Crises de ansiedade: quais são os sintomas mais comuns?


  • +A
  • -A
Imagem do post Crises de ansiedade: quais são os sintomas mais comuns?

O transtorno de ansiedade se caracteriza pela preocupação desproporcional de pessoas que antecipam problemas que não acontecem, têm pensamentos obsessivos, medos e dificuldades.

O transtorno de ansiedade generalizada é o tipo mais comum, existindo também as fobias (ter muito medo de algo específico) e o pânico, que é o transtorno de ansiedade com crises específicas. Mas todos esses tipos de crises podem ter em comum alguns sintomas físicos e psicológicos. Descubra quais são os mais frequentes.

Taquicardia e sudorese são os sintomas mais comuns

Fisicamente, a ansiedade é logo notável. O aumento dos batimentos cardíacos é um dos primeiros sintomas, podendo ser acompanhado de dores no peito e palpitação. A sudorese (transpiração) fria e intensa, principalmente nos pés e mãos, a sensação de falta de ar, tensão muscular, tremores e náusea são alguns dos mais comuns. “Mas também pode ocorrer sensação de desmaio, instabilidade intestinal e vômitos, fala atropelada, sensação de nó na garganta e dificuldade em engolir. Depois da crise pode ser comum também a sonolência e cansaço físico”, explica o psiquiatra Gustavo Cahú.

A crise de ansiedade está ligada ao aumento da adrenalina

Entre os sintomas psicológicos estão a confusão mental, a sensação de impotência e agonia inexplicável. A irritabilidade e impulsividade também podem aparecer durante uma crise, assim como a dificuldade para dormir e relaxar. “A ansiedade também gera queixas de memória. Ela é natural no ser humano, pois está ligada ao reflexo de proteção de fuga do medo, mas o transtorno de ansiedade está ligado a medos subjetivos”, explica Gustavo.

Estes sintomas acontecem por conta do aumento do hormônio adrenalina na corrente sanguínea, normal quando a pessoa enfrenta um momento importante, mas se estes sintomas tornarem-se constantes, ela pode estar sofrendo uma ansiedade generalizada que deve ser tratada adequadamente com sessões de psicanálise e acompanhamento psiquiátrico com medicação.

Gustavo Cahú é psiquiatra. CRM: RJ 5273633-3

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

51 comentários para "Crises de ansiedade: quais são os sintomas mais comuns?"

Terezinha Dias

Ansiedade??mal d século.. tentando ser curada ..o Emocional transtornado me deixa ansiosa..cheia d dores..sintomas e Síndrome d Pânico Fobia!!!ficar trancada ou sentir q esta sem Ar em lugares fechados…ohhh já tive crises derepente e ninguém entende 😫😫😫

Rosy

Eu sofro tb com dores medos a 3 anos panico crises de anciedade s Deus

Tatiane

Boa noite! Tenho adois anos crise do pânico e não faço terapia mais tomo a medição setralina 50 e dorene75 a 7 meses . Tive uma melhora mais agora estou tendo crises constante e o medo de sair e viajar só em pensar dar um desepero que vou ter a crise antes de acontecer,e estou tendo agora dor de cabeça e esquentamento na cabeça vai e volta e a cabeça pesada e vem a crise choro ,sinto meu rosto vermelho e tivesse repuxando.o que devo fazer? Não aguento mais.,..

Estou me recumperando de uma crise, muita falta de ar dores nas costas e a sensação de medo de tudo.

Não desejo a ninguém, meu Deus!A falta de ar, estava acabando comigo e o medo.

Osaneide silva

Eu tenho 7 anos que sofro com os dois síndrome do pânico e anciedade já tomei vários remédio e não melhoro.

Karla Roseane

Como controlar a ansiedade,sinto calor,antecipo as coisas,trabalho muito,nao posso ver nada fora do lugar,me estresso muito,choro muito senti falta de ar umas 3 vezes só fico tremendo queria alguma explicação sobre isso ou se tem como controlar sem ser com controlado.

