O que é o transtorno de ansiedade? Psicólogo tira suas dúvidas!


  • +A
  • -A

Todo mundo já ficou nervoso ou ansioso pelo menos uma vez na vida. Seja antes de falar em público, de uma entrevista, de um evento importante. Aquele frio na barriga e suor excessivo podem aparecer como uma reação normal do seu organismo diante de uma ameaça. Mas como diferenciar esses momentos pontuais de uma real crise de ansiedade, que pode se tornar frequente e inclusive começar a atrapalhar sua própria vida? Consultamos um psiquiatra para tirar todas as dúvidas sobre a doença.

Transtorno de ansiedade generalizada é o tipo mais comum

O transtorno de ansiedade se caracteriza pela preocupação desproporcional de pessoas que antecipam problemas que não acontecem, têm pensamentos obsessivos, medos e dificuldades. “Essas pessoas podem ter tendência a taquicardias, dores de estômago, diarreias, insônias e dores no corpo como alguns dos sintomas do transtorno”, define o psiquiatra Gustavo Cahú.

O transtorno de ansiedade generalizada é o tipo mais comum, existindo também as fobias (ter muito medo de algo específico) e o pânico, que é o transtorno de ansiedade com crises específicas. “A ansiedade é natural no ser humano, pois está ligada ao reflexo de proteção de fugado medo, mas o transtorno de ansiedade está ligado a medos subjetivos”, explica Gustavo. Algumas pessoas podem ter mais tendência a desencadear o transtorno de ansiedade e um dos fatores principais é a genética.

Cafeína e drogas podem estimular uma crise de ansiedade

Uma vez que a pessoa demonstra ter o transtorno, alguns fatores podem estimular uma crise, como cafeína, álcool, drogas estimulantes e drogas psicoativas, como a maconha. “As pessoas buscam o uso dessas drogas porque sentem uma melhora logo após, mas elas dão efeito rebote, ou seja, depois os sintomas vão acabar voltando”, diz o psiquiatra. Esses sintomas de uma crise de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são pensamentos e medos, suor excessivo, coração acelerado ou aperto no peito, dores de barriga, estômago e dificuldade de respiração. Depois da crise pode ser comum tensões musculares e cansaço.

O transtorno de ansiedade pode aparecer combinado com outras doenças como depressão ou síndrome do pânico, mas também pode exacerbar problemas de pele, doenças reumáticas, autoimunes, herpes e lúpus, por exemplo. “Ainda não é possível falar na cura, pois é algo humano. Com a terapia, o paciente aprende a lidar com isso e controlar melhor o que pode estar causando essas crises”, completa Gustavo. Mas em casos frequentes é preciso usar a medicação, que nem sempre são antidepressivos. Para crises pontuais é indicado o ansiolítico, mas nunca com tratamento a longo prazo.

Gustavo Cahú é psiquiatra. CRM-RJ: 5273633-3

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

32 comentários para "O que é o transtorno de ansiedade? Psicólogo tira suas dúvidas!"

cristina

Tô sentindo uma agonia um bolo na garganta e choro muito achando quer vou morre calafrios o quer será isso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Michelly nascimento

Vcs poderiam falar sobre ansiedade na gravidez?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Michelly, durante a gravidez, as mulheres passam por uma série de transformações no corpo, sensações únicas e intensas. É um período de muitas variações hormonais e emocionais, que podem mudar totalmente a rotina da futura mamãe. É muito importante ficar por dentro dos cuidados especiais para essa fase da vida. Na consulta com o profissional da saúde que a acompanha no pré-natal, informe sobre suas dúvidas e qualquer tipo de sintoma para que possam te orientar adequadamente. Abraços.

ELISANGELA MATTOS DO NASCIMENTO

sou mto ansiosa,nunca consegui um pisquiatra aqui onde moro,entao resovi,pedir a receita do clonazepam,pra ver se alivia,pq so q sabe,e quem vive.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisangela, entendemos sua dificuldade, porém toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Tente verificar com algum órgão da prefeitura de sua cidade, como você pode conseguir a consulta com o médico especialista. Melhoras.

Geiza oliveira

Tenho ansiedade.parece q estou doente sinto dores por todo corpo.e nao consigo durmir a noite..fico com pensamentos q a qualquer hora vou ter um ataque e morrer..Alguem tambem se senti assim?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Geiza, procure realizar uma consulta com o médico especialista. Relate para ele os seus sintomas para que ele possa indicar uma forma de minimizá-los. Melhoras.

Elizabeth

Eu sofro muito, não desejo pra ninguém!

Sirleia

Oi geiza.eu sinto isso é mais sintomas sinto a boca seca.e tudo muito ruim.vivo mais tempo sentindo as coisas do que bem e uma agonia muito grande.só Deus.

