Ansiedade moderada: quais características diferem esse quadro da ansiedade leve?


  • +A
  • -A

A ansiedade leve é aquela considerada normal, ou seja, que todas as pessoas têm no curso de suas vidas. É ativada quando ocorre uma situação que gera tensão, insegurança ou medo. Já a ansiedade moderada, assim como a grave, pode ser classificada como um transtorno, ou seja, exige tratamento específico pois os sintomas são mais severos.

O transtorno de ansiedade contempla as ansiedades de nível moderado a grave, enquanto a ansiedade normal vai de leve a moderada. Como existe variação entre os sintomas e as classificações, fica mais fácil dividir entre ansiedade normal (leve) e transtorno de ansiedade (grave)”, explica o psiquiatra Fernando Verçosa.

Ansiedade moderada prejudica significativamente a qualidade de vida do paciente


Em outras palavras, a ansiedade leve ou normal é uma resposta do organismo, uma maneira dele avisar que é preciso ter atenção e cuidado para uma eventual situação de perigo. Pode-se dizer que está ligada ao instinto de sobrevivência. Contudo, quando isso se apresenta de forma mais intensa, atrapalhando a qualidade de vida e a capacidade de concentração, passa a ser considerado patológico.   

“O transtorno de ansiedade traz prejuízo e interfere negativamente na vida diária da pessoa. Traz consigo sintomas de angústia associados com sintomas físicos, como dores, e medo exagerado de questões rotineiras, como exemplo pavor de sair de casa ou de frequentar locais públicos”.

Tratamento  do transtorno de ansiedade


O tratamento do transtorno de ansiedade é feito com a combinação de psicoterapia e uso de medicamentos específicos, incluindo antidepressivos. Além disso, é legal passar a ter um estilo de vida mais saudável, caso ainda não tenha.
Evitar o consumo de álcool e cigarro, reduzir a cafeína, e apostar em técnicas de relaxamento, alimentação saudável e exercícios físicos é recomendado.  No entanto, é importante que você procure um médico, que vai diagnosticar o quadro com precisão e recomendar o tratamento adequado.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fernando Verçosa Marinho

Dr. Fernando Verçosa Marinho

Psiquiatria

CRM: 20870 / SC

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Ansiedade moderada: quais características diferem esse quadro da ansiedade leve?"

Helia

Eu tenho ansiedade tem noite que n consigo dormir fico anciosa até qdo tenho que sair fazer alguma coisa na rua ja é motivo de n dormir chego a ficar com dor no corpo ok fazer pra eu melhorar …obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Helia e Terezinha, quando o paciente não consegue ter controle das suas preocupações é preciso procurar ajuda especializada. Realize uma consulta com o psiquiatra ou psicólogo. Melhoras.

Terezinha preis

Sofro muito com ansiedade sempre tenho a sensação que vai acontecer algo ruim

Josélia

A reportagem não especificou quais são os sintomas que diferem a ansiedade leve da moderada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josélia, a ansiedade leve ou normal é uma resposta do organismo, uma maneira dele avisar que é preciso ter atenção e cuidado para uma eventual situação de perigo. Pode-se dizer que está ligada ao instinto de sobrevivência. Contudo, quando isso se apresenta de forma mais intensa, atrapalhando a qualidade de vida e a capacidade de concentração, passa a ser considerado patológico. Abraços.

Aldinete Maria bermudes

Tive uma crise de ansiedade em agosto fiquei com coração acelerado dor na nuca dor de cabeça e pressão subiu achei que tava infartando fui ao cardiologista fiz uma porção de exames e não tenho nada no coração o médico disse que é ansiedade e depressao com síndrome de pânico. Resumindo tô tomando remédio de pressão e antidepressivo e calmante. Nunca tinha sentido isso antes é horrível é um sentimento de dor sofrimento tristeza e angústia fui medicada e agora tô bem porém quero parar e não consigo só Jesus pra entender.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aldinete, não fique triste, com o tratamento adequado você pode superar. Segue para você o link de uma de nossas matérias de superação: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/ansiedade-medicamento-yoga

Alisson

Olá, Sofro com constantes tensões no braço esquerdo, as vezes na nuca, as vezes na perna. Sinto dor no peito esquerdo, frequentes gases e estufamento no estomago. Estou calmo mas o corpo fica como não querer desligar e as pernas ficam naquele famoso tic nervoso. As vezes pensamentos de que algo ruim vai acontecer.Fui a uma psicologa e me falou que eu não tinha nada e que era pra mim aproveitar a vida e passear. Entendi nada rsrsrsr.

Mary

Olá,Eu sofro muito com a ansiedade às vezes me dá crises a pressão abaixa e eu fico co muito medo, uma sensação de morte.estou tomando calmantes, eu não quero isso pra mim e nem pra ninguém é horrível!

Damiana matos

Oi bom dia acredito q seja a pior doença minha vida acabou a única coisa q queria e ser eu d novo sempre fui uma mulher resolvida hoje sou um nada n pra mim sair de casa pra fazer minhas entregas e uma batalha com medo n sei d q meu coração doi tenho palpitação tremor nas carnes de todo corpo tenho falta de ar tudo isso pra fazer pequenas coisas do dia a dia.a Damiana de antes morreu e nasceu a Damiana nada q n consegui mais nem ser mulher nem mim arrumar consigo mais n gosto quando mim arrumo olham pra mim e chegam mim elogiando.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Damiana, não desanime, muitas pessoas conseguiram se recuperar quando seguiram tratamentos e também quando encontraram atividades estimulantes e prazerosas; tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem, além de realizar o devido acompanhamento médico. Melhoras.

Leia

Olá ,tenho tido crises de anciedade , sensação de estar com nó na garganta as vezes parece q estou sendo sufocada e a noite tenho dificuldade pra dormir pois essa sensação de nó na garganta me deixa com falta de ar e incomodada. Essa é a anciedade leve ou moderada?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leia, a ansiedade leve pode provocar dificuldades para se concentrar nos estudos e no trabalho, além de causar problemas para dormir, seja interrompendo o sono ou atrapalhando sua chegada. Nos casos de ansiedade moderada e grave, esses sintomas são ainda piores, atrapalhando fortemente a rotina e podendo até gerar sintomas físicos, como dor de cabeça e tremedeiras. Marque uma consulta com o médico especialista para que ele avalie os seus sintomas e indique a conduta adequada. Abraços.

Gladis

Ent ….eu nunca fui em um medico descobrir oq realmente tenho …mas tem noites q eu deito na cama e n consigo dormir ….passo a noite toda acordada meu coração acelera ….sinto falta de ar ….e começo a chorar sem parar …ate chegar ao ponto de me automutilar …..Fico com medo de isso piorar já pensei várias vezes em suicídio e ate já tentei uma vez….n sei oq fazer n sei oq eu tenho ….me ajuda por favor ….Obg….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gladis. Estes sintomas enquadram-se no grupo de sintomas de depressão estipulado pelos profissionais da saúde, entretanto são poucas informações, e somente uma consulta presencial poderá diagnosticar, com certeza, se é ou não um quadro de depressão, o primeiro passo é dirigir-se a um especialista, para que faça as verificações necessárias. Aconselhamos que vá imediatamente a um médico para que ele possa prescrever um tratamento o mais rápido possível, para evitar, se for o caso, que o quadro piore. Estamos torcendo pela melhora da senhora! Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.