Transtorno bipolar: o tratamento pode garantir uma vida normal?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- +A
- -A
Assim como outros distúrbios mentais, o transtorno bipolar é crônico que pode durar muitos anos ou até mesmo a vida toda. Apesar das alterações de humor que caracterizam o quadro serem consideradas extremas, com o tratamento adequado é possível amenizar esse sintoma. “O tratamento do transtorno bipolar pode garantir que o paciente viva uma vida normal”, afirma a psiquiatra Erika Mendonça.
O tratamento do transtorno bipolar envolve uso de medicações, principalmente os estabilizadores do humor e os antipsicóticos atípicos. “Além do tratamento medicamentoso, é importante que o paciente faça psicoterapia, que pode auxiliar na melhor compreensão e identificação dos sintomas, além do desenvolvimento de estratégias para lidar com estressores, que são potenciais desencadeadores de crises”.
Largar cigarro e álcool são importantes para o sucesso do tratamento do transtorno bipolar
Para que o tratamento seja completo, é fundamental que o paciente esteja engajado em melhorar ao máximo seu estilo de vida para torná-lo o mais saudável possível. Para isso, é importante largar alguns vícios, como drogas, cigarro e álcool, além de fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem, pois tudo isso ajuda a estabilizar o humor. Também é recomendado procurar manter relacionamentos, com pessoas positivas que te façam bem.
Por mais que o tratamento reduza a chance de crises do transtorno bipolar, ele não elimina totalmente esta possibilidade. “Mesmo um paciente em tratamento adequado pode ter crises, apesar do risco ser menor. A ocorrência de crises é um indicador de pior prognóstico no transtorno bipolar, isto é, sintomas mais intensos e pior resposta ao tratamento”.
Características do transtorno bipolar
O transtorno bipolar consiste na alternância entre mania e depressão ou irritabilidade. A mania significa um estado de humor exaltado, no qual a pessoa se sente muito bem independentemente da circunstância. Essa oscilação varia entre os pacientes em termos de intensidade e duração e ocorrem normalmente sem nenhum motivo aparente. O quadro é mais comum no fim da adolescência e início da vida adulta.
Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 24 comentários para "Transtorno bipolar: o tratamento pode garantir uma vida normal?"
-
Andreia
Minha faz tratamento com psiquiatra e ela tem trastorno bipolar e a médica diz que não. Tem remédio pra isso
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Andreia, assim como outros distúrbios mentais, o transtorno bipolar é crônico que pode durar muitos anos ou até mesmo a vida toda. Apesar das alterações de humor que caracterizam o quadro serem consideradas extremas, com o tratamento adequado é possível amenizar esse sintoma. Verifique com a médica que a acompanha qual o tratamento ideal para o caso dela. Abraços.
-
Anderson pires
Tive 6 crises c internação..mesmo usando os medicamentos.Comecei a praticar Yoga.Me tornei Professor e escrevi um livro sobre minha história.Vou completar 20 anos sem crises.Não abandonei o medicamento.
-
Weslley
Acho muito inadequada as imagens batidas de uma pessoa com cara sorridente e outra com cara tristonha para expressar a bipolaridade. Apenas quem tem esse transtorno e quem convive com quem tem sabe bem que essa imagem não representa a doença de forma alguma.Também, mesmo com a medicação, permanece no paciente bipolar uma característica bem típica que é uma flutuação do humor mais constante e intensa do que pessoas que não possuem o transtorno. Ninguém possui humor estável todo o tempo, mas a pessoa com bipolaridade, mesmo quando medicada, e com boas orientações psicoterápicas, permanece tendo variações de humor mais perceptíveis que outras pessoas que não tem a doença. Isso não significa que ela não esteja bem, que ela não esteja saúdavel. Apenas é uma característica marcante que a doença traz.De fato, prestar atenção nos estressores que são gatilhos para crise é um caminho absolutamente saudável para evitar maiores contratempos.E a prática da yoga, especialmente a Kundalini yoga, tem se mostrado por pesquisas bem eficaz em pacientes que vivem com o transtorno que vivemos.Saúde para todos nós!
