Como o transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o meu dia a dia?


  • +A
  • -A

O transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o dia a dia dos pacientes em diversas esferas de suas vidas, já que a sensação de insegurança e inquietação constante pode comprometer tanto a parte profissional quanto pessoal do indivíduo. Portanto, o tratamento adequado é essencial para que o paciente consiga controlar os sintomas e levar uma vida com qualidade.

 

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

 

Pessoas com transtorno de ansiedade têm mais dificuldade e insegurança na tomada de decisões, sofrem com sintomas ansiosos cognitivos e físicos diante de situações triviais da vida e sempre apresentam algum tipo de comportamento de esquiva (fogem de situações) para evitar justamente o aparecimento dos sintomas ansiosos”, informa o psiquiatra Giovani Missio.

Além da insegurança, as sensações de apreensividade e medo diante de determinadas situações são outros sintomas característicos de um transtorno de ansiedade. “A ansiedade generalizada, especificamente, como o próprio nome diz, é uma sensação que não envolve um objeto claro e determinado, podendo aparecer em diversas situações do dia a dia”.

 

Diagnóstico e tratamento do transtorno de ansiedade generalizada

 

Para o diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada, é necessário que o sintoma principal esteja acompanhado de outros sintomas secundários, como alteração no sono, no apetite, na energia, na concentração, etc. “Também é necessário que a intensidade seja suficiente para causar prejuízo na vida do paciente, como perder compromissos ou deixar de fazer atividades de lazer”, completa Missio.

De acordo com o especialista, o tratamento envolve medicamentos inibidores da recaptura de serotonina para o longo prazo, e, eventualmente, o uso de benzodiazepínicos para o controle de crises, especialmente no início do processo de recuperação. “Psicoterapia para desenvolver ferramentas psicológicas que ajudem a lidar com os sintomas e com as situações estressantes são indicadas também”, conclui o psiquiatra.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Giovani Missio

Dr. Giovani Missio

Psiquiatria

CRM: 127682 / SP

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Como o transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o meu dia a dia?"

Marleide Melo

Sou depressiva e gostei de ler

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marleide, ficamos satisfeitos por saber que você apreciou a matéria. Continue por aqui para acompanhar mais informações sobre saúde doenças tratamentos. Até logo.

Eliana Rodrigues

Estou tratando um câncer de mama e sempre fui uma pessoa pessimista e esse pessimismo se agravou a ponto de eu ter crises de ansiedade que chega a me dar fraqueza nas pernas .Estou tomando medicamento para dormir, mas durante o dia fico muito abriosa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliana, em níveis exagerados, a ansiedade é considerada patológica e pode prejudicar a saúde de qualquer pessoa. Os diferentes quadros de ansiedade devem ser acompanhados por um especialista, que indicará as melhores formas de tratamento para você. Confira a matéria abaixo com mais informações sobre a doença. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/meditacao-controle-ansiedade

Heliana Moura

Obrigada. Suas informações me fortalecem. São meu remédio pra alma e consciência. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Heliana, nós agradecemos seu comentário e ficamos satisfeitos por saber que você apreciou a matéria. Continue por aqui para acompanhar novas matérias e mais informações sobre saúde doenças e tratamentos. Abraços.

Miriele

Eu desenvolvi uma fobia estranha depois q comecei a ter crise de ansiedade… está me prejudicando muito.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Miriele. Para amenizar os sintomas é imprescindível que você consulte um psiquiatra, esse profissional poderá avaliar melhor seu quadro clínico atual e indicar o tratamento mais eficaz para você. Até breve.

Cristiana soares

Eu estou com esses sintomasTomo remédio para aliviarJá tive ansiedade us anos atrásSó que estou entrando na menopausa creio que voltou por causa disso.A mudança no corpo é difícil de aceitar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina. É importante buscar atendimento especializado para inciar o tratamento mais adequado para você. De acordo com o especialista Dra. Érika Mendonça de Morais, o tratamento é feito no intuito de reduzir ao máximo os riscos de crises e acentuação dos sintomas, o que por si só já é ótimo para o paciente. Continue por aqui para mais informações como essa. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.