search
    Título

    A esquizofrenia pode se manifestar durante a infância?

    Uncategorized

    Por

    A esquizofrenia ainda não teve sua causa definida, mas a comunidade científica acredita que a doença surge a partir de um conjunto de fatores biológicos e ambientais, como alterações neurológicas e uso de drogas. Trata-se de um transtorno psiquiátrico caracterizado por problemas na distinção entre o que é realidade e o que é imaginação.

    A esquizofrenia acomete igualmente homens e mulheres e é mais comuns em adultos. O número de diagnósticos em crianças e adolescentes é menor, mas a possibilidade da doença se manifestar durante a infância existe. “Usualmente, o surgimento da esquizofrenia ocorre a partir dos 15 anos de idade, mas há casos a partir dos 10”, afirma o psiquiatra Eduardo de Castro Humes.

    Sinais de esquizofrenia na infância

    Em crianças, alguns sinais podem indicar um quadro de esquizofrenia. Falar sozinho, risos imotivados, pensamento desorganizado, incapacidade de se explicar, isolamento social e agressividade sem causa são alguns deles. É comum também que crianças com o distúrbio achem que as pessoas estão falando dela e que podem ler seus pensamentos.

    Humes explica que o tipo mais comum de esquizofrenia difere de adultos para crianças: “A forma hebefrênica, também chamada de desorganizada, é a mais comum na infância. Já nos adultos é a paranoide, caracterizada por alucinações e delírios.” A base do tratamento não depende da idade: são usados medicamentos antipsicóticos, psicoterapias e outros métodos de acordo com cada caso.

     

    Dr. Eduardo de Castro Humes é psiquiatra e psicoterapeuta formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CRM-SP: 108239

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes