Como a ansiedade age no nosso organismo? Saiba os sintomas físicos e psicológicos


  • +A
  • -A
Imagem do post Como a ansiedade age no nosso organismo? Saiba os sintomas físicos e psicológicos

A ansiedade é uma característica natural do ser humano, que antecede certos momentos em que o cérebro entende como situações de perigo real ou imaginário. Ela também pode ser definida por aquela expectativa e impaciência antes de eventos muito aguardados por uma pessoa, normalmente aparecendo de forma mais branda. Conheça abaixo os sintomas físicos e psicológicos de como a ansiedade pode agir no organismo.

Ter ansiedade é natural, mas ela não pode atrapalhar o dia a dia

A ansiedade não aparece na vida de alguém por escolha. Distúrbios químicos no cérebro ou alterações hormonais, além do dia a dia do paciente, podem levar a esse estado emocional. Dependendo do grau e da frequência, ela pode se tornar patológica e resultar no transtorno de ansiedade generalizada. “A ansiedade é um reflexo de proteção, uma fuga do medo, mas o transtorno de ansiedade está ligado a medos exagerados e que não existem, mas a pessoa fica constantemente preocupada com aquilo”, explica o psiquiatra Gustavo Cahú.

O principal sintoma psicológico ligado a ansiedade é o medo. Preocupações exageradas e o medo de realizar certas ações com o receio de falhar trazem a sensação de impotência e podem afetar a autoestima, já que a pessoa deixa de cumprir tarefas possivelmente simples apenas por acreditar não ser capaz de fazê-las. O aprendizado e desenvolvimento também podem ser afetados, assim como a vida social, principalmente se a ansiedade aparecer acompanhada de timidez ou depressão. Confusão mental e dificuldades para relaxar e dormir também podem surgir. “É comum depois aparecer a sonolência e cansaço físico”, inclui Gustavo.

Dores no peito, enjoos e suor excessivo podem aparecer

Outros sintomas podem aparecer como somatização, ou seja, a pessoa transforma a ansiedade em problemas físicos. A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular. “Mas também pode ocorrer sensação de desmaio e de nó na garganta e dificuldade em engolir”, completa o psiquiatra.

Gustavo Cahú é psiquiatra. CRM: RJ 5273633-3

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

69 comentários para "Como a ansiedade age no nosso organismo? Saiba os sintomas físicos e psicológicos"

Viviane Ozório

Passo por tudo isso, mãos e pés sempre úmidos, dificuldade de relaxar sensação de estar se sentindo mal, tremores! Ou seja psicológico fudido. Muito ruim

Monica Silva

Sofro desse transtornos a mais de 5anos, faço tratamento com ansiolíticos, sinto todos esses sintomas mais recentemente venho tendo dores de cabeça muito forte a ponto de provocar convulsão, o neuro solicitou varios exames novamente. Me pego a Deus e tento levar uma vida normal nao e fácil.

Joyce da Paz Pereira

Sei o quanto tudo isso e horrível , comecei Passar por transtorno de ansiedade a uns 5 meses atrás e sei o quanto isso prejudica o dia a dia das pessoas , tenho várias sensações de mortes , doenças em meu corpo ou coisas que irá acontecer em algum estante da minha vida que a final nada disso existe é só coisa da minha cabeça , no começo foi muito difícil antes de eu descobrir o que se passava comigo eu não saia de casa tinha medo de tudo só sabia chorar , depois que descobrir o pq é o que era tudo isso consigo me controlar e seguir minha vida , não que ainda não passo porque passo sim mais é pq temos que enfrentar nosso medos do dia a dia e ter a certeza de que tudo isso é só uma fase ruim que um dia vai Passar é só ter fé e controle de si próprio e lógico um especialista ( psicólogo) que sempre está ali nos ajudando com tudo isso !!! Obs : comecei Passar por isso depois de começar a namorar a distancia e ter preocupações e estresses , e depois que comecei a fumar cigarro.

Rosane Tavares

Também enfrento a anciedade e ainda acompanhada de depressão e estress e horrível só quem passa por isso sabe como é triste e ruim.

Suely

Estou passando por isso tenho um marido que me levou pra penal por duas vezes e agora me atrai sempre e menti muito pra mim não tenho nem uma confiança nele estou sem coragem de deixa lo pois estou muito mal meu astral tá muito baixo não sei o que tá acontecendo comigo

Letícia

Eu tenho Transtorno de Ansiedade e nn é facil.. Tdo é motivo para temer, para ter medo… Isso trava as Pessoas… E nem todos entendem oqe Vc esta passando.. Nn é facil…. É uma luta diaria…

Gennyda Silva

Sinto todos esses sintomas sinto dores de cabeça fortíssima todos os dias já não suporto mais preciso de ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gennyda, procure um médico próximo de sua região para que ele indique um tratamento para o seu caso. Melhoras.

