search
    Título

    Entenda os efeitos do transtorno bipolar

    Ansiedade

    Por

    O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças de humor. A doença se manifesta em fases que alternam a alegria e agitação com profunda tristeza e depressão. Cada fase tem duração variável, podendo durar horas, dias, meses ou até anos.

    Tipos

    O tipo 1 da doença é o menos comum, e é caracterizado por episódios de depressão e  exaltação de humor, agitação psicomotora e surtos psicóticos (pensamentos delirantes), neste tipo da doença, a pessoa realiza movimentos involuntários causados pela tensão. O tipo 2 caracteriza-se por episódios depressivos e de exaltação mais brandos, sem sintomas psicóticos.

    Pelas últimas pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 4% da população brasileira sofre com a doença,  o que corresponde a mais de sete milhões de pessoas.

    Causas

    As causas deste transtorno não são totalmente esclarecidas, mas estudos supõem que fatores genéticos associados a conflitos familiares, agressão e sobrecarga emocional possam desencadeá-lo.

    Mais da metade dos casos se manifestam antes dos vinte anos de idade, mas infelizmente, o diagnóstico tem sido realizado após muitos anos desde o início dos sintomas, prejudicando bastante a qualidade de vida de quem tem a doença e de quem convive com a pessoa.

    Como diagnosticar e tratar

    Até o momento não existem exames que possam diagnosticá-la, por isso, para que o médico confirme que se trata de transtorno bipolar, leva-se em conta o histórico relatado pela própria pessoa e os demais que convivem com ela.

    O tratamento é baseado no uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra (médico especialista em sofrimento mental) e psicoterapia com um profissional habilitado, a fim de reduzir o impacto da doença na qualidade de vida, evitando novas crises e prejuízos em sua vida social.

    Ao perceber as oscilações de humor sem causa aparente, é importante buscar avaliação médica o quanto antes, pois desta forma o tratamento poderá ser mais eficaz, impactando menos na vida da pessoa e de seus familiares e amigos.

    Referências:

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes