A ansiedade tem cura? Psiquiatra tira dúvida sobre transtorno!


  • +A
  • -A
Imagem do post A ansiedade tem cura? Psiquiatra tira dúvida sobre transtorno!

Assim como acontece com os demais transtornos psicológicos, a ansiedade vem sendo estudada há anos, com cada vez mais avanços obtidos. No entanto, ainda não se sabe ao certo o motivo de seu desenvolvimento, assim como o dos demais transtornos. Sendo assim, estabelecer uma cura para tais complicações torna-se uma missão difícil.

Tratamento para ansiedade


“Os transtornos de ansiedade não têm cura. O prognóstico é bastante variável. Há pacientes que fazem tratamento por um tempo e não voltam a ter o quadro novamente, há pacientes que têm vários episódios na vida e há pessoas que precisam fazer uso contínuo de medicamentos. Quando uma pessoa está assintomática, com ou sem o uso de medicação, dizemos que ela está em remissão do quadro, mas não curada”, explica a psiquiatra Erika Mendonça.

O tratamento é feito no intuito de reduzir ao máximo os riscos de crises e acentuação dos sintomas, o que por si só já é ótimo para o paciente. Contudo, um tratamento bem feito não é o suficiente, já que há outros fatores envolvidos, como predisposição genética e estilo de vida. “Uma pessoa pode fazer um tratamento bem feito e apresentar outros episódios ao longo da vida. O tratamento diminui a chance disso acontecer, mas, novamente, não pode ser considerado uma cura”.

Diferenças entre os transtornos de ansiedade e avanços nos estudos


Apesar dos transtornos de ansiedade terem os mesmos sintomas (tensão, inquietação, preocupação excessiva), incluindo os físicos, como tremores, sudorese e taquicardia, eles apresentam características próprias. “Os principais transtornos de ansiedade são: transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático e fobias”, lista Erika.

Apesar de frisar que não existe cura para a ansiedade, a médica aponta que há avanços no sentido de se entender melhor a fisiopatologia do transtorno, isto é, os mecanismos cerebrais envolvidos. A ansiedade é uma importante causa de incapacidade no mundo, considerando o sofrimento gerado. Os transtornos são bastante comuns afetando por volta de 28% das pessoas ao longo da vida. Logo, são sim bastante estudados.

Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

52 comentários para "A ansiedade tem cura? Psiquiatra tira dúvida sobre transtorno!"

Leide

Amytril e pra asiedade

Cuidados Pela Vida

Olá Leide, informamos que o medicamento Amytril não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Orientamos a entrar em contato com o fabricante ou com o médico que prescreveu o medicamento para que possa esclarecer suas dúvidas. Abraços.

Silvio

Eu ando com dor no pescoço e falta de ar, é muito agonizante 😔

Bruna

Êxodo é para ansiedade??

Cuidados Pela Vida

Olá Bruna. Sim. Pode ser indicado, porém, somente o seu médico pode receitá-lo.
Abraços

Lucrécia

Eu sofro muito, muita insônia, dores musculares, entre muitas coisas tava tomando medicamento parei pq não quero vícios em remédios. Tô tentando fazer caminhar agir diferente e buscando ajuda com a psicóloga. Mais sofro muito com outros sintomas é muito difícil e muita gente não entende acha que é frescura, que a quero me senti assim.

Fernanda Possari

Boa tarde..minha filha de 14 anos está tendo crises de ansiedade, está tomando pondera 20mg, mais continua a ter a crise, também coloquei ela na natação pra ver se fazendo uma atividade física ela melhora..

Cuidados Pela Vida

Lucréia, realmente não é fácil lidar com a ansiedade, mas tenha persistência com o tratamento. Vejo que você está no caminho certo!! Abraços

Josué Machado

Possui TAG tem uns 10 meses e controlo as crises de pânico..porém os sintomas físicos me perseguem o dia todo (nó na garganta, mãos e pés gelados e suados, taquicardia, tonturas entre outros). O wque devo fazer haja vista que fui em vários psiquiatras e os mesmos dizem que não preciso tomar remédio, fazer apenas terapia com psicólogo? Abraços.

