A asma pode ter diferentes gravidades? Saiba mais!

  • +A
  • -A

A gravidade da asma está associada à intensidade dos sintomas no geral e no momento de crise. O tempo em que o paciente entra em insuficiência respiratória após a crise começar é o que que estabelece se a situação é mais ou menos grave. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a aparição e intensidade dos sintomas da asma podem variar em um mesmo paciente.   

Gravidade da asma depende do tempo para entrar em insuficiência respiratória


“A asma pode ter diferentes gravidades. O diagnóstico da gravidade se baseia no tempo em que se apresentam os sintomas, assim que há
contato do paciente com alérgenos. Existem pacientes que entram em contato com alérgenos e, inicialmente, começam a espirrar, depois apresentam tosse leve, até que somente depois de 36 a 48 horas eles entram em crise de broncoespasmo. Por outro lado, há aqueles que em poucos minutos já entram em insuficiência respiratória”, informa o pneumologista José Eduardo Martinelli. 

Segundo o especialista, este segundo caso é considerado muito mais grave do que o primeiro, justamente por conta do tempo para o início da crise ser muito curto. Nos casos mais graves, o tratamento indicado se diferencia ligeiramente daquele orientado aos pacientes classificados como de menor risco, especialmente na parte farmacológica. 

Tratamento da asma de acordo com a gravidade do quadro


“O tratamento da asma tende a mudar dependendo da gravidade da doença. Isso significa que nos casos mais graves será recomendado que os pacientes estejam munidos de medicamentos capazes de controlar a crise respiratória rapidamente. Nos casos menos graves isso não é tão essencial, pois o paciente tem tempo suficiente para controlar o quadro antes da crise se instalar”, explica o pneumologista. 

A recomendação é de que o paciente tenha sempre em mãos um broncodilatador de ação rápida, especialmente na forma de spray, porque estes possuem absorção muito mais rápida. “Em média, o medicamento via inalatória já começa a agir após um minuto. Nos remédios por via oral, a ação tende a demorar mais tempo”, conclui o especialista. Para o tratamento de manutenção, é recomendado o uso de corticoesteroides por via inalatória, capazes de reduzir a frequência e intensidade das crises.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia:

https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
asma
problemas-respiratorios

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

46 comentários para "A asma pode ter diferentes gravidades? Saiba mais!"

Natália Mendes

Tenho asma e minhas crises são imediatas , sempre tenho que ter o inalador , alguma dica para quando faltar o inalador na hora da crise ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Natália. Se ocorrer uma crise de asma e você não tenha por perto uma bombinha, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e procurar um atendimento médico o mais rapidamente possível. Consulte o link abaixo, onde a Dr. fala sobre este assunto. Até Breve. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/crise-asma-quando-bombinha-nao-estiver-perto

Leticia

meu filho tem 4 anos e tem asma passei no pediatra e ele receitou o clenil hfa 250 ja tem dois dias que ele esta usando e começou a dar febre nele e ele começou a sentir tontura gostaria de saber se é normal esses sintomas ? desde ja muito obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Leticia. É importante que retorne em consulta e informe ao médico sobre o ocorrido, o mesmo irá analisar e prescrever outro método de tratamento, se necessário. Verifique junto ao laboratório que fabrica este medicamento, informações sobre a bula. Estimamos melhoras para seu filho. Abraços!

João Carlos zambrotti

Eu tenho asma, é inalo alenia 400, é nunca mais tive crise. É um bom remédio, para o tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, João. Ficamos felizes pelo sucesso que está obtendo em seu tratamento. Abraços!

Silvana machado da costa

Tenho asma e uso alenia 400 e também uso o clenil, hoje já estou bem melhor as crises diminuíram bastante

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Silvana. Ficamos felizes com o progresso obtido em seu tratamento. Abraços!

Wilson Alves macedo

Tenho asma desde de quatro anos.ja tomei de tudo. Hoje uso predinisona de 20mg e Alenia de 400. So.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Wilson. Desejamos sucesso em seu tratamento. Até a próxima.

Guto

Tenho asma desde minha infância(que me lembro) e já passei por diversas situações com as crises. Minha qualidade de vida melhorou muito após o diagnóstico correto e o tratamento com o medicamento Alenia.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Guto. É muito satisfatório saber que obteve sucesso em seu tratamento. Abraços!

Claudette

Não tenho diagnóstico de asma, pois todas as vezes que faço exame, o resultado é normal, mas sinto um chiado entre o peito e a garganta. Será que é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Claudete. O chiado no peito é um dos sintomas da asma, porém também pode ser uma gripe mal curada ou alguma inflamação nas vias respiratórias. Se esse sintoma persistir, aconselhamos que retorne ao médico ou você pode tentar buscar uma segunda opinião médica para que tenha um diagnóstico adequado. Recomendamos a leitura da seguinte matéria:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/dicas-prevenir-doencas-respiratorias-no-inverno . Abraços!

Yasnaia

Tb uso Allenia 400. E vivo normal. Nem lembro q tenho asma. Gracas a Deus e ao Allenia.

