Como a terapia pode ajudar pacientes com ansiedade leve ou moderada?


  • +A
  • -A

Quando um paciente é diagnosticado com ansiedade leve ou moderada, é possível que o transtorno seja tratado apenas com psicoterapia, ou seja, com o acompanhamento de um psicólogo. A conduta deste profissional com pacientes ansiosos consiste em treiná-los para que consigam evitar ou substituir pensamentos e comportamentos ansiosos por outros mais saudáveis.  

 

Terapia recomendada para ansiedades mais brandas

 


“Nos casos de ansiedade leve, o tratamento pode ser apenas psicoterapia, com chances de remissão dos sintomas. Na ansiedade moderada, o tratamento segue com a psicoterapia, mas o uso de medicação aumenta as chances de remissão dos sintomas e reduz o risco de recaídas”, comenta a psiquiatra Erika Mendonça.

Segundo a médica, o tipo específico de terapia mais indicado nestes casos mais brandos de ansiedade é a terapia cognitivo-comportamental, método cujo objetivo é modificar padrões de pensamentos e comportamentos associados. “Trata-se da opção que apresenta mais evidências de benefícios em curto e longo prazos”, afirma a psiquiatra.

 

Possibilidades dentro da psicoterapia e tipos de transtornos relacionados à ansiedade

 


Dentro da psicoterapia, existem hoje métodos inovadores utilizados nos casos que não respondem ao tratamento padrão, ou seja, medicamentos, fitoterápicos e terapia. A aplicação de realidade virtual, tecnologia que ganha cada vez mais força e acessibilidade, é um bom exemplo de inovação neste campo. Por meio da realidade virtual, o paciente é exposto, em um ambiente seguro, a simulações de situações que desencadeiam crises de ansiedade, para que consiga “treinar” sua mente a ter uma resposta mais produtiva a esses estímulos.

A ansiedade pode se manifestar através de diversos transtornos, tais como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do estresse pós traumático, transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, fobia social e fobias específicas. A sensação de segurança é um fator também relacionado, seja por meio do medo de algo acontecer ao próprio paciente ou aos entes queridos. Por isso, se a ansiedade está se tornando um problema em sua vida, atrapalhando os estudos ou o trabalho, procure ajuda médica.

 

 

Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
estresse
psicologico
panico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Como a terapia pode ajudar pacientes com ansiedade leve ou moderada?"

Wagner Jose Nunes

Gostei da explicação.

Eliana

Medo de que algum mal aconteça com meus entes queridos me deixa em panico.a psicologia pode ajudar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliana, esse medo é mais próximo de uma insegurança, certo? É normal nos sentirmos inseguros quando pensamos nas pessoas que amamos. Abraços

Barbara

Já sofri muitas crises de ansiedade, me coração acelerava e eu ficava sem ar, tudo formigava e eu ficava em chock. Eu parei o tratamento antes do tempo e sinto a depressão e ansiedade voltando, elas estão explodindo minha cabeça e me paralisando no trabalho.. E agora nem estudo mais. Oque eu faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Barbara. É importante retomar o tratamento. Entendo que a terapia é algo que demora a apresentar resultados, mas é muito importante que você siga o tratamento conforme recomendado.
Abraços

Francisco Neres

Tenho crise de ansiedade uns 2 anos. Começou quando estava na academia e tive mal súbito fui para hospital. Toda vez que a academia sinto os mesmos sintomas.

Solange

Oi tive um acidente de moto tive traumatismo craniano e perca de memoria. Ai tud na minha vida. Mudou tenho depresao. Anciedade que me sufoca faco tratamento com um Psiquiatra apos ter tentando. Suicidio 2 vezes antes do Psiquiatra. Eu fasia secoes com psicologa me ajudou muito se nao fose ela não sei se estaria aqui ainda. Mais o pior e que eu. Afastei a dr de mim a nossa relacao ja não e mais a mesma porq tive uma recaida e tentei tirar. Minha vida pir duas vezes e ela acha que. Eu fiz isso de proposito. Ela era a unica pessoa que eu tinha pra comversar porq minha familia. Acha que tud que eu tenho e frescura. Me sinto um peso na vida de todos ate a dr se cansou de mim. Hoje ainda vou nas secoes 1vez por semana. Mais. Sei que ela me atende contra sua voltade eu sinto isso me doi muito porq ela era a unica pessoa que eu sabia que podia contar. Agora não mais. Oque eu faco? Me ajude devo pedir isso a ela sera

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Solange, exponha para ela esses sentimentos, assim ela poderá te orientar a como proceder. Melhoras.

Thiago

Toda vez que tenho que sair de casa sinto vontade de ir ao banheiro, já não consigo trabalhar nem viver uma vida normal, pois não saio de casa por esse motivo..

Lucilene Oliveira

Também sinto uma aceleração no coração, falta de ar ,é um tipo de formigação que vem gelando o corpo começando da cabeça, calafrio e um tremor é horrível e começo a sentir tudo isso do nada .fiz exames de sangue e fiz um de tiróide estou com hipotireodismo começei a tomar os remédios até que tinha melhorado desses sintomas mas agora sutilmente está voltando a aparecer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucilene, já informou essas alterações a seu médico? Sempre que sentir que os sintomas estão voltando fale com seu médico, mas não suspenda o tratamento até que ele lhe oriente. Melhoras em seu tratamento! Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.