Quais são os possíveis passatempos para quem tem doença de Alzheimer?

  • +A
  • -A

O mal de Alzheimer (doença de Alzheimer) é o tipo mais comum de demência, grupo de doenças que diminuem a capacidade cognitiva e afetam o comportamento e a funcionalidade do paciente, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)¹. É importante que o idoso em tratamento dedique parte do seu dia a alguns passatempos. Quer saber o motivo? Continue lendo a matéria.

Pacientes com doença de Alzheimer devem ocupar seu tempo

 

“O tempo do paciente com doença de Alzheimer deve ser ocupado tendo em vista os seis pilares do cérebro saudável: atividade física regular, dieta saudável, sono repousante, estimulação cognitiva, controle dos riscos à saúde e interação social”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu. 

Para os exercícios físicos, é importante que a modalidade escolhida seja prazerosa para o idoso, mas respeite suas limitações físicas. Por isso, é importante conversar com um especialista antes de iniciar qualquer prática. 

Já as atividades de estimulação cognitiva devem trabalhar a memória e a criatividade, segundo o médico, já que uma das principais consequências do Alzheimer é a perda de memória recente. Alguns exemplos são leitura, jogo da memória, sudoku, quebra-cabeça, dominó, caça-palavras e jogo das diferenças. Relembrar o que foi feito ao longo do dia também pode ajudar. 

Como a família deve ajudar um familiar com Alzheimer?

 

Como a doença de Alzheimer compromete a capacidade cognitiva e a funcionalidade do paciente à medida que ocorre a progressão do quadro, Dr. Komatsu afirma que atividades relacionadas ao autocuidado e à administração da vida doméstica podem exigir supervisão e, no longo prazo, auxílio para que sejam realizadas.

Para estes pacientes, a presença da família e de um cuidador é fundamental, oferecendo auxílio no dia a dia. Segundo o geriatra, o cuidador deve, por exemplo, prestar atenção à dieta, que deve ser saudável, ajudar o idoso a ter um sono repousante, garantir que haja interação com amigos e familiares e fazer visitas regulares ao médico. 

  1. Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG): https://sbgg.org.br/em-dia-mundial-do-alzheimer-dados-ainda-sao-subestimados-apesar-de-avancos-no-diagnostico-e-tratamento-da-doenca/ 
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
alzheimer
envelhecimento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são os possíveis passatempos para quem tem doença de Alzheimer?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.