-
Maristela U.Z.Contim
Gostei muito desta matéria , acho extremamente te importante falarmos sobre saúde mental. Tenho na minha família e a informação é muito importante para ter qualidade de vida. Tenho um programa na TV Osasco, Olhar Especial que aborda estes temas. Gostaria do contato do moço que escreveu o livro. Obrigada
-
Simone
Oi Andreia infelizmente sofro com essa doença, e fico muito irritada com tanta medicação do psiquiatra as vezes nen quero tomar , mais tbm faço exercícios físicos, tem dia que não quero ir mas vou na marra pra não ficar dentro do quarto, segundo o médico terei que tomar remédio o resto da vida , mas vamos lá na verdade tem algum motivo que desencadeia esse quadro?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Simone, o transtorno bipolar é um problema psiquiátrico complexo em que se destacam oscilações entre estados depressivos e estados de ativação, que podem se manifestar como elevação do humor ou euforia, mas também com humor irritado agressivo. As causas para o surgimento do transtorno ainda são incertas; segundo o psiquiatra Dr. Eduardo Wagner Aratangy, alterações no desenvolvimento cerebral e a desregulação de neurotransmissores são as principais hipóteses científicas atuais para explicar o aparecimento de tais transtornos. Continue com o tratamento prescrito pelo seu médico e alie isso a práticas de vida saudáveis. Abraços.
-
helena gayer
Publiquei em 2017 um livro sobre minhas vivências em função da bipolaridade. Se intitula “Me diga quem eu sou” e assino como Helena Gayer. Fui diagnosticada como bipolar aos 21 anos e desde então venho tomando remédios e me tratando. Recentemente troquei de medicação e comecei a engordar. Isto me incomoda muito. Acho que minha psiquiatra me receita remédios demais. Não sei mais o que fazer. Minha situação financeira é limitada e não tenho como consultar com endocrinologista e nefrologista. Isto sai caro. Tenho feito esteira na academia e agora vou tentar comer menos. Me sinto muito mal com isto. Passei por um longo período de depressão e agora estou voltando ao trabalho.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Helena, muito legal você ter publicado um livro que possa ajudar outras pessoas. Podemos ver que você se supera a cada dia. Continue aliando o seu tratamento com práticas de vida mais saudável, e também converse com o seu médico e relate para ele sobre as mudanças que percebeu depois da troca da medicação, assim ele também poderá te auxiliar. Abraços.
-
Maria de Lourdes Carlos
É sempre bom ter informações a respeito deste transtorno que é uma luta diária pra quem o tem. Sobretudo quando passa-se quase que a vida toda sem saber o que você tem,e o diagnóstico e muito tardio, e que os remédios tiram seu potencial produtivo, é meio que um beco sem saída.
-
Ewelin
Gostaria de obter maiores informações de como agir pra ajudar uma pessoa com esse problema
-
sandra
minha irma sofre de transtorno bipolar quase 20 anos.agora teve uma crise e esta internada a quatro meses e nao apresenta melhora . ela pode ficar assim para sempre ? sem falar e se manifestar em nada
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Sandra, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem ajuda a estabilizar o humor. Para que o tratamento seja completo, é fundamental que o paciente esteja engajado em melhorar ao máximo seu estilo de vida para torná-lo o mais saudável possível. Também é recomendado que o paciente procure manter relacionamentos, com pessoas positivas que lhe façam bem. Abraços.
-
Valessa Lorensi
Gostaria de saber se há algum livro para familiares lerem, acho importante terem esta ajuda pois parece que estamos sempre mendigando que se importem.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Valessa. Em nosso site, se pesquisar por “Transtorno bipolar”, poderá encontrar diversas matérias sobre o assunto, entre elas, há uma que pode interessar seus familiares, irei colocar o link abaixo. A busca pelo livro, você pode realizar direto nos navegadores. Abraços. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/diferenca-alteracoes-humor-transtorno-bipolar
-
Ricardo Marçal
Tive minha primeira crise de depressão com 22 anos,e sempre fui diagnosticado com depressão,hj estou com 45 anos e nesse meio tempo tive umas 8 crises,ou seja de 3 em 3 anos caio em depressão,eu nunca fiz o tratamento certinho,sempre tomo os remédios por uns três meses, aí fico bem e interrompo o tratamento e volto a fumar maconha,agora estou morando em Florianópolis e me deu uma depressão aqui em agosto passado,ou seja já estou Ruin a 7 meses,e o médico daqui veio com o diagnóstico de bipolaridade,estou numa dúvida terrível,pois todos os outros psiquiatras que fui nunca levantaram essa hipótese.por favor me ajudem.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Ricardo. A depressão e o Transtorno Bipolar possuem sintomas semelhantes, por isso cabe ao médico tentar identificar qual a real doença do paciente, analisando seu histórico e os principais sintomas. Caso tenha dúvidas sobre o diagnóstico que foi lhe dado, você pode procurar uma segunda opinião médica. Estimamos melhoras!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.