Quais são os diferentes graus de ansiedade que existem?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Claudia Chaves
- +A
- -A
A ansiedade é uma emoção que todos os seres humanos sentem em determinadas situações, como no primeiro dia de trabalho em uma empresa ou antes de um encontro. É um sinal de alerta emitido pelo organismo a uma possível ameaça desconhecida, mas é considerada perfeitamente normal, desde que apresentada em graus adequados.
Ansiedade provoca sintomas físicos, como dor de cabeça
“Existem algumas graduações para a ansiedade utilizadas na prática clínica: leve, moderada e grave”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci. Nestes casos, a ansiedade se caracteriza como uma sensação difusa e desagradável de apreensão que pode ser acompanhada de sintomas físicos, como suor, aperto no peito, dor de cabeça e mal-estar gástrico, variando de intensidade de acordo com o grau.
Mas, quando este estímulo ganha proporções exageradas, sem a presença de fatores estressantes, sejam eles internos ou externos, a ansiedade se torna patológica. “Quando se fala de transtornos de ansiedade, estamos denominando algumas doenças, como o transtorno de pânico e transtorno de ansiedade generalizada”, explica a profissional. Neste grupo, também podem ser incluídos o TOC, a fobia social e o estresse pós-traumático.
O que determina o grau de ansiedade de um paciente?
Assim como em outras doenças psiquiátricas, existem alguns fatores que interferem no desenvolvimento e no grau de um quadro ansioso. “As influências estão relacionadas a fatores genéticos e psicossociais, como traumas, perda de emprego, dificuldades financeiras e relacionamento familiar, além das relações que a pessoa estabelece entre estes acontecimentos externos e acontecimentos de dentro de sua psique”, diz Claudia.
Para o tratamento dos diferentes graus, medicações e psicoterapia podem ser utilizadas, mas adotar hábitos saudáveis também é fundamental. Entre eles, estão alimentação regular, rotinas para dormir, prática de atividade física, abstinência de álcool e de outras drogas. De acordo com a psiquiatra, alguns pacientes se beneficiam ainda do yoga, meditação e acupuntura.
Dra. Claudia Chaves Dallelucci é psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua no Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp (PROAD). CRM-SP: 151077
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Claudia Chaves
Psiquiatria
CRM: 151077 / SP
- 20 comentários para "Quais são os diferentes graus de ansiedade que existem?"
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.