CUIDADOS PELA VIDA

Ficamos satisfeitos que seu tratamento tenha o efeito esperado, Yasnaia. Grande abraço.

Silmara Froes

Fui diagnosticada com Asma e comecei tratamento com Alanis 400 e não tive mais crises, porém estou no início de um resfriado com Febre e ja estou sentindo muita falta de ar , eh normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Silmara. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Malu

Alenia 400mg ótimo, faço uso deste Não tive mais crises

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Malu. É muito importante saber que houve êxito no seu tratamento. Abraços!

Edson Suzzio

undefined

José Ronaldo

Depois que comecei a usar Clenil nunca mais tive crise. Mantenho a bombinha por precaução mais não faço uso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. Ficamos contentes em saber que está apresentando bons resultados. Abraços.

Nice

Uso o alenia 400senti muita melhora

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Nice. Ficamos felizes em saber, e agradecemos que tenha compartilhado conosco o seu relato, estamos torcendo para que continue melhorando. Até breve.

Vívian de Oliveira

Fui diagnosticada com asma grave, faço uso do Alenia 400, porém não levo uma vida normal, não consigo correr, nem fazer exercícios físicos que sinto muita falta de ar, parece que vou desmaiar qndo isso acontece. Será assim pra vida toda?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Vívian. Mesmo nos casos mais graves, um bom controle pode ser atingido se o tratamento for seguido conforme orientado pelo médico, com qualidade de vida semelhante à de quem não tem asma. É importante realizar as atividades físicas acompanhado de um profissional, ele conseguirá propor um modo gradual de exercícios, para que traga o máximo possível de benefícios. Desejamos sucesso em seu tratamento. O link abaixo, é uma matéria onde o especialista fala sobre como lidar com a falta de ar durante os exercícios físicos, confira para mais informações. Enviamos um e-mail privado para obtermos mais informações sobre o seu relato. Até breve.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/como-lidar-falta-de-ar-asma-durante-exercicio-fisico

Rebeca

Tibe diversos processos de infecção respiratória de abril a agosto/19. Fui a 3 pneumologistas fora de meu plano de saúde. Um disse que eu não tinha infecção (mesmo com contagem de leucócitos exacerbada e laudo do médico do Pronto Socorro afirmando isso); e os outros dois, disseram que eu não tinha asma, que eu estava “curada” e.que as infecções eram baixa resistência. Foram meses de muitos antibióticos e corticoide em dose alta, o que me fez aumentei em 12 kg o peso que já precisava baixar e oeu medo da Osteopeni/Osteoporose do qual.sofro piorar. Finalmente, encontrei duas excelentes profícionais: uma clínica médica e pneumologista que me deram excelente atendimento. A pneumologista me disse que eu tive diversas bronquites, duas pneumonias e uma sinusite infecciosa..Ela suspendeu uso de corticoide oral ou injetável (pra eu não usar mesmo, só se eu estivesse realmente necessitando). Ela prescreveu Relvar 25/100 1x dia, Montelair e Awamys. Hoje só faço o Relvar (fui ontem com ela e dada a melhora no quadro, ela pode suspender os outros dois). Importante dizer que ela TB manteve a bombinha de Aerolin Spray como medicação de resgate. Tenho usado bastante, pois o estresse do dia a dia está afetando o tratamento. Lembro que ela me disse pra fazer uma “higiene mental” pois sou uma.pessoa muito preocupada e muito observadora em tudo o que me faz não desligar de nada. E me.ensinoi, mais uma vez, a usar a bombinha, mas acentuando que um espaçador desses fininhos (não consig encontrar) é importante pra não escapar o medicamento. Mesmo tendo usado da forma co venho usando, a bombinha já me tirou de várias crises em.poicos minutos (ou segundos). Tenho asma leve. Tentei o Alenia. Já até fiz uso dele anos atrás. Mas talvez pelo momento .em que me encontrava, com asma descompensada, eu não consegui usä-lo. Foi forte para mim. Mas para mim. Meu caso é asma leve. Há pessoas que se dão muito bem.com ele. Eu mesma já usei e me dei bem. Neste momento, não deu certo e voltei para o Relvar. Ah, quero deixar claro que minha Pneumo disse que os médicos que me.disseram não ter infecção (gritou comigo e quis me humilhar dizendo que ele era o médico) e os dois dizendo que não tinha asma estavam.completamente errados. Que todo o processo infeccioso que eu estava sofrendo estava vindo de mais de 3 anos de asma.nao bem.tratada. Eu usava Miflasona 200 e Montelucaste, mas só nas épocas de frio (chuva, no caso). O que é errado. O asmático deve usar seus medicamentos todos os dias sem parar. E .feral, são medicamentos topicos, ou seja, de inalação, bombinha para resgate e um.comprimido antialérgico, caso seja necessário. Quem ainda precisa tomar corticoide, deve ter algum.motivo. mas medicamentos como o Alenia, o Relvar, Seretide e outros são muito bons. E o acompanhamento com o médico é importante demais. Dei graças a Deus e saí ontem.chorando de alegria por te uma médica tão bacana no meu caminho, para me orientar. Obrigada por cederem este espaço para relatar minha experiência e compartilhar com os demais. Ah, praticar uma atividade física é importante. Algo que você goste. Ela me falou isso tbm..Está faltando equilibrar a mente para deixar tudo cem.por cento e não deixar o estresse nem palavras me afetarem. É isso. Espero ter contribuído. Obrigada pelo espaço aqui cedido. Bom dia a todos. Rebeca

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rebeca. Lhe enviamos um e-mail para colher mais informações sobre seu relato. Abraços.

