Por que a ansiedade pode atrapalhar a capacidade de concentração?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a ansiedade pode atrapalhar a capacidade de concentração?

O aumento dos níveis de ansiedade é um problema de saúde que deve ser tratado com a ajuda de um psiquiatra. Existem, na verdade, diversos transtornos psiquiátricos, chamados de distúrbios de ansiedade, que se caracterizam por esse exagero da ansiedade, que pode gerar também, entre outros sintomas, uma piora na capacidade de concentração.

Diminuição da concentração é um dos sintomas dos transtornos de ansiedade


“A falta de concentração é um dos critérios diagnósticos do transtorno de ansiedade generalizada, assim como preocupação excessiva, irritabilidade, alteração de sono e inquietação”, informa a psiquiatra Paula Alves. O indivíduo se preocupa demais com seus problemas e,
muitas vezes, apresenta sintomas físicos, como tremedeiras e tensão muscular.

Com tanta informação circulando na mente, é difícil para o paciente ansioso deixar as preocupações de lado e se concentrar em apenas uma atividade. Eventos de grande impacto, como perda de emprego, morte na família e divórcio, associados à ansiedade, também podem atrapalhar a capacidade de concentração e devem ser analisados por um médico.

Falta de concentração atrapalha no rendimento no trabalho


A dificuldade de concentração pode ser percebida por amigos, familiares e colegas de estudo e trabalho, já que o organismo dá alguns sinais. “O indivíduo pode apresentar
queda no rendimento no trabalho ou na escola, dificuldade de concluir tarefas e sensações de ‘branco na mente'”, alerta a especialista.

A melhor forma de tratar a dificuldade de se concentrar é procurar o auxílio de um psiquiatra. “Com o tratamento correto e controle dos sintomas, espera-se uma consequente melhora da concentração”, afirma Paula. O tratamento da ansiedade é feito com psicoterapia e uso de medicações, mas hábitos saudáveis, como prática de yoga e exercícios físicos, também são importantes.

Dra. Paula Alves é psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-98519-8

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Por que a ansiedade pode atrapalhar a capacidade de concentração?"

Neusa Ap. da Silva Souza

Boa tarde, sofro de andiedade desde q me conheco por gente , faz dois ano e meio q me trato com psiquiatria com remedios , mas nao consigo me livrar desse mal , o que devo fazer???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neusa, é importante que você faça um acompanhamento periódico com o médico especialista, assim ele poderá acompanhar sua evolução e realizar as manutenções necessárias no tratamento. Melhoras.

Paula

Eu sofro desse mal.😢Faço tratamento cm psiquiatra desde 2013 e não estou vendo melhoras. Fui fumante por 33 anos e tomo Dekopene.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paula, é importante fazer um acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá reavaliar o tratamento e fazer as alterações necessárias. Melhoras.

Anna Luiza

Eu me acho Anna, e toda vez que meus pais saem eu sinto que eles podem não voltar,e que eu ficarei sozinha para sempre, Minha mãe saiu para seu trabalho para arrumar sua escola para uma festinha,Eu estou tendo um ataque das Ela saiu exatamente as 15:48 e nao voltou ate agora ela trabalha em outra cidade, praticamente e minhas mãos estão suando frio meus pés também só se passam coisas ruins em minha cabeça justamente por que suas colegas de trabalho não atendem o celular e ela também não meu coração está doendo estou chorando minha boca está seca e já vomitei 2 vezes estou morrendo de medo e ninguém me entende 😢😢 Quero gritar e ir de pé até a cidade onde ele tá estou com medo… Remédio nenhum me ajuda nem músicas nem jogos nada me acalma… Shawn me representou muito em sua nova música In My Blood…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Anna Luiza, você já conversou com sua mãe sobre isso? O ideal é que ela te acompanhe em uma consulta com o psicólogo para que ele possa te ajudar. Abraços.

Jusara

Minha filha sofre por ser anciosa perde noite sem dormir .oque devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jusara, leve-a para uma consulta com o psiquiatra ou psicólogo, eles poderão indicar um tratamento para tratar a ansiedade dela. Abraços.

Jonathan Santos

O remédio pra alma deve ser prescrito por profissionais altamente qualificados. A Psicologia parece ser um caminho. Mas o paciente tem que se ajudar, senão o caminho será de muitos sofrimentos…

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.