Selma guimaraes

Acho que estou com ansiedade sinto todos esses sintomas e principalmente falta de ar. Gostaria de saber se a ansiedade e depressão emagrece tbm

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Selma, sim, como afirma a psiquiatra Elaine Henna a depressão “prejudica a concentração, provoca alterações no sono, fazendo com que o paciente durma mais ou menos horas, e causa mudanças no apetite, levando o indivíduo a ganhar ou a perder peso.”

Evani

Isso e algo ruim mas com fé em Deus conseguimos superar tudo isso

Eliane

Sofro com este distúrbio de ansiedade e depressão há 6 anos, tenho esses sintomas, mas acho que o pior é a sensação de morte, faço tratamento com ansiolíticos e Rivotril para dormir, mas tem os altos e baixos, as vezes estou bem e do nada já estou mau de novo, doença muito triste, mas tenho muita fé em Deus e acredito que um dia vou sair dessa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliane, obrigado por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho em busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Clemilda

Sinto mto dor de cabeça,medo,mta preocupação e sensação de desmaio,machuco ,fico mto apavorada,tropeço,fico mto confusa!

undefined

Só melhorei com fitoterapia da China bommm

Cleu

Dr. Também sofro desse transtorno, fobia e depressão.. Pelos comentários pude perceber que a maioria são mulheres, no psiquiatra e psicologo observei isso também, porque isso? Tem alguma explicação? Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cleu, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que a ansiedade é mais comum em mulheres. Elas permanecem constantemente em estado de alerta; além de possuir múltiplos papéis e dupla ou tripla jornada de trabalho.

Célia Joana Deganello

Sinto muita ansiedade e sensação de doenças, motivo maior medo de não da conta da nova legislação trabalhista, já tomo alprazolan e escitalopran e nada tá adiantando .o que me sugere. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Célia, é necessário que você faça um acompanhamento periódico com o médico que lhe receitou esses medicamentos, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção. Melhoras.

Anny rachid

Eu tbm sinto isso e muito mais,coração pula sério literalmente parece q ele pula quabdo fico alguns segundos sem respirar é horrivel fico meses assim ja tem 4 anos que sofro com isso , não aguento mais tbm é horrivel de mais sempre aparece sintomas novos ..

Ângela Ventura

Faço tratamento à três anos com alprazolan, velafexina , clopixol!Mas passo por altos e baixos , como uma montanha russa!Una dias muito agitada, medo, taquicardia, suores nos pés e mãos, tremores, qualquer dor se transforma numa dor generalizada de tanto revezar a musculatura!Me encho de remédios aí vem a depressão… E nessa semana tive crises tão fortes que tenho a impressão que estou com convulsões!Acho que estou cada vez pior!

tania

Gostaria de saber Dr.sinto todos esses sintomas e mais depressão sempre consegui controlar tudo isso mas hj esta se tornando cada vez mais dificil estou perdendo minhas forças tenho ipotiroidismo e desenvolvi ate vitiligo aos 45 devo procurar um neurologista tb já fiz tratamento com psiquiatra tb psicólogo estou perdendo minhas forças agradeço os seus relatos assim muitas pessoas podem procurar ajuda se edentificando sempre tive muita resiliência mas hj estou enfraquecendo……

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tania, é importante se manter firme na busca de uma melhor qualidade de vida, lembre-se que você não está sozinha. Melhoras.

Silvane loreni

Sinto isso tbm..Feroadas d lado d cabeça medo sintomos horriveis!!!

Luzilene Lima dos Santos

Bom há mais de 10 anos venho sofrendo com todos esses sintomas e por varias vezes até minha pressão chega a subir. É horrível; sem contar a depressão.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luzilene, a ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea. Para impedir que a ansiedade exagerada ajude a desenvolver a hipertensão, recomendamos que você procure profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos. Muitas vezes a ansiedade consegue ser controlada com terapias, alguns medicamentos e mudança de hábitos, entre eles a prática de atividade física. Abraços.

