Quais as principais manifestações físicas da ansiedade?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais as principais manifestações físicas da ansiedade?

Apesar da ansiedade ser uma sensação normal que todas as pessoas eventualmente experimentam, ela pode se tornar um distúrbio que exige tratamento específico e que pode provocar diversas manifestações físicas. “Sudorese fria, taquicardia, tremores de extremidade, tonturas e vertigens, falta de ar, sensação eminente de morte ou de que a pessoa terá um ataque cardíaco, são alguns dos sintomas físicos associados à ansiedade”, exemplifica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.

Perigos da ansiedade com sintomas físicos


Todas essas reações físicas ocorrem porque o cérebro entende que aquela situação ansiogênica exige uma reação rápida de luta ou fuga. O médico destaca que a ansiedade também é uma reação de “alerta exagerada”, mas que se inicia frente a uma situação que não ofereceria perigo ao indivíduo. “Seria como um alarme do carro que dispara espontaneamente”.

Um quadro de ansiedade com esses sintomas físicos pode representar perigo em duas situações: quando ele se agravar a cada crise e quando estiver sendo desenvolvida alguma doença orgânica, como um ataque cardíaco, por exemplo. “Neste caso, se os familiares, profissionais de saúde e o próprio paciente não buscarem o serviço médico de urgência, a situação irá se agravar”, alerta Dr. Miguel.

É importante apontar, no entanto, que a ansiedade pode se manifestar de formas mais brandas, a chamada ansiedade leve e moderada, que não traz tantos sintomas físicos para além da agitação e dificuldade de concentração, e que pode ser controlada com calmantes fitoterápicos para os momentos de crise, com muito menos riscos de efeitos adversos, e terapia.

Procurando tratamento para ansiedade


Recomenda-se que o paciente procure o serviço de emergência médica e, se todos os exames físicos e laboratoriais não evidenciarem nenhuma alteração, ele poderá buscar melhora com medicamentos. “Substâncias com ação ansiolítica, como os calmantes (também chamados de benzodiazepínicos), são boas opções. É importante que o paciente procure um tratamento adequado, pois é comum que essas crises de ansiedade possam se repetir e se intensificar ao longo do tempo”.

O tratamento mais indicado para o transtorno de ansiedade é a combinação entre medicação e psicoterapia. “Os antidepressivos chamados inibidores da recaptura de serotonina, como fluoxetina e sertralina, são os remédios mais recomendados. As abordagens de psicoterapia mais utilizadas e que apresentam melhores respostas são as comportamentais e cognitivo-comportamentais, que trabalham exposição e dessensibilização aos eventos desencadeantes das crises e também modificação de pensamentos disfuncionais”.

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "Quais as principais manifestações físicas da ansiedade?"

Sonia

Gostaria de ressaltar que a ansiedade acomete pessoas de qualquer idade. Temos uma criança em casa com 10 anos, em tratamento, que apresentou exatamente os sintomas citados acima. Agimos rapidamente e dentro de 4 dias ela já estava sendo atendida por um psiquiatra e por um psicólogo, alem de desenvolvermos paralelamente com ela, atividades físicas e alimentação de boa qualidade.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, ótima colocação, os distúrbios de ansiedade não são um problema exclusivo do universo adulto. Pelo seu relato você está agindo corretamente, pois o apoio da família e acompanhamento com o especialista são essenciais. Desejamos sucesso no tratamento e recuperação da sua filha. Abraços.

isabela

Aansiedade pode traduzir sintomas de alguma doença específica?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Isabela,
A pessoa que possui ansiedade pode apresentar sintomas de taquicardia, falta de ar, tremores, insônia… Por isso, o acompanhamento médico é tão importante. Abraços

Sônia

…e dores nas pernas, tb são sintoma, só nas batatas da perna

CARMEN MARQUES

Excelente.Estas informações importantes me orientaram.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carmen, ficamos felizes que a matéria tenha te auxiliado a esclarecer dúvidas. Abraços.

Isabelly Cabral

fazer acompanhamento apenas com um psiquiatra é suficiente para controlar minha ansiedade?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isabelly, sim, siga as recomendações do seu psiquiatra, ele poderá te orientar sobre o tratamento correto para o seu caso. Abraços.

