Como distinguir os primeiros sinais do Alzheimer do processo natural de envelhecimento?

  • +A
  • -A

Com o processo natural de envelhecimento, as funções do organismo vão, gradativamente, se deteriorando. Em outras palavras, toda a potência física e mental vai, aos poucos, diminuindo. Porém, isso é algo normal, que não necessariamente implica em uma qualidade de vida ruim na velhice. É bem menos complicado do que os sintomas associados ao Alzheimer, que é um tipo de demência. 

Saiba como distinguir sintomas de Alzheimer dos sinais de envelhecimento:

  • Perda de memória que atrapalha a vida diária: uma das manifestações mais comuns do Alzheimer em fases iniciais é a dificuldade de gravar informações novas. Outras alterações incluem esquecimento de datas e de eventos importantes e perguntar as mesmas coisas várias vezes. 

 

E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes, esquecer-se de nomes ou de compromissos, mas recordá-los posteriormente. 

 

  • Desafios no planejamento e na resolução de problemas: o indivíduo com Alzheimer pode apresentar mudança na capacidade de trabalhar com números ou na capacidade de desenvolver e de seguir um plano. Isso se reflete, por exemplo, em dificuldade de manter o controle das contas mensais, dificuldade de concentração e demora maior que a habitual para fazer as coisas. 


E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Cometer erros ocasionais ao gerenciar contas. 

 

  • Dificuldade em completar tarefas diárias: podem, por exemplo, ter dificuldade de dirigir até um local conhecido ou organizar uma lista de compras. 

 

E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Necessitar às vezes de ajuda para usar as configurações do microondas, por exemplo. 

 

  • Confusão de lugares e datas: indivíduos com Alzheimer podem perder a noção da data e da passagem do tempo. Às vezes, podem se esquecer de onde estão e de como chegaram lá. 

 

E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Ficar confuso sobre o dia da semana, mas lembrar-se depois. 

 

  • Dificuldades para ler ou para dirigir: para algumas (mas não todas) as pessoas, ter problemas de visão pode ser sinal de Alzheimer, e isso pode causar problemas de leitura ou problemas ao dirigir. 

 

E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Ter problemas de visão devido a cataratas. 

 

  • Problemas com palavras ao falar ou escrever: podem ter problemas em continuar uma conversa, por exemplo por dificuldades em vocabulário, ou ter problemas para nomear um objeto familiar

E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes ter dificuldade de encontrar a palavra certa para dizer alguma coisa. 

 

  • Colocar as coisas fora do lugar: pessoas com Alzheimer podem colocar coisas em locais não usuais, e podem perder objetos; com a progressão da doença, podem inclusive acusar outras pessoas de terem roubado essas coisas.

E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Perder coisas de vez em quando

 

  • Capacidade de tomada de decisão prejudicada: podem, por exemplo, usar o julgamento incorreto ao lidar com dinheiro ou prestar menos atenção à própria higiene pessoal.

E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Tomar a decisão errada de vez em quando. 

 

  • Diminuição ou abandono do trabalho e de atividades sociais: podem ter dificuldade em manter atividades sociais e até hobbies.

E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Às vezes, sentir-se cansado ou sem interesse em interações sociais. 

 

  • Mudanças de humor e personalidade: podem ficar confusos, apáticos, temerosos ou ansiosos. Podem ficar chateados em casa ou fora de sua zona de conforto. 

   
E o que pode ser mudança típica devido ao envelhecimento? Desenvolver maneiras muito específicas de fazer as coisas e se irritar se a rotina for interrompida. 

 

Exame médico para diagnóstico da Doença de Alzheimer


“A distinção entre os
primeiros sinais do Alzheimer e as manifestações comuns ao processo natural do envelhecimento deve ser realizada pelo médico assistente, por meio de testes. Dentre estes, podemos destacar o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC), Exame Cognitivo de Addenbrooke e Avaliação Cognitiva de Montreal (MoCA)”, informa o geriatra Ricardo Komatsu. 

Segundo o especialista, esses testes costumam ser feitos em combinação e levam em consideração a escolaridade do paciente, mantendo uma periodicidade adequada na triagem. É importante ressaltar que a doença de Alzheimer tem como principais sintomas a perda de memória (dos acontecimentos mais recentes, principalmente) e de capacidade cognitiva, no geral. 

“A queixa cognitiva subjetiva do paciente deve ser valorizada, bem como episódios em que  o comprometimento cognitivo leva a consequências ou repercussões. As queixas mais frequentes são de perda da memória recente e progressiva, desorientação espacial e/ou temporal, disfunção executiva, alterações comportamentais e da linguagem”, explica o profissional.

O Alzheimer é uma doença crônica e progressiva do sistema nervoso central, e ainda sem cura. O tratamento farmacológico tem o objetivo de postergar o avanço da patologia a fim de oferecer mais qualidade de vida aos pacientes e, por conseguinte, aos cuidadores.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:  

10 early signs and symptoms of Alzheimer’s. Alzheimer’s Association. Disponível em: https://www.alz.org/alzheimers-dementia/10_signs. Acesso em 14 fev 2021.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Stephanie Toscano Kasabkojian

Dra. Stephanie Toscano Kasabkojian

Psiquiatria

CRM: 175618 / SP

Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
alzheimer
envelhecimento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como distinguir os primeiros sinais do Alzheimer do processo natural de envelhecimento?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.