Qual médico é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer?


  • +A
  • -A

A doença de Alzheimer é bastante conhecida por causar problemas na memória, especialmente na memória recente, mas, com a progressão do quadro, também prejudica a comunicação e o humor dos idosos, o principal grupo afetado pelo transtorno. Procurar um médico para iniciar o tratamento da doença é a melhor forma de retardar seu avanço e controlar seus sintomas. 

 

Geriatras são os médicos que mais têm contato com a doença de Alzheimer

 

Leandro Minozzo é geriatra e é apaixonado por sua área de atuação. Diz que é suspeito para falar, mas acredita que os geriatras são os melhores profissionais para o tratamento da doença de Alzheimer. “Acho que o geriatra é um especialista muito competente para tratar o paciente e sua família. Digo isso porque os pacientes apresentam muitas outras doenças ao mesmo tempo“, afirma.

No entanto, o tratamento da doença de Alzheimer não é restrito à Geriatria. De acordo com Minozzo, psiquiatras que se dedicam ao estudo dos idosos e neurologistas, que estudam o cérebro humano, também são especialidades indicadas. O médico espera que os avanços na Medicina brasileira permitam que, daqui alguns anos, muitos clínicos gerais também saibam como tratar a doença.

 

Neurologistas e psiquiatras podem diagnosticar doença de Alzheimer

 

Essas especialidades podem ajudar a melhorar o bem-estar do paciente, começando por fazer o diagnóstico corretamente, diferenciando a doença de Alzheimer de outros tipos de demências, por exemplo. “Parece algo simples, porém temos quase 800 mil idosos brasileiros com demência e sem o diagnóstico. Já imaginou ter demência e não ser tratado de forma coerente, adaptada? Isso é uma baita violência sistêmica contra essas pessoas”, alerta o geriatra.

Já durante os cuidados com o idoso doente, é fundamental que o médico conheça os recursos disponíveis para o tratamento do paciente e receba colaboração de outros especialistas, devido à complexidade da doença de Alzheimer. Psicólogos, nutrólogos, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros são apenas alguns profissionais importantes para frear o transtorno.

 

Dr. Leandro Minozzo é geriatra, nutrólogo, mestre em Educação e graduado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). CRM-RS: 32053

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer
medico
psicologico
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual médico é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer?"

renata

Boa tarde minha mãe tem 76 anos em maio teve um AVC esquemico. Ela sempre morou comigo . E meu irmão mais velho mora em cima com sua familia. sou casada e tenho uma filha. Só que minha mãe devido ao AVC não se locomove mais sozinha e precisa usar fraldas e tomar remédios nas horas certas. solicitei ajuda do meu irmão pois como ele é taxista ficaria mais facil ele me ajudar a cuidar. Sendo que ele se recusou e hoje tive que largar emprego e faculdade para cuidar dela. Posso juridicamente de alguma forma obriga-lo a me ajudar não com dinheiro mais a cuidar. Já que mora tão perto e tem um horário flexível. Pois hoje não tenho mais vida vivo 24 para ela. não consigo nem ser esposa, nem mãe. O que posso fazer juridicamente ? Hoje eu, meu marido e filha estamos tendo que procurar Psicologo. Pois não estamos sabendo como lidar com esta situação

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Renata, somente um advogado poderá te informar oque se pode fazer juridicamente diante dessa situação. O estresse do cuidador é uma realidade incômoda, mas que pode ser contornada caso sejam adotadas algumas estratégias. Em primeiro lugar, deve-se aceitar ajuda, pois o cuidador também precisa respirar. Saber dizer ‘não’ aos pedidos que podem aumentar seu estresse é outra dica valiosa, informa a geriatra Aline Ferreira. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.