O tratamento para síndrome do pânico e agorafobia é semelhante?


  • +A
  • -A

síndrome do pânico e a agorafobia são dois exemplos de distúrbios de ansiedade que podem ser vistos em um mesmo paciente. De acordo com a psiquiatra Luciana Staut, a última versão do Manual Diagnóstico e Estatístico Para Transtornos Mentais separou os dois transtornos porque muitas pessoas tinham agorafobia, mas nunca sofreram ataques de pânico. Por outro lado, a agorafobia pode aparecer diante da piora do quadro de transtorno do pânico.

Transtorno do pânico provoca dor e falta de ar durante crise


A principal característica do transtorno do pânico são as
crises de ansiedade súbitas e inesperadas que atingem seu pico em até 10 minutos. “Há sintomas físicos intensos, como tremores, sudorese, sensação de sufocamento ou asfixia, dor no peito e medo de perder o controle ou enlouquecer”, conta a médica. É bastante comum o paciente acreditar que corre o risco de morrer a qualquer instante.

A pessoa que passa por esses ataques pode ter a sensação de que está sofrendo um ataque cardíaco ou um AVC e pede para ser levado ao atendimento médico com urgência. Com a evolução do quadro, o paciente passa a ter crises recorrentes e surge a preocupação excessiva de ter outras crises e de precisar lidar com suas consequências, além de alterações comportamentais significativas.

Agorafobia pode levar ao isolamento social


“A agorafobia é caracterizada pelo medo de crises de ansiedade por estar em locais públicos ou de difícil saída, onde o socorro médico possa ser dificultado em caso de sintomas semelhantes aos de um ataque de pânico, ou até mesmo em caso de um ataque em pacientes com o transtorno do pânico”, explica a profissional. O problema pode acontecer em lugares com muitas pessoas ou em filas, pontes e viagens de ônibus ou avião e faz com que o paciente passe a evitar essas situações.

Tratamento da síndrome do pânico e da agorafobia são semelhantes


Apesar da separação entre os diagnósticos, Luciana afirma que o tratamento da agorafobia e do transtorno do pânico são semelhantes e têm como objetivo não apenas
diminuir as crises de ansiedade e os ataques de pânico, mas também reduzir o comportamento de esquiva e a ansiedade antecipatória que o paciente desenvolve no decorrer do quadro.

“Com o tratamento não farmacológico, podemos focar em mudanças de hábitos, como reduzir a ingestão de substâncias estimulantes, como a nicotina e a cafeína, além da prática regular de atividades físicas”, diz a especialista. O acompanhamento psicoterápico também é fundamental e a terapia cognitivo-comportamental costuma ser a mais eficaz. Já o tratamento farmacológico é baseado principalmente nos medicamentos antidepressivos, mas outros também podem ser utilizados na hora de uma crise ou para potencializar o tratamento.

Dra. Luciana Cristina Gulelmo Staut é psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria e atende em Cuiabá (MT). CRM-MT: 6734

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
panico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "O tratamento para síndrome do pânico e agorafobia é semelhante?"

Conceição Pinheiro

Estou passando por esse terrível momento, pelo q li estou com os dois😥

Maysa Ferreira de Jesus

Estou com isso é tão horrível eu não consigo sair para lugar nenhum nem pra escola estou indo mas só me sinto bem em casa hoje fui tentar ir pra escola não consegui pq parece quando mas longe estou de casa vem o desespero e sufocamento estou ficando depressiva e está sendo tão horrível tem 15 anos e estou com medo de cair em uma depressão está sendo uma sensação muito ruim mas Deus está comigo

Jacy

Estou passando por essa terrível doença agorafobia, mais creio que ficarei curada, estou estudando bastante essa doença e a semana que vem começo o tratamento pois estou esperando minha mãe ter uma folga do trabalho dela para ir comigo ao médico só me sinto segura ao lado dela

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jacy, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Fernando pinto

Em 1985 no estádio de Heysel Park Bruxelas, Bélgica, morreram muitas pessoas ,,, umas esmagando outras, antes de um jogo de futebol entre Liverpool e Juventus, eu estive horas antes em volta do estádio… Vendo depois na TV, …. Não mais consegui estar em espaços com milhares de pessoas.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.