Quais são as características da ansiedade leve?

  • +A
  • -A

A ansiedade leve é considerada normal, pois todas as pessoas a manifestam em diversos momentos da vida, no dia a dia. Geralmente é desencadeada por fatores externos que causam estresse, sejam eles positivos, como casamento ou viagens, ou negativos, como problemas financeiros e familiares.

Características e sintomas da ansiedade leve


“A ansiedade leve pode ser entendida como uma ansiedade normal, enquanto os transtornos propriamente ditos cursam com níveis altos de ansiedade, o que causa intenso sofrimento psíquico. Um certo nível de ansiedade, além de ser normal, é também desejável, pois nos motiva a novas conquistas, aumenta nossa produtividade e aprendizagem”, aponta a psiquiatra Débora Sena.

Os sintomas da ansiedade leve podem ser tanto físicos, quanto psicológicos. Os físicos seriam respiração ofegante, roer unhas, dor de barriga, tensão muscular e dificuldade para dormir. Já os psicológicos, preocupação e medo constantes, irritabilidade, dificuldade de concentração, nervosismo e agitação.

Modos de amenizar a ansiedade leve


Segundo o também psiquiatra Fernando Verçosa, a ansiedade leve está relacionada a uma preocupação que exige uma atitude ou ação de cada indivíduo. “
A ansiedade leve pode ser controlada com técnicas de terapia para combater a causa do problema. Já no caso dos transtornos de ansiedade, mais sérios, é necessária a associação de medicamentos com terapia”. Suplementos fitoterápicos também podem ser usados para minimizar os efeitos incômodos da ansiedade leve a moderada.

Normalmente a ansiedade flutua ao longo da vida, podendo aumentar em função de maiores exigências no trabalho, problemas financeiros, esgotamento físico ou emocional, doenças diversas etc. Em momentos de maior ansiedade, alguns hábitos podem ser muito úteis, assim como o uso de remédios e suplementos. “Praticar atividades físicas, dormir bem, ter momentos de lazer e descanso e manter uma dieta saudável são recomendações fundamentais”, afirma a Dra. Débora.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fernando Verçosa Marinho

Dr. Fernando Verçosa Marinho

Psiquiatria

CRM: 20870 / SC

Dra. Débora Sena

Dra. Débora Sena

Psiquiatria

CRM: 12041 / ES

TAGS
ansiedade
estresse
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Quais são as características da ansiedade leve?"

ELENUCE LOPES DE MELO

O SITE E MUITO INTERESSANTE AS ORIENTAÇÕES SÃO ALTAMENTE POR PROFISSIONAIS CAPACITADOS QUE PODEMOS BUSCAR INFORMAÇÕES FONTE CONFIÁVEL..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elenuce, ficamos felizes por você ter apreciado a matéria. Nossa intenção é que todos possam ter acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Claudileila

Tenho interesse nesse assunto

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudileila, segue o link de acesso a outras matérias sobre este assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade
Abraços.

Roberto Toledo Dias

Vou ver link acima informado, agradeço.

Silvio Rodrigues

Sofro de ansiedade, principalmente na hora de dormir, fico com medo de passar a noite acordado tomo remédio, lorazepam 1mg ou Rivotril 0,5 mg é no dia seguinte passo o dia sonolento e irritado, o que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvio, converse com o médico que te acompanha a respeito desses sintomas, assim ele poderá te auxiliar reavaliando o tratamento prescrito. Abraços.

Rafaela

Olá. Estou tomando sintocalmy há 10 dias, li na bula que ñ pode ser tomado por mais de 3 meses.Qual o motivo?Estou me sentindo tão bem com ele, dormindo melhor, estou menos irritada, concentração melhorou absurdamente, estou com medo de ter que parar de tomar rsrsGrata

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafaela, você pode esclarecer suas dúvidas a respeito do medicamento Sintocalmy em nossa Central de Atendimento Aché através do telefone 0800 701 6900, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 17h00 ou através do e-mail cac@ache.com.br. Abraços.

rosanabarros76@gmail.com

Programa excelente, muito enriquecedor em ensinamentos na àrea de psiquiatria e emoções, assunto muito interessante para esse momento que todos estão vivendo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana. Agradecemos por seu comentário. Continue nos acompanhando para mais matérias e informações como essa. Até breve.

luzia gama lopes

boa noite! eu estou passando por esta ansiedade leve Gostaria de saber se a caminhada pode trazer melhoras pra esta ansiedade o sintomas que eu estou sinto a minha cabeça pesada . É muito inportante sabemos desse assunto nós diasde hoje que estamos passando com está pandemia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luzia. A ansiedade leve é comum a todas as pessoas e pode ser desencadeada por diversos motivos. No atual momento as pessoas tem se sentido mais ansiosas seja por estarem se poder sair, por temerem o futuro entre outros estressores comuns durante a pandemia. Para aliviar os sintomas da ansiedade as médicas Dra. Stephanie Toscano Kasabkojian e Dra. Ana Cláudia Ducati Dabronz afirmam que as opções ficam mais restritas estando dentro de casa, mas é possível, de acordo com o condicionamento físico individual, realizar abdominais, flexões e agachamentos, por exemplo. Também é válido apostar nos exercícios físicos que trabalham a respiração, como o yoga. A meditação, que também tem foco na respiração, é outra prática que pode ajudar a amenizar sintomas de ansiedade. Realizar atividades prazerosas, como hobbies, e se conectar com entes queridos, seja em casa ou por ligações de vídeo, também são atitudes importantes para os pacientes porque ajudam a amenizar os desconfortos provocados por condições que afetam a saúde mental. Estimamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.