Fernanda

Tenho síndrome do Pânico já faço acompanhamento com um profissional,tomo clonazepam e sinto muita tonturas o que posso fazer para amenizar essa tonturas e também estou na menopausa.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernanda, relate estes sintomas para o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá de que forma eles podem ser minimizados. Abraços.

Mairta

Olá, ,sou muito ansiosa, quando algo me preocupa me dar diarréia, meu coração dispara que canão e já faz mais de oito anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mairta, marque uma consulta com o médico especialista para que ele possa receitar um tratamento para minimizar estes sintomas. Melhoras.

Rose

Tenho síndrome do pânico ,mais o que tá acabando comigo é uma secura na garganta , dores de barriga , uma coceira na pele que tá me deixando desorientada , principalmente qdo deito par dormir , mesmo tomando clinazepan 0,5 demoro muito para dormir fico com uma coceirinha que cada segundo e em uma parte do corpo isso será ansiedade?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rose, retorne em consulta com o médico que está te acompanhando e relate para ele esses sintomas, assim ele poderá indicar uma forma de minimizá-los. Melhoras.

Sara

Tenho síndrome de pânico,muito medo de medir pressão parece um trauma sei lá, o quê Fasso? Nem ao médico vou pois sei quê tenho quê medir pressão lá. Só Deus

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sara, tente manter a calma e explique a situação ao profissional quando você for fazer o exame, assim ele poderá te orientar da melhor forma possível. Abraços.

Alexandre

Valha suores excessivos fa fazem parte dos sintomas do transtorno de ansiedade?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alexandre, os sintomas de uma crise de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas o suor excessivo é um desses sintomas. É importante saber identificá-los para que se possa buscar o auxílio de um profissional. Abraços.

Rosane

Sinto medo pensamentos ruins a minha ansiedade me deixa completamente desanimada tenho medo de verificar pressão eu não consigo sequer passar um dia bem esteja eu em casa ou dando um passeio vivo achando que estou doente e que vai acontecer algo as vezes js me imagino morta é horrivel

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosane, procure realizar uma consulta com o médico especialista. Relate para ele os seus sintomas para que ele possa indicar uma forma de minimizá-los. Melhoras.

Patricia

Tbm tenho pavor de aferir a pressao, mas estou fazendo terapia e tenho me sentido bem melhor.Aquilo q não veio para matar veio para nos fortalecer, não podemos desanimar e Muirá fé em Deus. Ele é bom. .Todo tempo Ele é bom.

Luzia

A minha ansiedade é coisa de louco, quando começo a pensar q algo de ruim possa acontecer com meus filhos, eu vou até eles, pode ser em uma festa ou coisa assim. Se eu náo for me sinto mal, me bate logo uma palpitação, meio fôlego, coisa ruim mesmo.

Roselane

Oi, fazem dois anos que luto contra a síndrome do pânico, sofro muito com isso no momento não estou sendo acompanhada, mais ja fiquei bem pior do que estou hoje,o que me ajuda bastante é me apegar a Deus pois sei que ele é meu salvador e que vai me tirar dessa, creiam em Deus por mais difícil que seja ele irá te fortalecer cada vez mais e mais 🙏🙏🙏🙏

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roselane, estamos na torcida pela sua melhora. Abraços

Fran

Sinto muito aperto no peito parece q tem alguma coisa q aperta ele …suor nervosismo muitas vezes com coisas q nao tem nada haver as vezes ate se a pessoa fala q precisa falar comigo ja fico agitada agoniada tomo sertralina 50 mg ela melhorou um pouco mas ainda e bem dificil

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fran, é necessário um certo tempo seguindo as medidas estabelecidas pelo médico para que os sintomas comecem a se atenuar. Continue o tratamento prescrito pelo médico. Tenho outra matéria para você em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/parar-tratamento-depressao-antes. Um abraço.

Efileuza

Eu também tive depressão e quando tive a crise foi exatamente onde trabalho no posto de saúde, e no mmomento mediram minha pressão e tava alta daí tomei trauma de medir não consigo nem consultar só com medo de medir pois quando vou medo é meu coração acelera falta saircpela boca .o que fazer ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edileuza, é importante conversar com o psicólogo, e com a ajuda do terapeuta terá melhores resultados. Abraços.

Renata Sapateiro

Eu tive crises de ansiedade e sindrome do panico quando me dava crise minha pressao alterava…agora que comecei com a medicacao normalizou….como pode alterar tudo na gente….é horrivel

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renata, obrigado por compartilhar seu comentário conosco, estamos felizes em saber que está melhor. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.