Jorlando Cândido de Souza

comentário, muito bom, expressivo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jorlando. Estamos contentes que tenha gostado. Esse é o intuito do site, que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Eleni

Olá. Hoje faço uso do RELVAR 200. Achei excelente! Ele tem uma cobertura muito maior 24h do que a Alenia, 400, no meu caso. Ele é pratico e mais fácil de usar no caso de uma crise. Pois é só destravar e inalar. Com menor efeito colateral (pigarro – tipico da Alenia, mesmo com uma boa higienização). Vi que na relação dos medicamentos o Relvar não entrou. Por que? O único ponto negativo é que a dosagem é de 30 comprimidos (1 mês) e algumas vezes acho que ao abrir e girar o aparelho para fazer a inalação tenho a nítida impressão que não inalei o pó. Que o comprimido não foi “furado” corretamente. Mas como o aparelho é lacrado e só pode se tentar uma vez para cada dose fica a frustração e ter que em algumas vezes fazer o uso de mais uma dose, durando assim, menos de 30 dias. Como ele ainda é um produto caro, acaba sendo oneroso o uso dele. Mas de todos que experimentei até hoje, para mim é o melhor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eleni. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Elisângela

Tenho asma e comecei a usar o Alenia mas algumas vezes estou precisando usar inalação. Sera que preciso voltar ao medico? Para ele ver essa situação.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elisângela. O tratamento da asma pode ser feito com medicamentos e alguns médicos complementam com inalações. Portanto, converse com seu médico e veja se há necessidade das inalações. Desejamos sucesso no tratamento!

Roberto

Minha mãe, de 82 anos, teve muitas crises até chegar ao Alênia 400.Varias vezes passou por hospitais e postos de saúde, sendo tratada com inala-ções e diversos antibióticos.minha duvida é a seguinte:Porque os médicos demoram tanto para receitar o alênia ou outro similar se são tão eficientes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Roberto. Os medicamentos são indicados de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Existem vários medicamentos que são indicados para o tratamento da asma, porém cabe o especialista prescrever o que seria compatível com cada paciente. Desejamos sucesso no tratamento dela!

Gilderlanio

Boa tarde, vocês podem me responder por e-mail se é normal ter crises de asma recorrente desde os 17 até os 24. faço uso do alenia esse tempo todo. Há alguns problemas de longo prazo que devo me preparar para ter ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gilderlanio. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Francinete Oliveira

Oi tenho asma desde à infância, sofri bastante com as crises e com os atendimentos nos hospitais pois na época os médicos só receitavam xarope Sabultamol. Passei muito tempo sendo medicada dessa forma, vomitava sempre quando dava as crises especialmente no uso de inalação, passava dois dias sem comer apenas bebendo água. Passei mais de 10 anos nesse sofrimento minha rotina era dois dias em casa e os outros dias no hospital, toda semana era esse sofrimento. Minha vida mudou quando mim encaminharam pra uma pneumologista ela mim receitou Symbicort um santo remédio, depois mudou pra Alenia que é ótimo remédio esse remédio mudou a minha vida. Mas tô com uma dúvida é normal dormir muito quando toma Alenia? Pois quando amanhece o dia não consigo acordar no horário de costume, à não ser que mim acordem.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Francinete. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Até breve.

Emerson Bahia

Olá! Quando criança soube que tinha bronquite crônica e após a adolescência descobri que essa inflamação nos brônquios poderia ser asma. Sempre usei o bronco dilatador ate começar a fazer o tratamento com Alenia e prednisona, hoje em dia eu uso o bronco dilatador uma vez ou outra. O Alenia e o prednisona tornaram a convivência com a asma mais fácil. Voltei a pratica de natação e musculação estou muito feliz com isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Emerson. Ficamos felizes em saber que obteve resultados positivos em seu tratamento. Abraços!

Jordiane

Oi gostaria de saber ja faz 2 anos que faço uso de alenia e prejudicial pra mim quanto tempo e bom fazer o uso?

Andreia

A tres mesmo fui diagnosticada com broncpatia asmatica e faço uso de Alenia melhorerei bastante,mas continou com uma torce seca isso é normal ou devo procurar o pineumolgista pr fazer novos exames?

Iradi Risseto

Senhores,faço uso da medicação ALENIA 200, quando estou tomado por uma crise ou quando pressinto . Excelente medicação ! Porem, quanto aos efeitos coleterais ? Por quanto tempo posso usa-la ?Grato !!!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.