Como o transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o meu dia a dia?


  • +A
  • -A

O transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o dia a dia dos pacientes em diversas esferas de suas vidas, já que a sensação de insegurança e inquietação constante pode comprometer tanto a parte profissional quanto pessoal do indivíduo. Portanto, o tratamento adequado é essencial para que o paciente consiga controlar os sintomas e levar uma vida com qualidade.

 

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

 

Pessoas com transtorno de ansiedade têm mais dificuldade e insegurança na tomada de decisões, sofrem com sintomas ansiosos cognitivos e físicos diante de situações triviais da vida e sempre apresentam algum tipo de comportamento de esquiva (fogem de situações) para evitar justamente o aparecimento dos sintomas ansiosos”, informa o psiquiatra Giovani Missio.

Além da insegurança, as sensações de apreensividade e medo diante de determinadas situações são outros sintomas característicos de um transtorno de ansiedade. “A ansiedade generalizada, especificamente, como o próprio nome diz, é uma sensação que não envolve um objeto claro e determinado, podendo aparecer em diversas situações do dia a dia”.

 

Diagnóstico e tratamento do transtorno de ansiedade generalizada

 

Para o diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada, é necessário que o sintoma principal esteja acompanhado de outros sintomas secundários, como alteração no sono, no apetite, na energia, na concentração, etc. “Também é necessário que a intensidade seja suficiente para causar prejuízo na vida do paciente, como perder compromissos ou deixar de fazer atividades de lazer”, completa Missio.

De acordo com o especialista, o tratamento envolve medicamentos inibidores da recaptura de serotonina para o longo prazo, e, eventualmente, o uso de benzodiazepínicos para o controle de crises, especialmente no início do processo de recuperação. “Psicoterapia para desenvolver ferramentas psicológicas que ajudem a lidar com os sintomas e com as situações estressantes são indicadas também”, conclui o psiquiatra.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Giovani Missio

Dr. Giovani Missio

Psiquiatria

CRM: 127682 / SP

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como o transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o meu dia a dia?"

Marleide Melo

Sou depressiva e gostei de ler

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marleide, ficamos satisfeitos por saber que você apreciou a matéria. Continue por aqui para acompanhar mais informações sobre saúde doenças tratamentos. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.