Maria

Depois de ter usado um medicamento sibutramina por uma semana tive efeitos colaterais! Suspendi o medicamento tem 14 dias que não tomo( nunca mais vou tomar) mais sinto alguns sintomas como crise de ansiedade!!Será que ainda é o efeito do medicamento?? O que eu faço pra melhorar isso, pois já fui várias vezes em emergência e não dá nada!!

Rachel

Tenho pavor de andar de ônibus ou algum outro transporte público coletivo,antes de sair de casa fico totalmente ansiosa temendo q irei ser assaltada e isso piorou depois do falecimento da minha mãe ,queria muito ficar bem e não sentir mais isso,não tenho condições de pagar um profissional 😭,to buscando ajuda e não sei onde achar ! Fico escrava desse medo de assalto e só vivo presa em casa! Me ajude🙏

Idi

Eu sofro de ansiedade, e atraves dela adquiri o habito de fumar e todas as vezes que eu sinto eu fumo , sinto tremores no rosto indisposiçāo, sinto que nada vai da certo pra mim e isso tem afetado meu relacionamento, as vezes me sinto incapaz tenho muita insonia e quando a crise ataca eu misturo tudo o que eu vou falar e terrivel e causada por medo dee perder as pessoas, entre outras coisas

Cuidados Pela Vida

Olá Maria, precisamos saber mais detalhes sobre o seu caso para poder te ajudar. O nosso serviço de teleorientação pode te ajudar com mais propriedade. O número é o 0300-188-1006. O serviço funciona 24h por dia. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Rachel, infelizmente não podemos prescrever um tratamento, somente um médico pode fazê-lo após uma avaliação do seu caso. Aconselhamos você a realizar uma consulta em uma unidade de saúde próxima de sua residência. Abraços.

Clauberto

Comecei a tomar Paxil 12,5 , porém no segundo dia minha ansiedade piorou , 3 dia quase tive um trem de tão mal que fiquei, preciso de algo menos agressivo !

Cuidados Pela Vida

Olá Clauberto, devido a recomendação da Anvisa não podemos receitar nenhum medicamento.

gessica Oliveira da Silva

Oi meu chamo gessica e tô fazendo um tratamento contra ansiedade com o nortritipilina por 3 meses,já tô no meio do segundo mês de tratamento,e tô querendo aplicar uma química no meu cabelo que tá horrível,será que isso pode piorar meu quadro?posso aplicar sim ou não?

Cuidados Pela Vida

Oi Gessica, o tratamento da ansiedade em si não é impeditivo de realizar procedimentos nos cabelos. É importante informar ao profissional cabeleireiro quais medicamentos você está utilizando antes de realizar o processo. Abraços.

Margareth

Faço tratamento de transtorno de ansiedade com simidro do panicoBom……quero saber o seguinte eu me trato com um clinico será que eu teria que ter um acompanhamento psicológico também.. . .tenho três meses de tratamento …

Cuidados Pela Vida

Oi Margareth, o clínico geral poderá determinar se os sintomas são de transtornos de ansiedade, de outra condição médica, ou de ambos. Após diagnosticado, normalmente o paciente é encaminhado a um médico especialista na saúde mental, psicólogo e psiquiatras, para que possa tratar e controlar os sintomas. Abraços.

Ivanildo

Olá meu nome é Ivanildo estou sofrendo de transtorno de ansiedade já tem 3 semanas já foi no médico porém é muito difícil aqui pra ter um tratamento certo como que fasor?

Cuidados Pela Vida

Oi Ivanildo, somente o médico é o profissional habilitado para prescrever o tratamento adequado. Orientamos você a buscar um profissional de saúde de sua confiança para que possa manter um acompanhamento periódico. Melhoras.

thiago

Galera , quase um ano atrás eu desenvolvi isso e fiquei muito mal , muito pior do que muitos aqui ! Eu não ia nem na esquina de casa , minha saliva ficava espumoza e eu quase desmaiava ficava em casa deitado o tempo todo .. Porem vocês podem tomar qualquer remédio mas a única coisa que vai fazer esse problema sair pela raiz de verdade e vcs seguir o caminho de Jesus Cristo , vão para uma igreja e vcs serão libertos por completo eu garanto isso a vocês de coração , um abraço meus irmão ❤

