De que formas a ansiedade moderada pode ser prejudicial?


  • +A
  • -A
Imagem do post De que formas a ansiedade moderada pode ser prejudicial?

Ansiedade é uma sensação produzida pelo corpo para deixar todo o organismo em alerta diante de uma situação de perigo. Em níveis saudáveis, ela faz bem e não traz problemas. No entanto, quando alcança um patamar exagerado, pode causar prejuízo para a saúde, como insônia, isolamento e perda de peso.

Diferentes níveis de ansiedade

A ansiedade pode ser dividida em níveis. O primeiro é considerado normal e benéfico. A partir do segundo, chamado de ansiedade média ou moderada, ela aumenta a frequência cardíaca e pode dificultar a concentração. O último nível é incapacitante e impede que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida.

“Sabemos que a presença de ansiedade, cronicamente na vida do indivíduo, está relacionada ao surgimento de doenças cardiovasculares e problemas de sono”, afirma o psiquiatra Ricardo Torresan. Segundo ele, a intensidade em que a ansiedade se manifesta pode variar de acordo com a vulnerabilidade genética, hábitos e estilo de vida, como obesidade e alimentação.

Os prejuízos à saúde

O objetivo da ansiedade é deixar o corpo preparado para atuar contra ameaças, mas se ela está impedindo com que uma pessoa aja e cause alterações graves no comportamento, ela pode ser considerada prejudicial e deve ser tratada com terapia ou medicamentos, de acordo com o que médico e paciente acharem melhor.

O Dr. Torresan cita problemas psiquiátricos considerados transtornos de ansiedade, com características próprias, mas com a ansiedade como sintoma comum: “A fobia social é uma timidez excessiva que faz com que o indivíduo não consiga realizar uma série de atividades, como comer num restaurante e a síndrome do pânico causa crises de pavor tão intensas que a pessoa acha que está morrendo.” Cada caso deve ser investigado e tratado de acordo com o impacto na vida e na saúde do paciente.

Dr. Ricardo Cézar Torresan é psiquiatra, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e atua em Botucatu. CRM-SP: 100415

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "De que formas a ansiedade moderada pode ser prejudicial?"

Maria Conceicao

Ansiedade e um sintoma horrível nos deixa insegura, tem cura?

Glenda

Quero conversar

Mila Medeiros

Tenho ansiedade e depressão…que por uns tempos to boa aí começa e some…ngm na minha casa entende quando fico ansiosa por nda as vezes minhas mãos e pés ficam dormentes e passo mal por uma sensação de fraqueza e tontura como se fosse desmaia😓😢

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.