Existem medidas que podem te ajudar a complementar o tratamento medicamentoso do Alzheimer?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existem medidas que podem te ajudar a complementar o tratamento medicamentoso do Alzheimer?

A memória é o principal déficit cognitivo que aparece no início do mal de Alzheimer. Apesar de existirem vários tipos de memória, o que se encontra mais comprometido é a memória para fatos recentes, enquanto a memória de acontecimentos antigos fica preservada. O tratamento medicamentoso é essencial para que você ajude seu familiar a combater a doença, mas existem ainda outras medidas.

Estilo de vida saudável faz parte do tratamento do Alzheimer


Um estilo de vida ativo, dentro do possível, traz benefícios para o idoso com Alzheimer. “O melhor esquema é a sociabilidade e atividades físicas, como caminhadas e, dependendo das condições da doença, hidroginástica”, explica o geriatra e pneumologista José Eduardo Martinelli. O profissional também recomenda realizar sessões de terapia ocupacional e reabilitação cognitiva com especialistas.

O idoso que está sob seus cuidados deve manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e cuidando de outras doenças, o que é fundamental para o tratamento do Alzheimer, diminuindo a progressão da neurodegeneração causada pelo transtorno e retardando o aparecimento de sintomas comportamentais.

Isolamento pode piorar os sintomas do mal de Alzheimer


Segundo o médico, o
isolamento social é uma tendência natural das pessoas idosas e se acentua nos portadores do mal de Alzheimer. Evitá-lo ao máximo é uma forma de complementar o tratamento. “Os pacientes tendem a recusar convites para aniversários, passeios e viagens. Você deve insistir no convite, não desistindo na primeira recusa. Arranje um tempo para dar uma volta de carro ou em torno de alguns quarteirões”, afirma Martinelli.

Se não tiver tempo suficiente, não deixe o idoso sozinho em casa. É essencial que o familiar se encontre com amigos e outros parentes, que faça novos círculos de amizades e aprenda coisas novas. Busque resgatar atividades de seu interesse para ocupar o tempo ao longo do dia. Já dentro de casa, deixe o ambiente protegido contra qualquer risco de acidentes, retirando tapetes, protegendo quinas de móveis e instalando barras de ferro na parede do banheiro.

Dr. José Eduardo Martinelli é pneumologista e geriatra, sócio fundador e responsável técnico pelo Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia em Jundiaí (SP). CRM-SP: 27875 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Existem medidas que podem te ajudar a complementar o tratamento medicamentoso do Alzheimer?"

Joselina Moreira da Silva

Como cuidar paciente com Alzheimer

Cuidados Pela Vida

Oi Joselina, temos uma sessão especialmente direcionada aos Cuidados pelo Cuidador. Segue o link para você:
https://cuidadospelavida.com.br/especiais/saude-mental
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.