AchèAchè
    search
    Título

    Síndrome de burnout: saiba evitar esse problema relacionado ao estresse no trabalho

    Uncategorized

    Por

    A síndrome de burnout é um quadro relacionado especificamente ao universo do trabalho. Consiste em um desgaste causado pelo estresse prolongado nesse ambiente, o que prejudica os aspectos físicos e emocionais do indivíduo, gerando um esgotamento. No Brasil, cerca de 30% dos profissionais sofrem com esse problema em algum momento de suas vidas.

    “O burnout está relacionado com o excessivo esforço físico, mental ou emocional, seguidos de poucos momentos de descanso ou descontração. Tudo que ocupa muito o seu tempo e acaba sugando toda a sua energia pode ser motivo para que o burnout apareça”, afirma a psiquiatra Camila Cucco.

    Sintomas da síndrome de burnout


    A sensação de esgotamento físico e emocional, que é o sintoma típico da síndrome de burnout, muitas vezes acaba resultando em atitudes negativas, como ausências no trabalho e agressividade. “Isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração,
    lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima são outras consequências do burnout”, relata a profissional.

    Além desses efeitos comportamentais, o burnout se reflete na parte física do paciente, provocando diversos incômodos. “Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e até distúrbios gastrintestinais são exemplos de manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome”, acrescenta.

    Formas de evitar e controlar o burnout


    Para evitar e controlar a síndrome de burnout, é essencial que o paciente reformule a sua própria relação com o trabalho (com mais leveza no dia a dia) e busque atividades prazerosas nos momentos de lazer, tudo isso para tentar deixar o estresse de lado. “Praticar atividade física,
    ter momentos de descontração e prazer, mudança no estilo de vida, se alimentar e dormir bem, mudar a dinâmica do trabalho, tudo isso ajuda nesse contexto”, recomenda Camila.

    Dra. Camila Cucco é médica psiquiatra formada pela Univali e possui especialização em psiquiatria pela Fundação Mário Martins. CRM: 12979

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes