O que é demência? Só o Alzheimer pode provocar a perda de memória?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que é demência? Só o Alzheimer pode provocar a perda de memória?

Demência é o nome dado pelos médicos e profissionais da área de saúde a um conjunto de doenças. É um conceito guarda-chuva, que abriga uma série de doenças que provocam a perda de capacidades cognitivas, como a memória, e consequentemente, de funcionalidade. O mal de Alzheimer é o principal exemplo de demência, mas existem outros.

Outros tipos de demência podem afetar a memória


“Hoje, devido a mudanças recentes na nomenclatura, temos uma fase pré-demencial da doença de Alzheimer e isso confunde até mesmo os médicos na explicação”, afirma o geriatra Leandro Minozzo. Ele busca esclarecer a confusão com uma frase antiga: “todo Alzheimer como conhecemos é um
tipo de demência, mas nem toda demência é Alzheimer”.

A perda da memória, por exemplo, é uma das principais características do Alzheimer, mas existem outros problemas capazes de provocar o sintoma. Depressão, uso inapropriado de medicação, acúmulo de líquido no sistema nervoso, alterações na tireoide e outras demências, como a causada por pequenos ou grandes infartos cerebrais, também podem prejudicar a memória.

Receber o diagnóstico de Alzheimer é difícil para a família


A diferenciação entre o Alzheimer e outros tipos de demência é feita analisando como a doença se desenvolve, como explica o profissional: “Ela costuma iniciar de forma sutil, com
perda da memória recente. Os exames de imagem, em especial a ressonância magnética, auxiliam na diferenciação”. No entanto, segundo o médico, dizer à família que um parente tem Alzheimer não é uma tarefa fácil.

“Como disse, o principal tipo de demência é a causada pela doença de Alzheimer. Há médicos que têm um receio, um verdadeiro medo mesmo, de dizer que o paciente tem Alzheimer. A gente sabe que é algo pesado para a família. Atendo muitos pacientes que usam medicação para demência e cujas famílias não sabem que o quadro é Alzheimer”, destaca Minozzo.

Dr. Leandro Minozzo é geriatra, nutrólogo e mestre em Educação, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e atua em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 32053 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O que é demência? Só o Alzheimer pode provocar a perda de memória?"

Milene

Eu e minha família recebemos nessa semana o diagnostico que a minha mãe tem Alzheimer, já desconfiávamos dessa possibilidade mas ainda assim não estávamos preparados para ouvir esse diagnostico, estamos todos perdidos sem saber por onde começar e como lidar com ela. Muito triste!

Andrea

Meu pai foi diagnosticado como paciente no inicio de Alziemer. Foram tantas duvidas e resolvemos ter segunda opinião de profissional.Sera mesmo alziemer ou outro tipo demencia? Como devemos perceber da diferenca?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Andrea, a geriatra Daniela Fonseca afirma: “Para a confirmação do diagnóstico de Alzheimer, é necessário fazer uma avaliação cognitiva, além de exames laboratoriais e de imagem”, portanto é importante que consulte um médico especialista para saber o diagnostico e o tratamento adequado para seu pai.
Temos uma matéria sobre esse assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/alzheimer-exames-diagnostico
Abraços para você e seu pai

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.