Brasiliense passou oito anos vivendo com dores físicas causadas pela ansiedade


  • +A
  • -A

Os distúrbios psiquiátricos não afetam apenas o funcionamento da mente. Em alguns pacientes, essas doenças podem provocar reflexos também no bem estar físico, com sintomas como cansaço e dores espalhadas por todo o corpo. Guiomar M., moradora de Brasília, no Distrito Federal, passou oito anos lidando com uma forte dor física causada pelo transtorno de ansiedade generalizada, sem saber que tinha o problema.

 

Ansiedade pode provocar sudorese e dor no peito

 


Guiomar sentia dores muito fortes, que chegaram a prejudicar bastante sua qualidade de vida. “Vivi debilitada por oito anos, sem conseguir caminhar e andar direito. Achavam que a dor era um problema na coluna e chegaram até a cogitar fibromialgia”, relembra a administradora. A fibromialgia gera dores em todo o corpo e ganhou destaque recentemente na imprensa, quando a cantora Lady Gaga cancelou seu show no Rock in Rio para tratar a doença.

Depois de quase uma década, os médicos conseguiram descobrir que era a ansiedade que afetava a brasiliense, de 34 anos. Quando a ansiedade se torna uma patologia, essa sensação que mantém o corpo em alerta se torna exagerada, mesmo sem a presença de fatores estressantes. “É caracterizada por uma sensação difusa e desagradável de apreensão que pode ser acompanhada por sintomas físicos, como dor de cabeça, aumento do suor, aperto no peito, inquietação e mal-estar gástrico”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves.

 

Tratamento para ansiedade permite controlar crises

 


A moradora de Brasília tentou, sem sucesso, algumas medidas para combater o transtorno de ansiedade, até encontrar o tratamento ideal. “Fiquei afastada do trabalho por quatro anos, não conseguia fazer nada em casa, mas a doença estabilizou e hoje eu digo que tenho vida de novo”, conta Guiomar, que diz ainda que o tratamento lhe trouxe benefícios incalculáveis, como a redução do número de crises que, agora, acontecem raramente.

No entanto, uma das maiores recompensas do controle da ansiedade para a administradora foi o respeito que ganhou: “As pessoas não acreditavam na minha dor. Começaram a me tratar com respeito depois que a medicação passou a fazer efeito. Melhorou principalmente minha relação com meu esposo, nós ficamos mais próximos”, completa.

 

Dra. Claudia Chaves Dallelucci é psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua no Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da UNIFESP (PROAD). CRM-SP: 151077

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Chaves

Dra. Claudia Chaves

Psiquiatria

CRM: 151077 / SP

TAGS
ansiedade
dores-no-corpo
psicologico
superacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Brasiliense passou oito anos vivendo com dores físicas causadas pela ansiedade"

Nanci

Eu tenho crises de ansiedade dores no peito suor nós pés sensação horrível

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nanci, realize uma consulta com o médico para que ele possa prescrever o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Marilene

OláSofro com tudo isso há anos…Como ela se curou???Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marilene, ela seguiu as recomendações do médico especialista. Realize uma consulta para que o médico indique o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

Glaydson Lima

Olá bom dia,Venho sentindo alguns destes sintomas,e o interessante é que quando estou distraído com alguma atividade não sinto tanto será que se trata desta “doença”?????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Glaydson, realize uma consulta com o médico especialista e relate os seus sintomas, assim ele poderá realizar o diagnóstico e prescrever um tratamento caso seja necessário. Abraços.

vagner luis

dores no corpo todo pela ansiedade

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.