Cleci e Oliveira

Gostaria de saber se a Ansiedade mecha c a pressão sanguínea pq nunca tive pressão alto e agora as vezez está alta e do nada abaixa pois tenho síndrome do panico e muita ansiedade

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleci, como afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho: “A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”. Para impedir que a ansiedade exagerada ajude a desenvolver a hipertensão é importante seguir o tratamento com o psiquiatra e psicólogo para conseguir controlar a ansiedade. Abraços.

Winie

No caso da ansiedade se apresentar cm sintomas físicos como taquicardia, sudorese, tremores ,tonturas, a pessoa pode se exercitar mesmo cm esses sintomas pra tentar controlar? Sinto tudo isso ,a psiquiatra que me acompanha falou cm cm exercícios físicos e de respiração tem como voltar ao normal sem medicamentos . Mas fico cm medo de fazer exercícios estando assim e acabar passando mal, desmaiando . É real essa possibilidade?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Winie, os sintomas podem ser controlado de diversas formas. Como explica a psiquiatra Erika Mendonça: “Há abordagens comportamentais como técnicas de respiração e relaxamento, abordagens cognitivas, quando se tenta identificar os pensamentos que podem desencadear a ansiedade, e, em alguns casos, medicamentos também são necessários”. Tente inserir a prática de atividade física aos poucos no sei dia-a-dia, e manter o acompanhamento com sua médica.
Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/musica-controlar-ansiedade
Abraços.

Jana

Ola. Tenho lutado contra fobia social, mas as vezes penso q nao conseguirei vencer esse transtorno. Como devo prosseguir? Faço terapi ja tem 6 meses

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jana, como informa a Dra. Mônica Melo, a terapia cognitiva comportamental é uma abordagem com excelentes resultados e utiliza técnicas de relaxamento e psicoeducação. Converse com o profissional que está te acompanhando, ele poderá te orientar a respeito. Melhoras.

Marília Nascimento

Ansiedade pode causar enjoos frequentes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marília, entre os sintomas que a ansiedade pode causar, em intensidades diferentes, estão tontura, tremores, sudorese, boca seca, dor ou leve desconforto estomacal, aperto no peito e batimentos cardíacos acelerados. A gama dos sintomas ansiosos tende a variar entre as pessoas. Caso você observe algum dos sintomas, o indicado é realizar uma consulta com o especialista. Abraços.

joadir barroso.

estava tomandoclonazepan durante um ano e oito meses.junto com fluoxetina que foi dois anos e oito meses.tem um ano e quatro meses que parei de uma vez só. aí fiquei só com o fluoxetina.mas há quatro que também parei.tudo por minha conta.este mês me vieram os sintomas que tinha antes de usar os medicamentos.mas vieram piores:tive muito medo de doencas,dores no peito e nas costas frequentes, sudorese, insonias.gripe forte que durou um mês.tosse durante quarenta dias.ideias de suicídio e falta de apetite.fui ao médico perguntar se devo usar novamente os medicamentos e para minha surpresa ele disse que não. fiquei um mês e meio com esses sintomas .mas agora desapareceram todos.nao me sinto ansiosa nem depressiva nem irritada e nem insegura.estou muito bem.ja durmo normal.novamente.os meus sintomas foram fortes .mas consegui supera los.so ficaram um mês e meio.estou muito bem.ate minha auto estima aumentou.nao voltarei a tomar mais os medicamentos.quase três anos tomando fluoxetina.e clonazepan foi quase dois.mas a um mês atrás estava sofrendo demais com a abstinência.estou muito bem agora.

Lucimeire da Silva Costa

Eu sinto um alerta insegurança,um pouco de medo de algumas coisa ou decisões.Tenho dificuldades de memorização e fico assim tremendo por dentro chega a dar cansado é dor de cabeça.Nao tomo nenhuma medicação somente da tireóide,pois tenho hipotireoidismo e também nunca procurei nenhum profissional para tomar alguma medicação,para me sentir melhor e mais segura diante de coisas importantes do me dia a dia.Gostei muito das informações contidas aqui.Gostaria de mais….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucimeire, é importante buscar o auxílio de um especialista. Segue o link de acesso a outras matérias sobre este assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.