Suzy Tiburcio de Melo

Sinto muito medo de tudo

Cuidados Pela Vida

Oi Tatiane, o ideal é que você faça acompanhamento periódico com o médico prescreveu o medicamento para que ele verifique se há necessidade de manutenção no seu tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Karla, é necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Solange Cardoso

Há um ano venho sofrendo  de ansiedade, fiz algumas sessões de terapia cognitiva comportamental e ganhei alta, apesar de achar que ela não foi totalmente eficaz, me ajudou muito a entender a mim mesmo, e há dois meses após a alta da terapia tive uma recaída e voltei com os sintomas: agitação interior, batimentos cardíacos acelerado, dor de cabeça,  aperto no peito, formigamento e enjôo. Somente neste ano já fiz duas check up e um eletro cardiograma para certificarmos de que não há nada físico.  Tenho suspeitado que desenvolvi a síndrome do pânico . Durante estes dois  meses tive 4 crises que duraram quase 10min. Durante estes ataques sinto muito medo de ficar louca, medo de infartar,  meu coração acelera , tenho a sensação de que perdi completamente o controle sobre mim e em uma das vezes tive crise de choro e na última crise tive tontura. Após estas crises sinto muito cansaço e a sensação de choro dura algumas horas.

Cuidados Pela Vida

Oi Solange, retorne com o médico que te receitou o tratamento anterior, diga a ele sobre os sintomas que você têm sentido para que ele possa indicar a conduta adequada. Abraços.

Roserlandia

Há 8 anos sofri com ansiedade e pânico do medo fui liberta por Jesus Cristo,o qual me ajudou através da leitura da Bíblia e ouvindo louvores de adoração a Deus!

Silvania Barros

Tenho crises de ansiedade sempre quando estou em crise temho diarréia ansia de vomito suor exessivo nas mãos…meu coração parece que vai saltar pra fora…dor de cabeça…e.inquietação..tdo isso me deica mto mal ….tenho insônia..

Cuidados Pela Vida

Oi Silvania, é uma sensação muito ruim, por isso o ideal é que você realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te ajudar com um tratamento que alivie ou elimine esses sintomas. Abraços.

VALERIA

MEU DEUS MUITO DIFÍCIL FAÇO DOS COMENTÁRIOS ACIMA OS MEUS , SINTO TUDO , MEDO , DOR DE CABEÇA CONSTANTE CALAFRIOS CORAÇÃO DISPARA TONTURAS FORMIGAMENTOS QUERO TUDO FORA NÃO SUPORTO BAGUNÇA JÁ FIZ EXAMES E NÃO TENHO NADA TEM DIA QUE ACHO QUE TO FICANDO DOIDA UM MEDO DE MORRER 😪

Marilene Nunes

Como diz a Valéria …faço meus todos os comentários anteriores.Tenho todos os sintomas relatados por os outros colegas ai de cima.Dia 26 de Setembro de 2017 acordei cm uma leve dor estômago….fui trabalhar normalmente tomei café da manhã após isso tomei uma dose pequena de remédio para a dor….passadi 30 minutos me desencadeou uma tontura aferi a pressão estava em 14/10 …depois veio um desespero um medo inexplicável choro excessivo .Pensei que seria infarto, não conseguia me controlar, coração acelerado suor parece que dfor um total descontrole sobre mim.Fui pro hospital fui medicada com diasepan e é a médica disse q era síndrome de pânico cm ansiedade.Desde então tive crises fortes (graças a à Deus em casa) Pavor de ficar em multidão(detalhe trabalho em escola) medo de andar de carro….Hj em dia ….as crises estão bem fracas quase imperceptível.Foi recomendado pela médica fluoxetina…tenho as cartelas do remédio…mas não tomei um se quer….nao quero ficar dependentes.Mas é horrível.

Lidiane

Eu tinha crises fortes de ansiedade com todos esses sintomas citados no texto acima.Fiz tratamento com uma psicóloga maravilhosa que me ajudou bastante.Hoje me controlo mais,mais infelizmente é algo que não sai fácil, você tem que ser forte e ter pensamentos positivos.

Suely Vieira

Olá! Vai fazer 4 anos que tomo fluoxetina 20mg dia. Mas ultimamente venho sentindo medo de algumas coisas… ex; porta fechada, elevadores e uma sensação de agonia que nunca passa, tremedeira e falta de ar… muito ruim sentir isso… será que esta na hora de trocar a medicação?