Adriana

Tive ansiedade generalizada, fiz tratamento por um ano e meio com antidepressivo, depois ainda fiquei com alguns sintomas da ansiedade,mas hj me considero totalmente livre da doença, não tenho medo se algum dia voltar vou saber lidar melhor do que antes, sem ajuda de especialistas e remédio ninguém consegue lidar,tem que procurar ajuda.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Carmen

Faço convulsoterapia,resolve o problema?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carmen, somente o médico poderá indicar o tratamento ideal para o seu caso, realize uma consulta. Abraços.

derlene

passei por isso no começo do ano foi muito difícil tomei ansiolíticos durante 6 meses foi a fase mais dificil que passei na vida mais pode crer você pode vencer tudo isso hoje em dia vivo super bem sempre e bom manter a calma em tudo e respirar e procurar fazer oque faz bem pra gente,e estar com quem a gente gosta ajuda bastante!!!e tenha fé independente de religião a fé cura tudo…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Derlene, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Claudiana Alves

Sofro com a depressão e a ansiedade, faço uso de medicamentos controlados há 05 anos, clonazepam 2mg, e também sou hipertensa. Sofro muito com tudo isso . Pois quem sofre com isto precisa de. Muita ajuda.infelizmente. Moro num lugar onde tudo é difícil,,não tenho acompanhamento nenhum. Não tenho emprego, as vezes meus amigos que Compram meu remédio. Pois pelo o Sus no meu Distrito não fornece de graça, somente o da pressão. As vezes tento ser forte, me levantar, sair desta, mais é bem mais forte que eu. Tenho muita fé em Deus, muitas vezes em lágrimas peço que ele me liberte desta situação. Já pensei várias vezes em suicídio, sumir deste mundo,já sair correndo chorando em total desespero.sinto um vazio, um desejo de morte, medo de tudo. A boca treme, às. Pálpebras. Uma gonia na cabeça. .. Tantas coisas. Infelizmente não tenho nada a meu favor,exceto Deus.pois não posso pagar uma consulta, não tenho acesso nem a simples exames. É muito difícil, passar por isto. E ainda não condição nenhuma. . Pra ser sincera, Estas doenças já levaram meus sonhos, levaram tudo. Até mesmo a. vontade de continuar vivendo. Sei que há casos piores, situações mais tristes que a minha,só eu e Deus sabe o quanto tudo isto não é fácil. Mesmo sem muitas esperanças, penso em ter oportunidade de me cuidar,passar em um bom psiquiatra, desabafar tudo oque sinto, chorar, chorar….sinto muita saudades de mim.pra ser sincera, só ainda estou viva, porque meus sobrinhos ficaram órfãos de mãe, ela foi. Assassinada, o pai tem outra família. Eu que tento cuidar deles, infelizmente também não pude ter filhos, tive que remover meu útero. Mas Deus sabe oque faz. Desculpem este longo desabafo. Pode ser que alguém me ouça e me dê uma palavra amiga, as vezes precisamos. Aliás. Sempre..

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudiana, é importante que o paciente realize consultas regulares com um médico que esteja sempre por dentro do seu caso e conheça sua trajetória. Tente encontrar um profissional em uma unidade de saúde que seja próxima de sua região. Sabemos como é difícil passar por isso, mas é importante lembrar que você é essencial na vida de muitas pessoas que te cercam, não desista de você.
Segue links de duas matérias que podem te auxiliar em sua trajetória:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/depressao-tratamento-disciplinado
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/cabeca-e-pescoco/depressao-hobbies-ajudar-tratamento

Malu maria minato

Na minha opinião deveríamos criar um grupo de ajuda mesmo virtual, istó add.todas ad pessoas com esse tipo de doença. para conversarmos, trocar apoio psicológico..auto ajuda. palavras de ânimo etc. tbm sofro de anciedade!! muito triste sem contar com pessoas que nos poe p baixo.

João Mota Marinho

Tenho ansiedade fortes . Que me causa insônia. Sinto um pressão no corpo de fora para dentro .confusão mental isso me causa pressão alta .Diabetes e poblemas de ereção. Como me livrar disso pois a muito tempo tomo ante depressivo e não está mais fazendo efeito. Me ajude.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi João, realize uma consulta com o médico que prescreveu o tratamento, relate para ele os sintomas que permaneceram mesmo com o uso do medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção no tratamento. Melhoras.

Camila c

Não é nada fácil pra quem sofre desse mal mas tente descobrir o que te faz bem, exercício físico é muito bom pode ser até uma caminhada pela manhã ou algo que te envolva como um trabalho voluntário ou até um artesanato. Faça coisas que trazem bem estar fique perto das pessoas que ama que te fazem bem. Escute uma boa musica, mas não desista de se ajudar não pense que remédios vão fazer milagres a cura é você mesmo.

