Entenda os efeitos do transtorno bipolar

  • +A
  • -A

O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças de humor. A doença se manifesta em fases que alternam a alegria e agitação com profunda tristeza e depressão. Cada fase tem duração variável, podendo durar horas, dias, meses ou até anos.

Tipos

O tipo 1 da doença é o menos comum, e é caracterizado por episódios de depressão e  exaltação de humor, agitação psicomotora e surtos psicóticos (pensamentos delirantes), neste tipo da doença, a pessoa realiza movimentos involuntários causados pela tensão. O tipo 2 caracteriza-se por episódios depressivos e de exaltação mais brandos, sem sintomas psicóticos.

Pelas últimas pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 4% da população brasileira sofre com a doença,  o que corresponde a mais de sete milhões de pessoas.

Causas

As causas deste transtorno não são totalmente esclarecidas, mas estudos supõem que fatores genéticos associados a conflitos familiares, agressão e sobrecarga emocional possam desencadeá-lo.

Mais da metade dos casos se manifestam antes dos vinte anos de idade, mas infelizmente, o diagnóstico tem sido realizado após muitos anos desde o início dos sintomas, prejudicando bastante a qualidade de vida de quem tem a doença e de quem convive com a pessoa.

Como diagnosticar e tratar

Até o momento não existem exames que possam diagnosticá-la, por isso, para que o médico confirme que se trata de transtorno bipolar, leva-se em conta o histórico relatado pela própria pessoa e os demais que convivem com ela.

O tratamento é baseado no uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra (médico especialista em sofrimento mental) e psicoterapia com um profissional habilitado, a fim de reduzir o impacto da doença na qualidade de vida, evitando novas crises e prejuízos em sua vida social.

Ao perceber as oscilações de humor sem causa aparente, é importante buscar avaliação médica o quanto antes, pois desta forma o tratamento poderá ser mais eficaz, impactando menos na vida da pessoa e de seus familiares e amigos.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
ansiedade
transtorno-bipolar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Entenda os efeitos do transtorno bipolar"

Taina

Como eu posso saber se sou bipolar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Taina, você pode fazer uma avaliação com o médico psiquiatra. Abraços.

Edcarlos Arruda

Acho que devo sofrer deste mal pois, tenho mudanças bruscas de humor, sempre achando que ninguém gosta de mim…

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.