Mauricio Rodrigues

Olá meu nome é Maurício tenho TAG desde 2011 que fui diagnosticado. Uso Alprazolam de 1mg 2 vzs ao dia e ao acordar tomo escitalopram de 10mg. Me dou bem coms os medicamentos mas sei que não posso mais viver sem eles. Se paro de tomar fico muito debilitado com muita sudorese meu corpo treme todo que chego a sentir meus órgão por dentro tremer meu suor é gelado minhas mãos treme muito e fico muito triste e com vergonha de outras pessoas me veem suar taccardia muita chego ficar sem saber respirar as vezes fico muito triste em pensar que vou ficar refem desses medicamentos vou ao psiquiatra mas as consultas são muito rápidas e não vejo muita eficácia pois vou mais pra pegar receita e to sentindo que minha ansiedade tá aumentanto e não quero aumentar doses de medicamento não sei o que fazer to muito triste com essa situação muito obrigado pela atenção e aguardo uma resposta.

Cuidados Pela Vida

Oi Mauricio, tente aliar suas consultas também com o psicólogo, assim ele poderá te ouvir, entender o seu caso, e te ajudar da melhor maneira possível. Abraços.

Dioguina

Ola eu tive sidrome panico depois disso tenho ansiedade tive alta do psicologo e agora volto ansiedade e pior que nao consigo psicologo no sus nem passa outro medico me disse que so ano que vem to sofrendo fico com tontura vista embaralhada vivo correndo pra casas dos vizinhos

Nayanne

Boa noite ja a seis meses q fasso tratamento de ansiedade com o clinico essa semana voltei pra ele e me passou para tomar paroxetina e minha situaçao so piorou.hoje nao tomei mas fui trabalhar e voltei o que fasso?

Cuidados Pela Vida

Oi Dioguina, tente realizar uma consulta com o clínico para que ele possa te encaminhar para o psicólogo ou psiquatra, quem sabe assim a consulta seja antecipada. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Nayanne, tente marcar uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Josenildo

Sinto muita dor na nunca porém as vezes ando de um lado para outro cansado só quero a cama me sinto muito tonto a comida não desce meus olhos estão sem cor dor nos braços mais to lutando correndo falando mais cm a família VC pode me ajudar ?

Thais

Eu fui diagnostica a uns 10 meses com síndrome do pânico9 no ato da doença eu trabalhava fiquei em depressão também e a empresa me colocou pelo INSS . Mas depois de uns 4 meses a empresa me mandou embora porque uma vez na semana eu tinha que sair mas cedo para a minha consulta no psicólogo enfim eu usava o plano da empresa para meu tratamento enfim eles me mandaram embora hoje tenho que pagar consultar toda vez que vou . Mas sabe um médico que te cura de graça sem pagar nada e a cura é natural ? Esse médico é Deus . Comecei ir para a igreja ai sim eu comecei a dormir em paz fazer tratamento é necessário sim sem dúvida mas so o todo poderoso pode te dar a cura .

Cuidados Pela Vida

Oi Josenildo, marque uma consulta com o médico e relate os seus sintomas, assim ele poderá te indicar o tratamento adequado para o seu caso. Melhoras.

Elisabeth Habeck

Eu sofro de transtorno de ansiedade faz um ano. Estou tomando medicamento e fasso exercicíos todos os dias. Más oq continua me encomodando são os sintomas fisicos que são falta de ar, fadiga oq devo fazer?

Cuidados Pela Vida

Oi Elisabeth, retorne em consulta com o médico que a acompanha e relate para ele os sintomas que permanecem, assim ele poderá verificar se há necessidade de manutenção no tratamento. Abraços.

