O que fazer para ajudar quem sofre com tipos leves de ansiedade?


  • +A
  • -A

Apesar de a ansiedade ser bastante benéfica para o corpo humano, ela também pode atrapalhar o dia a dia quando se apresenta de forma exagerada. Os transtornos de ansiedade podem ser tratados com o auxílio de profissionais especializados, mas a própria família e também os amigos podem ajudar quem sofre com os tipos leves de ansiedade.

Atividades físicas com amigos ajudam a aliviar a ansiedade


São muitas as formas de ajudar, como explica o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt: “Buscando estimular exercícios, praticar esportes, sair com estes amigos para conversar e buscar atividades sadias”. Ser sempre positivo, se colocar no lugar do outro e estar sempre aberto ao diálogo diante de alguém com ansiedade são atitudes que ajudam a criar um ambiente mais receptivo e, consequentemente, a aliviar os sintomas.

Muitas pessoas que sofrem com problemas de ansiedade, estresse e depressão demoram a perceber que estão passando por um período conturbado e que precisam de auxílio psiquiátrico. Nestes casos, amigos e familiares podem estimular alguém próximo a procurar ajuda profissional e, caso necessário, iniciar um tratamento.

Pressão de amigos e familiares pode piorar quadro de ansiedade


Por outro lado, qualquer cuidado com as palavras é pouco, já que pessoas próximas também podem provocar uma piora no quadro de ansiedade. “Amigos podem dar ‘dicas’ a partir do que fariam e, por vezes, a pessoa pode se sentir pior porque não se sente capaz de tomar uma decisão simples, por exemplo”, afirma o especialista.

Em outros casos, algumas pessoas que não entendem ou não conhecem a complexidade dos transtornos psiquiátricos acabam minimizando os problemas de ansiedade. “Dizem que é bobagem, que vai simplesmente passar e, se a pessoa não estiver bem, pode se sentir mal em procurar ajuda”, alerta Calcagno.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "O que fazer para ajudar quem sofre com tipos leves de ansiedade?"

Andressa

Sofro com ansiedade mim ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andressa. Ansiedade é um problema que atinge muitas pessoas e que na maioria dos casos não sabemos como agir. Por isso recomendo sempre a ajuda médica, pois cada pessoa reage de um jeito particular. Abraços

Patricia

Dr eu percebi que nos últimos anos q quando me ataca a anciedade acabo comendo tudo e depois fico com remorço e com esse ataques acabo não consigo manter o meu foco na minha reeducação q médico eu procuro

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Patricia. Recomendo que você procure um nutricionista ou um psicólogo. Abraços

Marta celeste

A minha ansiedade me trás uma pressão no rosto,os lábios queimam e sinto uma pressão e não dor no estômago.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marta Celeste, necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Procure uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Adriana

Mim ajuda preciso estou morrendo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, conviver com alguma doença não é razão para vergonha, já que essa realidade é comum para muitos brasileiros. A ansiedade é tratável e, assim, é possível e esperado que as pessoas levem suas vidas normalmente. No entanto, para que isso aconteça, é importante que você obtenha o controle de sua doença e dos seus sintomas, seguindo à risca o tratamento proposto pelo médico. Nem sempre o caminho será fácil, mas é necessário enfrentar as dificuldades para que você possa levar uma vida normal. Abraços.

Yasmin

Ola dr minha filha tem 12 anos e deu sindrome do panico aos 8 do ambiente escolar fez acompanhamento com psicologa e psiquiatra tomou o certralina 1 ano e parou por tres meses mes passado veio outra crise e na semana passada comecei a dar o remedio novamente estava se quiexando de dor no estomago, levei em uma medica passou remedio p tomar p estomago junto com o certralina sempre fala estou sentindo uma coisa ruim e eu converso muito com ela oro e muito ansiosa deu sindrome de agorafobia não consegui ficar em lugar com muita gente o q devo fazer nesse caso

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Yasmin, o ideal é que você leve sua filha novamente para uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento que ela vem utilizando. Ele poderá indicar outras formas de tratamento, como por exemplo, a psicoeducação, que ajudará sua filha a entender o que acontece e a controlar os ataques de pânico. Continue conversando com ela como você faz, para que ela perceba que você estará sempre ali para ajudar. Abraços.

Maria Paula Feitosa

Muito bom esse conteúdo sobre ansiedade. Eu meio que tenho ansiedade de algo em que as vezes vou realizar como por exemplo algo relacionado a faculdade. Acho que é um fator que me prejudica pois logo vem os pensamentos negativos, as preocupações e as angústias. Gostaria muito de passar em algum psicólogo pra analisa esse meu caso mas não sei o que exatamente minha família iria achar .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Paula, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Não deixe de se consultar com um especialista por receio do que os outros vão pensar, o cuidado com sua própria saúde não deve ser motivo de vergonha. Abraços.

Lilian Araújo

Obrigada por essa matéria. Não sei se irá ajudar minha família a entender meu problema, que é justamente esse! Ansiedade. Vejo sempre as pessoas me falarem: espera deixa eu terminar de falar, de fazer etc. Fico com vergonha, é evidente para os outros e até para mim a minha ansiedade. Dr por favor, qual o especialista que o senhor recomenda eu procurar?? Desde já agradeço pela atenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lilian, você procurar o auxílio de uma psiquiatra ou psicólogo. Abraços.

Carmen Marques

Bom dia!Ótimo e obrigada por nos orientar.Sou cuidadora de pessoas com Esquizofrenia cronica.Se puder enviar orientações eu agradeço.Muito excelente.Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carmen, que bom que tem gostado das matérias, e olha temos muitas sobre esse assunto na página, da uma olhada, sei que vai gostar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.