Jéssica

Tenho ansiedade desde criança e depressão já faz uns 4 anos. A ansiedade dificulta tanto a vida de uma pessoa que só quem passa sabe, coisas simples aos olhos de outras pessoas e que você não consegue fazer te deixa pior do que está. E a depressão é peso maior pra quem ja tem ansiedade. Ninguém da minha família sabe que tenho depressão, e a ansiedade eles imaginam que tenho só uma ansiedade comum mas não é. Faz uns dias que percebo algumas melhoras quanto a depressão, mas a ansiedade é o que dificulta tudo.

Elenice

Tenho todos os sintomas, mas a minha busca é descobrir o que tem gerado todos esses sintomas, se é de origem física ou psicológica. Pois está piorando a cada dia. Melhoro quando busco a Deus. Ele é a minha força. Mas como sou frágil, tudo volta a acontecer.

Daniel Moura Jaques

Sofro 17 anos com síndrome so pânico e ansiedade. Tem tempos que fico bem e quase não sinto nada, mas ultimamente estou tendo crises terríveis principalmente quando estou dirigindo. Realmente são doenças que nos trava e de certo modo nos desanima, pois coisas simples do dia a dia se tornam complexos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daniel, retorne em consulta com o médico que o acompanha e relate os seus sintomas, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção no tratamento prescrito. Melhoras.

Socorro

Sinto tudo isso, mas o que me deixa triste é que já emagreci muito…e não consigo engordar😢

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Socorro, faça uma avaliação com o nutricionista, assim ele poderá te orientar adequadamente. Abraços.

Fabi

Mudei de cidade a quase 5 anos apartir partir dai passei a sentir palpitações e falta de ar vivia na emergência achando que tinha problemas cardíacos até descobrir esse distúrbio de ansiedade hj controlo melhor deixei de usar ansiolíticos e trabalho minha respiração e busco coisas q me dão prazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabi, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Regineide

Sofro de ansiedade me sinto incapaz de fazer coisas simples, tenho enjôos, sono leve, falta de apetite e se comer vomito tudo depois… Minha auto estima é lá em baixo, sempre vejo o pior das pessoas pra depois ver as qualidades. Queria muito me livrar disso

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regineide, realize uma consulta com o médico especialista e relate para ele os seus sintomas e quando eles costumam ocorrer, assim ele poderá te orientar e prescrever a conduta adequada. Melhoras.

Tyane

Tá com 2anos q sinto dores no peito meu coração da palpitação muitas fortes parece a vou infartar sinto cansaço desânimo não saio mais tenho medo de morrer i medo de várias coisa

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tyane, realize uma consulta com o médico especialista, assim ele poderá solicitar exames para realizar o diagnóstico correto e irá indicar o tratamento adequado. Melhoras.

Adriana fontenele da silva

Tenho ansiedade e muito rui e medo nervoso e horrivel nao cei mais o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, retorne em consulta com o médico que a acompanha e relate os seus sintomas, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção no tratamento prescrito. Melhoras.

Janicleia

Eu tenho todos sintomas eu passo pelo piciquiatra e pisicolo mais não sei oqui fazer pra eu me cura msm

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Janicleia, continue com o tratamento prescrito por ele e, compareça a consultas periódicas para que possam reavaliá-la e assim passas as orientações necessárias. Melhoras.

Maria Aparecida Borges Nunes

Tenho ansiedade uso medicamentos a a quatro anos te dias que parece que vou morrer tenho dor no peito acelera o coração dor de cabeça tomo medicação para febre Reumática para pressão. E para ansiedade Citalopram ma sinto que não esta adiantando tenho muitas dores pelo corpo mal estar peço ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Aparecida, retorne em consulta com o médico que a acompanha e relate os seus sintomas, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção no tratamento prescrito. Melhoras.

