la. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Ozana, somente através de exames específicos é que se pode determinar a causa das crises. Realize uma consulta com o médico para que ele possa sanar suas dúvidas.
Informamos também que os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Jorge Luiz, os pacientes cadastrados no medicamento Alenia possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Alenia. Abraços.

Orlene

Estou muito satisfeita com o uso do alenha melhorei bastante das crises,pois ja havia pouco mais de um ano que eu não ficava livre de tosses que vinham do nada e fazia um alvoroço na minha vida,depois do alenha digo que melhorei uns setenta por cento espero chegar a cem ,mas uma vez obg feliz natal

Cuidados Pela Vida

Oi Orlene, ficamos felizes que você está cada dia melhor. Todos do Cuidados pela Vida te desejam um Feliz Natal.

Crisviane

Olá boa noite. Eu uso alenia a três anos e graças a ele não tenho mais crises de asma. Gostei muito da matéria. Parabéns a todos do Cuidados Pela Vida…

Cuidados Pela Vida

Oi Crisviane, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria e tenha conseguido sucesso no tratamento prescrito. Abraços.

Cilmara Aguiar

Eu uso Seretide, azitromicina e acetilcisteína há 3 anos! E sou portadora de Bronquiectasia e tem época que chego a escarrar sangue! Sempre que isso acontece eu vou ao médico e sempre me falam que é normal devido ao meu problema, gostaria de saber se isso é normal diante a Bronquiectasia que eu tenho?

ALBINO

EU também uso alenia a mais de 10 anos, posso dizer que tenho vida normal e bem controlada, procuro evitar gelado, ar condicionado e outros, qualquer descuido a crise aparece.

Dirce de Mendonça Santos

Uso Alenia 12/400 a quase 10 anos. Me sinto muito bem. Dirijo tranquilamente sem sentir tremedeiras. E no inverno nem mesmo gripo. Passo bem o tempo todo. Tinha uma preocupação em relação a afetar o coração. Mas por incrível que pareça uma dermatologista que antes tinha cursado a especialidade Pneumo, me disse que o efeito do medicamento era local. Fiquei tranquila. Vivo uma vida normal e sendo sincera, faço uso de bebida alcoólica. O Alenia faz parte do meu cotidiano e me sinto bem. Nunca mais tive crise, com falta de ar ou aquela tosse seca e irritante.

Marlene

Meu filho tem esse problema faz o tratamento com o alenia por 6 meses, será que ele vai ficar curado depois dos seis meses?

Rosilda marquestão da silva

Meu pai usa Alenia ele tem dpoc e graças a Deus melhorou muito a partir do momento que ele começou a usar…

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.