Como são os cursos para cuidadores de pacientes com Alzheimer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como são os cursos para cuidadores de pacientes com Alzheimer?

O mal de Alzheimer é uma doença que retira progressivamente a autonomia do idoso, comprometendo, inicialmente, sua memória e, eventualmente, as demais funções cognitivas, com impactos em sua capacidade de se vestir, se alimentar e fazer outras atividades do dia a dia. Por isso, o paciente precisa receber ajuda dos cuidadores, geralmente familiares próximos, que podem participar de cursos para aprender mais sobre a doença e sobre como atender às necessidades do paciente.

 

Cursos ajudam cuidadores a entender o mal de Alzheimer

 

De acordo com o geriatra e nutrólogo Leandro Minozzo, há diversos modelos de cursos para a área, envolvendo palestras e aulas com duração, linguagem e aprofundamento que variam bastante conforme o público. “O importante é que abordem temas como o diagnóstico, as estratégias de cuidado e como lidar com alterações psicológicas e comportamentais dos pacientes”, diz o médico.

Os cursos para cuidadores de pessoas com Alzheimer também devem ajudar a organizar a rotina do paciente, levando em consideração os compromissos de toda a família e inserindo atividades que podem ser realizadas para estimular as funções cognitivas do idoso. O funcionamento do tratamento e a importância do uso correto das medicações também devem integrar o conteúdo dos cursos.

 

Rotina de paciente com Alzheimer melhora depois de curso para cuidador

 

Antes dos cursos, muitos familiares não entendem a doença, o que pode comprometer o sucesso do tratamento. “O cuidador ideal é aquele que ampara e ao mesmo tempo leva vida e esperança ao idoso. Ele precisa de paciência, conhecimento, vontade de aprender e uma boa capacidade de comunicação. O cuidador se torna a principal referência de humanidade aos idosos adoecidos pelo Alzheimer”, explica Minozzo.

Os cuidadores, frequentemente, podem se sentir sobrecarregados, o que facilita problemas mentais e físicos. No entanto, segundo o médico, a troca de conhecimento promovida pelos cursos faz bem até para a saúde dos próprios cuidadores. “Pesquisas comprovam que participar desses cursos traz benefícios para o cuidador, pois ele adoece menos, desenvolvendo menos estresse e depressão ao longo do tempo”, afirma o especialista.

 

Dr. Leandro Minozzo é geriatra, nutrólogo e mestre em Educação, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atua em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 32053 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Como são os cursos para cuidadores de pacientes com Alzheimer?"

Sou Adilson e gostaria de participar do curso!

Como fazer para participar do curso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Adilson, segue o link de acesso a alguns vídeos com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/saude-mental
Abraços.

monica fatima rocha dias

gostaria de fazer o curso de cuidador,minha mãe foi diagnosticada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Monica, segue o link de acesso a alguns vídeos com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/saude-mental
Abraços.

Maria dasDores Neves

Minha Queridíssima e Amada Mãe, tem ALZHEIMER,no início da doênça, foi impactante pois a primeira crise CATASTRÓFICA que ocorreu com ela foi durante o meu sono,quando de repente ela me acordou no meio da noite dizendo para eu levantar e chamar a polícia pois estavam algumas pessoas já falecidas lá na sala juntamente com meu pai, também falecido, é que viriam umas capangas pegá-lo aquela hora…😯😔🙁🤔A Priore fiquei assustada mas aos pouquinhos fui acalmando-a, dizendo-lhe que iríamos tomadas devidas providências , acordei minhas irmãs em suas casas…No começo chorava muito e ficava muito triste pois eu lembro desde a minha infância,por eu ser muito apegada com ela, pois meu pai era militar e vivia viajando na época, pedia para DEUS nas minhas orações para que minha MÃE nunca ficasse doente da mente…🙁Desde então, contornamos tudo com cautela levamos ela ao médico, o qual me parabenizou na época por ter agido com muita paciência , atenção e carinho a respeito da CRISE CATASTRÓFICA haja visto que na maioria das vezes nesses casos da DOÊNCA de ALZHEIMER na época (tem 08 anos /2010 ),as pessoas lidavam com pouco caso ou com certa ignorância e impaciência….Desde que soube da doênça de minha Mãe, devorei tudo quanto clube e livros, documentários, internet em fim tudo que se referia a doênça de ALZHEIMER pois PENSO que QUEM AMA CUIDA…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria das Dores, é lindo ler o seu relato e ver o carinho e atenção que você tem com sua mãe. Estimamos melhoras.

Nadia Marcom

Tenho interesse em faze o curso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nadia, verificamos também que o Ministério da Saúde possui um manual do cuidador. Busque o centro de apoio mais próximo para mais orientações. Abraços.

MDau

Gostaria de fazer algum curso direcionado aos cuidados de idosos com Alzheimer pois, a minha mãe já tem infelizmente mas, o site que indicam acima está dando erro direto, teria outro para indicar? Obrigada.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.