O que fazer para ajudar quem sofre com tipos leves de ansiedade?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- +A
- -A
Apesar de a ansiedade ser bastante benéfica para o corpo humano, ela também pode atrapalhar o dia a dia quando se apresenta de forma exagerada. Os transtornos de ansiedade podem ser tratados com o auxílio de profissionais especializados, mas a própria família e também os amigos podem ajudar quem sofre com os tipos leves de ansiedade.
Atividades físicas com amigos ajudam a aliviar a ansiedade
São muitas as formas de ajudar, como explica o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt: “Buscando estimular exercícios, praticar esportes, sair com estes amigos para conversar e buscar atividades sadias”. Ser sempre positivo, se colocar no lugar do outro e estar sempre aberto ao diálogo diante de alguém com ansiedade são atitudes que ajudam a criar um ambiente mais receptivo e, consequentemente, a aliviar os sintomas.
Muitas pessoas que sofrem com problemas de ansiedade, estresse e depressão demoram a perceber que estão passando por um período conturbado e que precisam de auxílio psiquiátrico. Nestes casos, amigos e familiares podem estimular alguém próximo a procurar ajuda profissional e, caso necessário, iniciar um tratamento.
Pressão de amigos e familiares pode piorar quadro de ansiedade
Por outro lado, qualquer cuidado com as palavras é pouco, já que pessoas próximas também podem provocar uma piora no quadro de ansiedade. “Amigos podem dar ‘dicas’ a partir do que fariam e, por vezes, a pessoa pode se sentir pior porque não se sente capaz de tomar uma decisão simples, por exemplo”, afirma o especialista.
Em outros casos, algumas pessoas que não entendem ou não conhecem a complexidade dos transtornos psiquiátricos acabam minimizando os problemas de ansiedade. “Dizem que é bobagem, que vai simplesmente passar e, se a pessoa não estiver bem, pode se sentir mal em procurar ajuda”, alerta Calcagno.
Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 19 comentários para "O que fazer para ajudar quem sofre com tipos leves de ansiedade?"
-
Patricia
Dr eu percebi que nos últimos anos q quando me ataca a anciedade acabo comendo tudo e depois fico com remorço e com esse ataques acabo não consigo manter o meu foco na minha reeducação q médico eu procuro
-
Marta celeste
A minha ansiedade me trás uma pressão no rosto,os lábios queimam e sinto uma pressão e não dor no estômago.
-
Adriana
Mim ajuda preciso estou morrendo
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Adriana, conviver com alguma doença não é razão para vergonha, já que essa realidade é comum para muitos brasileiros. A ansiedade é tratável e, assim, é possível e esperado que as pessoas levem suas vidas normalmente. No entanto, para que isso aconteça, é importante que você obtenha o controle de sua doença e dos seus sintomas, seguindo à risca o tratamento proposto pelo médico. Nem sempre o caminho será fácil, mas é necessário enfrentar as dificuldades para que você possa levar uma vida normal. Abraços.
-
Yasmin
Ola dr minha filha tem 12 anos e deu sindrome do panico aos 8 do ambiente escolar fez acompanhamento com psicologa e psiquiatra tomou o certralina 1 ano e parou por tres meses mes passado veio outra crise e na semana passada comecei a dar o remedio novamente estava se quiexando de dor no estomago, levei em uma medica passou remedio p tomar p estomago junto com o certralina sempre fala estou sentindo uma coisa ruim e eu converso muito com ela oro e muito ansiosa deu sindrome de agorafobia não consegui ficar em lugar com muita gente o q devo fazer nesse caso
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Yasmin, o ideal é que você leve sua filha novamente para uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento que ela vem utilizando. Ele poderá indicar outras formas de tratamento, como por exemplo, a psicoeducação, que ajudará sua filha a entender o que acontece e a controlar os ataques de pânico. Continue conversando com ela como você faz, para que ela perceba que você estará sempre ali para ajudar. Abraços.
-
Maria Paula Feitosa
Muito bom esse conteúdo sobre ansiedade. Eu meio que tenho ansiedade de algo em que as vezes vou realizar como por exemplo algo relacionado a faculdade. Acho que é um fator que me prejudica pois logo vem os pensamentos negativos, as preocupações e as angústias. Gostaria muito de passar em algum psicólogo pra analisa esse meu caso mas não sei o que exatamente minha família iria achar .
-
Lilian Araújo
Obrigada por essa matéria. Não sei se irá ajudar minha família a entender meu problema, que é justamente esse! Ansiedade. Vejo sempre as pessoas me falarem: espera deixa eu terminar de falar, de fazer etc. Fico com vergonha, é evidente para os outros e até para mim a minha ansiedade. Dr por favor, qual o especialista que o senhor recomenda eu procurar?? Desde já agradeço pela atenção.
-
Thiago
Por conta de um relacionamento, uma pressão sobre mim sobre casamento Um belo dia eu acordei com falta de ar fiquei assim uns ,2 dias , logo depois comecei a chora , fiquei chorando 4 dias com .muita ansiedade e diarréia Por conta do desemprego e esse casamento que tava me fazendo muita pressãoEntão comecei ir a igreja , assistir filmes , anda de bicicleta tomamdo chá de melissa , louro entre outros chás Vai fazer 2 meses que não tenho mais crise , na verdade eu nunca tive isso na vida depois desse relacionamento eu tive pela primeira vez , Hoje como me sinto ?Ainda me sinto ansioso as vezes durante o dia quando penso no casamento , mais quando tou fazendo algo nem lembro que passei por isso Eu conversei muito sobre meu problema com pastores da igreja e amigos e família Eu devo procurar um psicólogo ?Estou livre da ansiedade ? O que devo fazer para nunca mais ter esse problema ?Eu não me isolei Minhas noites de sono não foi afetada durante a criseMinha alimentação normal Não tive irritabilidadeSó tive ansiedade , falta de ar , choro por 4 dias mais eu não chorava o dia todo era só alguns minutos aí eu conversava com minha mãe tomava um chá e passava
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Thiago. É importante conversar com um especialista sobre estes episódios, quando a ansiedade se apresenta de forma mais intensa e complexa do que nas suas formas leves e moderadas, se torna necessário iniciar um tratamento, que pode envolver medicação, psicoterapia e até mesmo a prática de atividades físicas, como o yoga. Abraços.
-
Thiago
Bia noite,acho k sofro de ansiedade, depressão ou síndrome do panico,pois tenho medo de morrer,palpitações e coração acelerado,apesar de ter feito saturação e está 100 %….eu estou com o vírus faz 13 dias e apesar de estar com a saturação boa,tenho dificuldade para respirar,pois ainda tenho desvio de septo…a pergunta e ,posso tomar um calmante chamado sintocalmy,receitado pelo médico ou baixa a imunidade?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.