Claudia

Eu já sofria de ansiedade desde muito cedo, porém nunca liguei, isso porque as pessoas a minha volta sempre achavam isso ser bobagem, mas não é. Então tudo foi piorando, hoje as atividades que são consideradas simples pra mim se tornaram complexas demais para executar, isto porque além da ansiedade estou com depressão e aos 20 anos completos ainda tenho que conviver com problemas cardíacos e epilepsia. Isso tudo dificulta. Eu até tento levar minha vida da melhor forma, até tento ir todos os dias pra faculdade (teatro é o curso que faço) mas nem sempre consigo entre um exercício e outro passo mal o coração “endoida” e acabo indo parar no hospital como sempre, e isto me deixa bem pra baixo, fazendo com que me torne inferior a todos, e é nessas horas que os pensamentos suicidas aparecem. Hoje já não consigo dormir direito, as vezes passa a noite e o dia e não consigo sair da cama só olhando para o teto. Sinceramente eu não sei mais o que fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudia, é importante se manter firme na busca de uma melhor qualidade de vida, lembre-se que você não está sozinha. Para impedir que a ansiedade exagerada ajude a desenvolver outros problemas, recomendamos que você procure profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos. Muitas vezes a ansiedade consegue ser controlada com terapias, alguns medicamentos e mudança de hábitos, entre eles a prática de atividade física. Melhoras.

Eloísa Elena Carvalho

São muitos anos com essa sensação horrível. Muito ansiosa pensamento s negativo , confusão mental como olhar no espelho e não saber quem sou eu . Tomo a 25 anos Rivotril e não adianta nada . O que devo fazer .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eloísa, é importante manter um acompanhamento periódico e ter um diálogo franco com o médico, pois assim ele poderá fazer as manutenções necessárias no tratamento. Abraços.

Miriam

Sinto alguns sintomas.dores no meio do peito.palpitação.falta de ar.tonturas parece que vou desmaia nao nao consigo come quando da a crise.sinto frio e calor ao medmo tempo.tenho uma sensação que vou morre nao consigo fica no mesmo lugar .tenho tremores.

Ana Maria de Oliveira Carvalho

Eu sei muito bem como é isso. Eu luto comigo mesma a mais de 3 anos, e confesso que às vezes penso em desistir. Eu sofro com ansiedade generalizada, depressão e pânico, e sei que é muito difícil se curar, mas não impossível. Eu não sei mais o que é viver tranquilamente, sem se quer conseguir dormir. Meu Deus! Eu passo mal dia sim, dia não, achando que vou infartar. Tenho medo de ir até pra casa da minha filha, pois acho que vou morrer de madrugada. Se tem alguns momentos felizes, eu já sinto medo, pois acho que alguma coisa de ruim vai acontecer. O telefone toca, e meu coração já fica acelerado, pois acho que é uma notícia ruim que vão me dá. Também tem a família, que com o tempo não nos entende, e ao invés de ajudar, só nos empurra pra o fundo, com palavras que nos leva ao fundo do poço. Pois é isso. Faço terapias, vou a psiquiatra, mas eu sei que ajuda um pouco, porém o que me acorda todos os dias, é a fé em Deus, e ler um bom livro de auto-ajuda.

Ariane

Sempre fui uma pessoa ansiosa de não conseguir dormir sentir o coração tão acelerando que parece que vai explodir , pôs a morte de meu tio em fevereiro ela parece que piorou não durmo mais não sei o que é por a cabeça no travesseiro e dormi uma noite toda de madrugada ficar sozinha me dá um desespero chego a chorar já fui ao médico porque sentia muita dores de cabeça ela me deu um remédio que ajudava na ansiedade também mais com o tempo parei de tomar pois de tanto ser ansiosa r não ter muito aonde descontar a ansiedade raiva juntas cheguei a engordar 55 kilos em 1 ano e meio oque fazer pra me ajudar nessa ansiedade tenho que volta ao médico e tornar remédios novamente?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ariane, sentimos por sua perda. Não é indicado interromper o tratamento sem autorização do médico. Você tem que segui-lo corretamente e, comparecer a consultas regulares para que o médico possa acompanhar sua evolução. Melhoras.

Rafael

Há três meses tive minha primeira crise de ansiedade. Desde então os sintomas tem diminuído consideravelmente. Meu tratamento está sendo feito com base na psicanálise e alprazolam. Acredito que ficarei curado.Procurar ter momentos prazerosos, fugir da rotina, entreter-se também ajuda bastante. Todo esse medo ilusório podemos vencer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rafael, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Eliene santos

A ansiedade me causa crises de vários formas. Vem uma sensação de peso nas costas terrível ,peito como se estivesse com ar . Palpitações . Tenho pavor de ficar sozinha em casa .

Silvio

Boa tarde meu nome é Sílvio tenho 32anos sofro com anseidade tenho medo de tudo não quero mais mora na minha casa não aguento mais mim ajude

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvio, procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta com o médico especialista; assim ele poderá prescrever o tratamento correto para você. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.