Marli de lima

Sinto todos esses sintomas e horriveistenho síndrome de panic0 não consigo me controlar

Ana Camila

Tenho problema de ansiedade porem sinto dormência no corpo quando to com muito medo,e beliscoes no corpo como uma agulhada e não consigo parar queta um segundo

Zilda Maria

Ja tive crises, melhorei quando me converti pq Jesus mw curou, depois de muito s anos voltou cm mais um sintoma, um peso enorme no peito, horrível

Lenita nascimento de Jesus

Sofri de ansedado desde a infância, com o passar dos anos piorou muito .adquiri síndrome do pânico doença a sintomática. Foi um horror.fiz tratamento com terapia ocupacional psicólogo e remedios contrOlá dos. Faço tratamento até hj .tenho 55 anos.porém minha qualidade de vida melhorou bastante

Rosa

Eu tinha tudo isto,meu unico remédio foi Deu e Jesus!Comecei tomando fluoxetina e não queria ser dependente daquilo,procurei conforto em Jesus na fé e graças a eles não tenho mais isto!

Ana patricia

Fiz tratamento a 3 anos e nada, as vezes penso que não tem mais jeito,mais peso conforto a Deus quando sinto crises, dor no peito,dores no corpo nas costa e insônias.É orrivel ñ desejo pra ninguém, mais deposito minha fé em jesus que tudo pode ele pode mim curar dessa infermidade..

Cuidados Pela Vida

Olá Valeria, é necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Marilene, se você não seguir o tratamento será difícil controlar os sintomas. Inicie o medicamento prescrito e realize consultas regularmente com sua médica para que ela continue te orientando. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Suely, retorne em consulta com a médica que a acompanha para que ela possa verificar se há necessidade de manutenção no tratamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Ana Camila, realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te orientar de que forma esses sintomas podem ser minimizados. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Zilda, realize uma consulta com o médico e relate os seus sintomas, assim ele poderá te indicar o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Lenita, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Ana

Bom diaEu ja tive 4 crises a primeira dela com um aperto no peito sensação de eu iria morrer de tiro,capotamento,bala perdida facada em fim de qualquer coisa é horrivel Ai o ano passado eu fui assaltada ai piorou as crises eu trabalho com o publico E ultimamente fiquei mas seria n tenho mas um sorriso no rosto e fico deprimida do nada sempre com uma sensação ruim n tem bada que presta na minha cabeça vou ter que marcar uma consulta pra mim pq eu ja n to mais aguentando essa situação

Cuidados Pela Vida

Oi Ana, isso mesmo, procure a ajuda de um profissional para que você consiga minimizar esses sintomas e, como você disse, voltar a sorrir. Abraços.

Regiane

Sofro com esses transtorno ja tem 19 anos nao sei mais oque fazer

Cleide

Faço minhas todas as palavras acima.Pra completar, sou claustrofóbica.Minha qualidade de vida é péssimaTino bupropiona, donarem e amplictil.Faço acompanhamento com psiquiatra.No momento de crise maior uso o Rivotril.As vezes tenho medo de ficar presa na minha própria casa e pensamentos ruim TB invadem minha mente

Leandra

Sofro de ansiedade a 5 anos fiz tratamento melhorei e parei os medicamentos por conta própria e agora faz um ano que volto mas volto cm tudo o que me Dah mas em mim é falta de ar medo síndrome pânico ficar lugar fechado ou cm mta gente n saio de casa cm medo de dar a crise mas to em tratamento mas até acertar o remédio certo fica complicado mas quando me da essas crises eu procuro ficar quietinha sozinha que vai aliviando.um vez eu fui pro hospital pq sei mto forte ai me deram diazepam foi uma maravilha dormi 2 dias seguidos mas agora gracas a Deus to conseguindo me controlar sofro mto por antecedência.Tomo revoltril 2mg pra dormir E ibupriona pra ansiedade espero fazer efeito faz uma semana que comecei cm ibupriona vou voltar no médico dia 14 pra ele me avaliar..Bjus a todos..

Vera Lúcia Teixeira Rodrigues

Sinto muito doq todos relataram…Do nada me sinto de corpo bambo e um nó na garganta, acompanhada de um suor intenso e frio … Respiração fica difícil…. Me falta o ar….No peito parece abrir um enorme buraco…A médica me prescreveu fluoxetina tbm….Alivia e logo após estou melhor.Pq nos acontece estas coisas ???!😭

Ana

Já vem eu tô sofrendo com esses sintomas já fiz exames todos tipos de exames Não dá nada uma dor no peito uma falta de ar e sensação que eu vou morrer tem noite que eu nem durmo fico a noite toda acordada já não sei mais o que eu faço

Cuidados Pela Vida

Oi Regiane, é uma sensação muito ruim, por isso o ideal é que você realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te ajudar com um tratamento que alivie ou elimine esses sintomas. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Cleide, é uma sensação muito ruim, por isso o ideal é que você siga um tratamento e tenha uma acompanhamento com o médico especialista para que ele possa te auxiliar a eliminar ou aliviar os sintomas, assim você poderá manter uma boa qualidade de vida. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Leandra, por isso é importante mantes um acompanhamento médico e não interromper o tratamento sem autorização. Desejamos sucesso no tratamento. Abraços.

