Como são os cursos para cuidadores de pacientes com Alzheimer?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Leandro Minozzo
- +A
- -A
O mal de Alzheimer é uma doença que retira progressivamente a autonomia do idoso, comprometendo, inicialmente, sua memória e, eventualmente, as demais funções cognitivas, com impactos em sua capacidade de se vestir, se alimentar e fazer outras atividades do dia a dia. Por isso, o paciente precisa receber ajuda dos cuidadores, geralmente familiares próximos, que podem participar de cursos para aprender mais sobre a doença e sobre como atender às necessidades do paciente.
Cursos ajudam cuidadores a entender o mal de Alzheimer
De acordo com o geriatra e nutrólogo Leandro Minozzo, há diversos modelos de cursos para a área, envolvendo palestras e aulas com duração, linguagem e aprofundamento que variam bastante conforme o público. “O importante é que abordem temas como o diagnóstico, as estratégias de cuidado e como lidar com alterações psicológicas e comportamentais dos pacientes”, diz o médico.
Os cursos para cuidadores de pessoas com Alzheimer também devem ajudar a organizar a rotina do paciente, levando em consideração os compromissos de toda a família e inserindo atividades que podem ser realizadas para estimular as funções cognitivas do idoso. O funcionamento do tratamento e a importância do uso correto das medicações também devem integrar o conteúdo dos cursos.
Rotina de paciente com Alzheimer melhora depois de curso para cuidador
Antes dos cursos, muitos familiares não entendem a doença, o que pode comprometer o sucesso do tratamento. “O cuidador ideal é aquele que ampara e ao mesmo tempo leva vida e esperança ao idoso. Ele precisa de paciência, conhecimento, vontade de aprender e uma boa capacidade de comunicação. O cuidador se torna a principal referência de humanidade aos idosos adoecidos pelo Alzheimer”, explica Minozzo.
Os cuidadores, frequentemente, podem se sentir sobrecarregados, o que facilita problemas mentais e físicos. No entanto, segundo o médico, a troca de conhecimento promovida pelos cursos faz bem até para a saúde dos próprios cuidadores. “Pesquisas comprovam que participar desses cursos traz benefícios para o cuidador, pois ele adoece menos, desenvolvendo menos estresse e depressão ao longo do tempo”, afirma o especialista.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Leandro Minozzo
Geriatria
CRM: 32053 / RS
- 11 comentários para "Como são os cursos para cuidadores de pacientes com Alzheimer?"
-
Sou Adilson e gostaria de participar do curso!
Como fazer para participar do curso?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Adilson, segue o link de acesso a alguns vídeos com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/saude-mental
Abraços. -
monica fatima rocha dias
gostaria de fazer o curso de cuidador,minha mãe foi diagnosticada.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Monica, segue o link de acesso a alguns vídeos com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/saude-mental
Abraços. -
Maria dasDores Neves
Minha Queridíssima e Amada Mãe, tem ALZHEIMER,no início da doênça, foi impactante pois a primeira crise CATASTRÓFICA que ocorreu com ela foi durante o meu sono,quando de repente ela me acordou no meio da noite dizendo para eu levantar e chamar a polícia pois estavam algumas pessoas já falecidas lá na sala juntamente com meu pai, também falecido, é que viriam umas capangas pegá-lo aquela hora…😯😔🙁🤔A Priore fiquei assustada mas aos pouquinhos fui acalmando-a, dizendo-lhe que iríamos tomadas devidas providências , acordei minhas irmãs em suas casas…No começo chorava muito e ficava muito triste pois eu lembro desde a minha infância,por eu ser muito apegada com ela, pois meu pai era militar e vivia viajando na época, pedia para DEUS nas minhas orações para que minha MÃE nunca ficasse doente da mente…🙁Desde então, contornamos tudo com cautela levamos ela ao médico, o qual me parabenizou na época por ter agido com muita paciência , atenção e carinho a respeito da CRISE CATASTRÓFICA haja visto que na maioria das vezes nesses casos da DOÊNCA de ALZHEIMER na época (tem 08 anos /2010 ),as pessoas lidavam com pouco caso ou com certa ignorância e impaciência….Desde que soube da doênça de minha Mãe, devorei tudo quanto clube e livros, documentários, internet em fim tudo que se referia a doênça de ALZHEIMER pois PENSO que QUEM AMA CUIDA…
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.