Como o transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o meu dia a dia?


  • +A
  • -A

O transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o dia a dia dos pacientes em diversas esferas de suas vidas, já que a sensação de insegurança e inquietação constante pode comprometer tanto a parte profissional quanto pessoal do indivíduo. Portanto, o tratamento adequado é essencial para que o paciente consiga controlar os sintomas e levar uma vida com qualidade.

 

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

 

Pessoas com transtorno de ansiedade têm mais dificuldade e insegurança na tomada de decisões, sofrem com sintomas ansiosos cognitivos e físicos diante de situações triviais da vida e sempre apresentam algum tipo de comportamento de esquiva (fogem de situações) para evitar justamente o aparecimento dos sintomas ansiosos”, informa o psiquiatra Giovani Missio.

Além da insegurança, as sensações de apreensividade e medo diante de determinadas situações são outros sintomas característicos de um transtorno de ansiedade. “A ansiedade generalizada, especificamente, como o próprio nome diz, é uma sensação que não envolve um objeto claro e determinado, podendo aparecer em diversas situações do dia a dia”.

 

Diagnóstico e tratamento do transtorno de ansiedade generalizada

 

Para o diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada, é necessário que o sintoma principal esteja acompanhado de outros sintomas secundários, como alteração no sono, no apetite, na energia, na concentração, etc. “Também é necessário que a intensidade seja suficiente para causar prejuízo na vida do paciente, como perder compromissos ou deixar de fazer atividades de lazer”, completa Missio.

De acordo com o especialista, o tratamento envolve medicamentos inibidores da recaptura de serotonina para o longo prazo, e, eventualmente, o uso de benzodiazepínicos para o controle de crises, especialmente no início do processo de recuperação. “Psicoterapia para desenvolver ferramentas psicológicas que ajudem a lidar com os sintomas e com as situações estressantes são indicadas também”, conclui o psiquiatra.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Giovani Missio

Dr. Giovani Missio

Psiquiatria

CRM: 127682 / SP

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Como o transtorno de ansiedade generalizada pode afetar o meu dia a dia?"

Marleide Melo

Sou depressiva e gostei de ler

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marleide, ficamos satisfeitos por saber que você apreciou a matéria. Continue por aqui para acompanhar mais informações sobre saúde doenças tratamentos. Até logo.

Eliana Rodrigues

Estou tratando um câncer de mama e sempre fui uma pessoa pessimista e esse pessimismo se agravou a ponto de eu ter crises de ansiedade que chega a me dar fraqueza nas pernas .Estou tomando medicamento para dormir, mas durante o dia fico muito abriosa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliana, em níveis exagerados, a ansiedade é considerada patológica e pode prejudicar a saúde de qualquer pessoa. Os diferentes quadros de ansiedade devem ser acompanhados por um especialista, que indicará as melhores formas de tratamento para você. A psiquiatra Dra. Ana Paula Bechara Marquezini Gazolla afirma que Para os casos de transtornos de ansiedade, a música pode ajudar a reduzir o estresse e a promover uma sensação de bem-estar, graças à liberação da endorfina, um neurotransmissor capaz de melhorar o humor e de auxiliar no controle da dor. Confira a matéria abaixo com mais informações sobre a doença. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/meditacao-controle-ansiedade

Heliana Moura

Obrigada. Suas informações me fortalecem. São meu remédio pra alma e consciência. Obrigada

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.