Nathalia

Boa noite meu nome é Nathalia tenho 24 anos , a mais ou menos 2 meses de fui diagnosticada com esse problema de ansiedade , eu sinto muitas dores no corpo e durante uma última crise essa semana fui a emergência e a medica disse que eu também tenho a fibromialgia a minha psiquiatra não comentou isso durante a consulta eu gostaria de saber se essas duas doenças estão associadas , porque estou fazendo o tratamento com douloxetina 60 mg a clínica geral que me atendeu na emergência disse que normalmente pacientes que tem fibromialgia tomam esses medicamentos, e além disso eu tomo Zolpidem para insônia e minha psiquiatra passou um calmante o frontal para esses momentos repentinos de crise porque eu não posso passar stress ou nervoso qualquer tipo de emoções boas e ruins acabam fazendo com que tenha crises , e além da terapia com a psicóloga existe algum tipo de terapia ocupacional , que eu possa fazer para ajudar a ficar mais tranquila ???? Desde de já agradeço a atenção

Layane Gessy

A um ano fui diagnosticada com ansiedade generalizada fiz tratamento durante 9 meses porém parei com os remédios toda noite eu sinto como se fosse me dar uma crise ai acabo tomando um rivotril pra dormir.Os sintomas só sinto a noite tristeza preocupação tenho med o de evoluir para uma depressão.Sera que é melhor eu voltar a tomar os medicamentos? Não quero ficar dependente

Mario

Oi tudo bem venho sofrendo de anciedade desde 2013 apareceu do nada agora coisas que eu fazia com facilidade não faço mais os sintomas são medo irracional suor intenso quando chego no lugar que tem pessoas fico muito nervoso e suando muito sinto o coração batendo forte fraqueza insônia traduzindo tá acabando com a minha vida social porque antes eu era mulherengo agora morro de medo.queria muito saiu dessa muito obrigado pela atenção.

Virgilio

Bom dia olha me apercebi que sempre fui ansioso principalmente em situações socias tinhas pequenos ataques de panico mas nunca dei tanta importancia seguia com a minha vida so quando me deu com maior intencidade e foi na rua q e começei a me preocupar demais sempre que ia na rua sentia me estranho em casa tabem mas na rua era pior então comecei a evitar sair e esse foi o meu erro e horrível viver assim eu durmo muito mas tinhas dias que tinha dificuldades de dormir ainda ñ tive a chance de procurar um psicólogo mas ja marquei a consulta o cardiologista que procurei antes me deu alprazolan que me fez mais mal do que bem e tambem nunca gostei da ideia de tomar remédios porisso investiguei outras formas de tratamentos que acho mais saudável fiz mudanças na minha vida mas ñ tem sido facil as vezes eu saio de casa mas o corpo e a mente fica a lutar para voltar ñ e fácil mas tenho que aprender a dominar isso e a minha força e que a minha mãe também ja teve isso e superou eu nem sabia so quando lhe contei o que estava acontecendo comigo e que ela me disse que teve isso a muito tempo quando eu era pequeno se ela superou tambem posso sei que ñ será uma batalha facil porq tudo q fazia antes agora passou a ser uma grande batalha as vezes quando estou a fazer algo sendo observado por pessoas estranhas sindo as mãos a tremer fico sem controle as vezes ate escrever em frente de estranho sempre fui meio tímido mas nunca tive esses problemas antes, agora quando estou a ter pânico ja ñ luto aceito tudo que sinto ñ e facil mas e a melhor forma de lidar com ela as vezes quando estou numa situação que me apetece corre fico mesmo la ha dias tive que subir no elevador coisa que tambem detesto pensei o que de pior pode acontecer ter ataque de pânico?Eu ja tenho mesmo isso então subi meio nervoso mas nem chegou perto daquele pânico que temia e me sinti bastante bem depois disso por isso o meu conselho é ñ desistam procurem todo tipo de ajudam que precisarem ñ escondam voçe ñ pediu para ter isso todos temos as nossas limitações e fortes são aqueles que admitem vivam as vossas vida ñ transformem a ansiedade num vicio e quando ela surge ñ lutem assim ñ ficarão obcecado com as sensações hoje eu durmo normalmente tenho saído bastante as vezes acompanhando sítios próximos vou sozinho mas e um passo de cada vez superem e outra coisa voçes podem tomar remédios fazer terapia mas procurem o maior dos psicólogos Jesus Cristo e dai onde fira a vossa força….Quem quiser trocar experiências ai esta o meu imail:virgiledmondgreen@gmail.com

Sandra

Boa noite, eu tenho transtorno de ansiedade e tomo o remédio serenata de 50 mg, mais ultimamente tenho tido crises ,fico muito nervosa e suo frio e com tremedeiras.

