De que formas a ansiedade moderada pode ser prejudicial?


  • +A
  • -A
Imagem do post De que formas a ansiedade moderada pode ser prejudicial?

Ansiedade é uma sensação produzida pelo corpo para deixar todo o organismo em alerta diante de uma situação de perigo. Em níveis saudáveis, ela faz bem e não traz problemas. No entanto, quando alcança um patamar exagerado, pode causar prejuízo para a saúde, como insônia, isolamento e perda de peso.

Diferentes níveis de ansiedade

A ansiedade pode ser dividida em níveis. O primeiro é considerado normal e benéfico. A partir do segundo, chamado de ansiedade média ou moderada, ela aumenta a frequência cardíaca e pode dificultar a concentração. O último nível é incapacitante e impede que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida.

“Sabemos que a presença de ansiedade, cronicamente na vida do indivíduo, está relacionada ao surgimento de doenças cardiovasculares e problemas de sono”, afirma o psiquiatra Ricardo Torresan. Segundo ele, a intensidade em que a ansiedade se manifesta pode variar de acordo com a vulnerabilidade genética, hábitos e estilo de vida, como obesidade e alimentação.

Os prejuízos à saúde

O objetivo da ansiedade é deixar o corpo preparado para atuar contra ameaças, mas se ela está impedindo com que uma pessoa aja e cause alterações graves no comportamento, ela pode ser considerada prejudicial e deve ser tratada com terapia ou medicamentos, de acordo com o que médico e paciente acharem melhor.

O Dr. Torresan cita problemas psiquiátricos considerados transtornos de ansiedade, com características próprias, mas com a ansiedade como sintoma comum: “A fobia social é uma timidez excessiva que faz com que o indivíduo não consiga realizar uma série de atividades, como comer num restaurante e a síndrome do pânico causa crises de pavor tão intensas que a pessoa acha que está morrendo.” Cada caso deve ser investigado e tratado de acordo com o impacto na vida e na saúde do paciente.

Dr. Ricardo Cézar Torresan é psiquiatra, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e atua em Botucatu. CRM-SP: 100415

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "De que formas a ansiedade moderada pode ser prejudicial?"

Maria Conceicao

Ansiedade e um sintoma horrível nos deixa insegura, tem cura?

Glenda

Quero conversar

Mila Medeiros

Tenho ansiedade e depressão…que por uns tempos to boa aí começa e some…ngm na minha casa entende quando fico ansiosa por nda as vezes minhas mãos e pés ficam dormentes e passo mal por uma sensação de fraqueza e tontura como se fosse desmaia😓😢

Márcio de Souza

Em 2010 conheci o pânico e logo após a tal depressão, algo tão repentino e fora de propósito que além dos próprios males trouxe o estigma dos parentes. Qual foi a saída? Nunca deixar o trabalho, caminhar sempre, fazer coisas interessantes como escrever, desenhar, pintar. Nada de carnaval. Procure sempre coisas mais leves porém sociáveis. Nunca esconder o que sente.

Line

Gostaria de saber que medico você me recomendaria ir p o meu problema,quando fico nervosa ou preocupada como sem parar até me sintir mal….

Cuidados Pela Vida

Oi Márcio, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Line, marque uma consulta com o psiquiatra. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.