Zilda

Ja tive crises, melhorei quando me converti pq Jesus mw curou, depois de muito s anos voltou cm mais um sintoma, um peso enorme no peito, horrível, mas aí eu comecei a pensar q tudo que sentia era irreal, era coisa da minha cabeça, e pedi a Deus que me ajudasse a vencer isso, graças a Deus passou. Mas se eu tiver de novo eu vou ao médico sim. Mas eu em Deus q isso não vai voltar.

Elenir

Faz 2 anos que o médico me falou que estava com ansiedade. Desde entao tenho observado mais os sintomas e tenho taquicardia, sensação de falta de ar, dificuldades de relaxar e dormir, muita irritabilidade e problemas de memória e falta de interesse nas coisas.. Sinto que isto vem atrapalhando minhas relações pessoais e amorosa inclusive. Tomo medicação manipulada e natural. Ainda não estou fazenso acompanhamento medico e psicologico.

Silvia

Tenho ansiedade e transtorno do pânico é horrível… sintia vários sintomas, como uma agonias na cabeça como se fosse enlouquecer e insônia mesmo com medicação se eu estiver bastante ansiosa por qualquer coisa ainda não consigo dormir direito. Estou sendo acompanhada pelo o psiquiatra e tomando a medicação me sinto bem melhor. Mais mesmo assim ele me encaminhou ao psicólogo tbm ainda não fui mais pretendo, quero me livrar o mais rápido possível dessas medicação faz 4 anos que tomo medicação e já foi mudada umas três vezes… e o psiquiatra me falou que só pode diminuir com o acompanhamento psicológico.

Cuidados Pela Vida

Oi Vera Lúcia, a ansiedade pode ser caracterizada como uma sensação de inquietude interna, geralmente desagradável. É aquela preocupação com o futuro ou aquela sensação de alerta diante de um perigo, um sentimento muito comum e quase todo mundo enfrenta, em determinadas situações. Entretanto, ela passa a ser considerada uma doença quando estes sintomas desencadeiam sofrimento intenso em alguém. Para minimizar/eliminar os sintomas é necessário seguir o tratamento prescrito pelo médico especialista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Ana, tente então realizar uma consulta com o médico psiquiatra e relate os seus sintomas. Se caso for ansiedade, ele poderá prescrever um tratamento para aliviar/eliminar os seus sintomas. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Elenir, faça o acompanhamento médico para que possa ir conduzindo o tratamento de forma a minimizar os seus sintomas. Abraços.

Talita

Também estava sofrendo con isso,mais a primwira coisa que se deve fazer e tem muita FÉ em DEUS e ORA BASTANTE .Pq medicação nao resolve…alivia mais nao resolve so DEUS E A SOLUÇÃO.

Cuidados Pela Vida

Oi Silvia, isso mesmo, siga o tratamento médico e psicológico, assim como já percebeu melhora, virão ainda mais. Abraços.

Larissa

Tenho crise de ansiedade com sudorese, palpitação, diarréia e choro. Geralmente perco o sono pensando em algo que eu julgo não ser capaz de fazer e no decorrer do dia tenho todos os outros sintomas.

Erico

Sinto todos esses sintomas, mais com a graça de Deus estou bem melhor….Entender sua mente e como você é e fundamental, por isso estou a cada dia deaenvolvendo meu lado eapiritual…..Uma dica..Rezem o ofício de nossa Senhora Imaculada Conceição…está no youtube…Um abraço e que Deus abençoe vcs….

Ana Angélica Reis

Eu não sei explicar bem o que sinto.Mas sinto muita pressa pra acontecer uma coisa. Se eu for pra um lugar é já não chegando o dia sofro muito,da um desespero tão grande que na hora de ir sinto um sono diferente moleza no corpo e vontade de desistir da viagem. Pois sinto muito medo de morrer.fico cansada, dolorida, insônia gastura , tontura.E só penso que vai nacontecer alguma coisa comigo e com todos de casa. Sinto falta de ar,e sinto que vai cair algo de cima em minha cabeça.tomo remédios controlados mas não serve. Minha cabeça tem pressa pra tudo sofro antecipado.Me ajudem por favor!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.