Ediana

tbm sofro de Ansiedade deste que eu mim conheço sempre palpitações mas nunca dei muita importância, então cada vez meu coração foi batendo em ritmo mais acelerado quando completei 16 anos meu coração estava muitíssimo acelerado eu procurei cardiologista fiz um checape ele diagnosticou Ansiedade, até aí ninguém deu muita importância pelo exames não ter dado nada….fiquei esse tempo todo levando uma vida desconfortável com palpitações e cada vez mais foi piorando minha pressão começou a aumentar, dores no peito irritabilidade…..hoje estou com 22 anos aceitei que sou uma pessoa ansiosa que preciso de ajuda faz duas semanas que tive uma crisse forte de Ansiedade com ânsia de vômito tonturas, palpitações qualquer problema pessoal consegui mim abater….então vou procurar ajuda de um especialista um psicólogo tbm ñ quero viver dependentes de remédios eu acredito que eu consigo lidar com isso é viver bem por mais difícil que seja não vou mim Deixar abater!vou realizar um novo checape pois tenho que devido a muito tempo ansiosa com palpitações possa ter algum problema Cardíaco!!Muitas pessoa é ansiosa não sou a única nem a primeira quero mim sentir vem ser feliz e vida que segue!!Ansiedade depressão não é falta de Deus…Quero ser aquela a ajudar e não ser ajudada…Em breve começarei a fazer psicologia e quero ajudar muita gente….quem quiser trocar experiência email:edianasilvanascimento@gmail.com

Jessica

Ola me chamo Jéssica tenho 21 anos, Faz Alguns meses que estou sofrendo. Com alguns sintomas, que as vezes Aparecem Do nada. Palpitações, Ânsia de vomito, Sinto que vou desmaiar, Algo na minha garganta que não sair. E pior Eu não consigo me alimentar. Ultimamente Quando Estou assim só vem pensamentos ruins. Tenho uma bebê de 6 meses. E penso que vou morrer e deixar minha filha..Ainda Não procurei ajuda, Mais estou Sem Aguentar Mais. Estou perdendo peso! Alguém mais aí fica assim ? Sera que isso é mesmo Ansiedade ?Abraços !

Cuidados Pela Vida

Oi Jessica, orientamos você a realizar uma avaliação com o especialista. Abraços.

Jaqueline

Oi. Eu sofro com o transtorno , se agravou porque não consegui psicológo ainda , tenho medo de morrer ou perder alguém o tempo todo. Tudo que faço penso que vaí morrer e não vai adiantar nada fazer. UmA coisa tão ruim , um desânimo. Me dá dor da barriga , coração acelera , sinto medo que da vontade de gritar ou sair correndo. Mente turbilhada o tempo todo. Tenho 2 filhos e as vezes penso que morrer é olução

Cuidados Pela Vida

Oi Jaqueline, tente não pensar nisso. Enquanto aguarda a consulta com o psicólogo tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem. Abraços.

Maria Thais dos Santos

Nao aguento mais essa tremedeira suor nas maos palpitacoes no coracao cansaco dor de cabeca tontura e esses medos

Cuidados Pela Vida

Olá Maria Thais, faça uma avaliação com o psiquiatra ou psicólogo para que possam te auxiliar. Melhoras.

Beatriz

Oi tudo bem ? Você conhece algum médico bom pra diagnosticar e fazer esse acompanhamento de ansiedade na região dos lagos mais especificamente São Pedro da aldeia ou cabo frio ? Obrigada

Horácio

Tô sentindo nervosismo interso, oque devo fazer?

Cuidados Pela Vida

Oi Beatriz, a Dra. Paula Rafaelle Alves de Lima atua no Estado do Rio de Janeiro (CRM-RJ 52.98519-8). Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Horácio, marque uma avaliação com o médico especialista, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Lauriana

Olá, sofro com ansiedade a quase 5 anos, faço uso de Exudos 15 mg e tomar em 50 e mesmo assim tem oscilações e muito ruim, na TPM fico pior é normal?

Cuidados Pela Vida

Oi Lauriana, os pacientes cadastrados no medicamento Exodus possuem um benefício a mais, um acompanhamento com profissionais de saúde 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Exodus. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.