Ar-condicionado pode piorar a saúde respiratória de quem tem rinite alérgica?


  • +A
  • -A

A saúde respiratória das pessoas em geral costuma ficar comprometida quando se mantém em ambientes com ar-condicionado, tendo em vista que esses aparelhos contribuem para o ressecamento do ar que se respira e da mucosa nasal. No caso daqueles que possuem predisposição para crises alérgicas, como as da rinite, esse ressecamento traz ainda mais prejuízos.  

Acúmulo de alérgenos no ar-condicionado contribui para piorar a rinite


Além do ressecamento,
o ar-condicionado pode prejudicar a respiração de quem tem rinite alérgica pelo acúmulo de sujeira e partículas que funcionam como desencadeadores dessa alergia. Quando o filtro do aparelho é ruim e/ou mal higienizado, essas impurezas podem ajudar a deflagrar uma crise alérgica em quem sofre com a rinite.

“O ar-condicionado com certeza pode piorar a saúde respiratória de quem possui rinite alérgica. Este aparelho pode funcionar como um meio no qual há acúmulos de pó, fungos, ácaros e outros micro-organismos ou partículas que desencadeiam uma resposta alérgica”, afirma o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi. “Além da rinite, o ar-condicionado causa a precipitação de crises alérgicas em outras doenças respiratórias, como sinusite, otite, gripe, pneumonia, tosse e asma”.

Frio do ar-condicionado também faz piorar a rinite alérgica


O ar-condicionado também prejudica indivíduos com rinite alérgica por meio do choque térmico, ou seja, a mudança brusca de temperatura. Quando o tempo está muito quente e o aparelho é ligado em uma temperatura bem fria e há
movimentação constante de troca entre os dois ambientes, os pacientes com rinite tendem a ter uma reação alérgica.

Para evitar o choque térmico, basta vestir um casaco quando for ficar em ambientes com ar-condicionado. Para combater o ressecamento causado pelo aparelho, é importante higienizá-lo devidamente, principalmente seu filtro, e usar paralelamente umidificadores. Estes podem ser aparelhos ou um balde com água ou até mesmo uma toalha molhada. Para aliviar os sintomas da rinite, é recomendada a higiene nasal, um procedimento indolor e sem contraindicações, que melhora a função das vias respiratórias superiores e ajuda o corpo a se livrar de alérgenos e outras partículas que podem desencadear o problema.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Pozzi Beilke

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke

Otorrinolaringologia

CRM: 31455 / RS

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Ar-condicionado pode piorar a saúde respiratória de quem tem rinite alérgica?"

Carmen gomes

Não estou aguentando mais essa alergia sempre guando me aproximo de ar condicionado no resultados esse tosse constante e falta de ar incomodo e chato

Hudson Nascimento

Correção: Ar condicionado sem higiene e sem renovação do ar que faz mal. A norma NBR 16401, é bem clara no que diz respeito a controle de filtragem, umidade, temperatura, ruído, etc. O problema é que qualquer um acha que pode instalar e fazer manutenção de um ar condicionado e fica piorando a saúde das pessoas por falta de informação. Deixo esse artigo com mais informações https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-x-rinite-quais-os-problemas-que-essa-combinacao-pode-causar

Aparecido Félix dos Santos

Sinto muito irritação na garganta nariz escorrendo e muitas cãibras

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aparecido. Estes sintomas podem ter diversas origens, por isso é crucial que vá ao especialista o quanto antes para que ele realize um diagnostico e descubra a causa, podendo assim dar início a um tratamento o quanto antes. Até breve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.