Um paciente com Alzheimer avançado precisa ser monitorado constantemente?


  • +A
  • -A

Pacientes com Alzheimer avançado precisam ser monitorados constantemente, pois nesta fase da doença a autonomia é praticamente inexistente. Existe a necessidade de um acompanhante em tempo integral para ajudá-lo a fazer todas as suas necessidades, seja um familiar ou um profissional com experiência nos cuidados de pessoas com essa condição.

“Em quadros de Alzheimer avançado há perda total de autonomia, o que leva o paciente à dependência de cuidados intensivos e monitoramento permanentes. Esse contexto apresenta potenciais riscos para o paciente e desgastes para família e cuidadores. Por isso, é necessário um acompanhamento profissional especializado a cada 3 ou 4 meses, em média, para promover melhora da qualidade de vida de todos os envolvidos, com otimização da funcionalidade e grau máximo de conforto”, aponta a geriatra Aline Bandeira.

 

Sintomas e prejuízos do Alzheimer em estágio avançado

 


Segundo a médica, aproximadamente 21% dos portadores de Alzheimer encontram-se na fase grave da doença, caracterizada, principalmente,
por prejuízo gravíssimo da memória, incluindo dificuldade acentuada na recuperação de informações antigas, como reconhecimento de pessoas e locais conhecidos, o que resulta até mesmo em limitações para se orientar e locomover dentro de casa.

Inúmeras complicações podem ocorrer nessa fase, segundo a especialista, caso não haja monitoramento constante. “Podemos citar: quedas, pela piora do controle motor com um consequente maior risco para fraturas; imobilidade com deformidades permanentes; infecção urinária; desnutrição; lesões cutâneas por pressão (antigamente denominadas escaras); e alterações comportamentais que podem colocar em risco a integridade física do paciente e de terceiros”.

 

Cuidados necessários com os pacientes com Alzheimer avançado

 


Conforme indica a geriatra,
cuidadores de pacientes com Alzheimer avançado precisam ter atenção em uma série de coisas, como por exemplo: seguir com rigor doses e horários das medicações prescritas; comunicar ao médico responsável alterações ou reações não esperadas para possíveis ajustes; e valorizar as  emoções do paciente, pois, mesmo em fases avançadas, a capacidade de transmitir e perceber emoções está frequentemente mantida, fenômeno conhecido como preservação afetiva.  

 

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

Geriatria

CRM: 12235 / GO

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Um paciente com Alzheimer avançado precisa ser monitorado constantemente?"

Lamarcia

Importante família e cuidadores terem informações corretas para a dispensação dos cuidados adequados.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lamarcia, nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Vera alves

Trabalho no centro dia e gostaria de obter mais informacoes a respeito do alzheimer

Rosangela Ruis Baltar

Fique muito satisfeita em saber sobre da doença essa doença pode afetar a retardamento do paciente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosangela, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Rita Flores

Boa noite,Adorei a explanação sobre a doença mas acredito que junto deveria ser falado também sobre os cuidados com os cuidadores destes.Pois se o cuidadores não se “cuidar” ele adoece cuidando daquele por quem zela.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rita, temos uma sessão especialmente direcionada aos Cuidados pelo Cuidador. Segue o link para você:
https://cuidadospelavida.com.br/especiais/saude-mental
Abraços.

Osni Vergilio

Temos um amigo neurologista, que afirma que não existe um exame específico que afirma quadro de Alzheimer em qualquer pessoa, isso só pode ser afirmado em autópsia do crânio.Então como saber que uma pessoa está com alzeimer para fazer o tratamento?, ou por alguns parâmetros que indica a doença.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Osni. O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que afeta diversas funções cognitivas, de modo que elas vão se perdendo progressivamente. O geriatra Dr. José Eduardo Martinelli, afirma que os primeiros estágios da doença, o sintoma principal é a perda de memória recente. Por mais que consiga se lembrar de fatos de anos atrás, situações que aconteceram há minutos são logo esquecidas. Isso faz com que os pacientes fiquem repetitivos, falando e perguntando as mesmas coisas com frequência. Uma consulta presencial com o especialista é necessária para identificar a doença e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Abraços.

Maria Ester

Acho muito válida essas mensagens. Temos muitas dúvidas sobre como cuidar de pacientes com alzaimer. Cada dia vemos uma reação diferente. E cada dia precisando de mais atenção. Faço tratamento com minha mãe a mais de um ano. E fico muito triste em ver sua dependência aumentar diariamente.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Ficamos felizes por saber que você apreciou a matéria. Temos mais matérias que abordam esse tema. Clique no link abaixo e confira. Até breve.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/alzheimer

mellega

Este assunto é superinteressante, pois afeta a vida de todas as pessoas, não só o próprio doente como também aqueles que o rodeiam…….., Então….. os amigos, parentes e demais conhecidos desaparecem, nem para uma visita ou contato por telefone ou outra forma para pelo menos ter complacência. Meus pais infelizmente foram marcados por este fato….. trouxe eles para casa e conseguimos mante-los durante aproximadamente 5 anos, quando chegou a um ponto que não conseguimos mais, pois estávamos tão estressados (família), que entramos em parafuso, e chegamos a conclusão que uma casa de repouso seria melhor para eles, visto que estariam sendo tratados por profissionais, disponíveis a todo momento, o que já não estávamos conseguindo….. praticamente após 01 ano de internação, ambos faleceram e até hoje tenho esse sentimento de culpa por esta decisão…….. tenho certeza de que lá foram bem tratados, com companhias a todo momento, considerando ainda que visitávamos pelo menos 4 x por semana….Espero que esta declaração sirva para pessoas que pensam nisso, e que com certeza devem tomar a decisão certa, sem se preocupar com o que outros pensam ou falam, visto que não estão lá para ajudar…… desculpem-me estava precisando expor este ocorrido..abçs

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mellega. Agradecemos por compartilhar seu relato. Conforme informado na matéria, o paciente com estágio avançado da doença deve ter um acompanhamento em período integral. Inúmeras complicações podem ocorrer nessa fase, segundo a especialista, caso não haja monitoramento constante. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Até a próxima.

Jucimar

Gostei muito, mas gostaria de saber mais, recebi a notícia de que a minha mãe estava com demência que é o início do mal de Alzheimer no início do ano de 2016 e nesta época comecei a ter depressão e hoje estou melhor mas o Alzheimer de minha mãe tem piorado progressivamente e rapidamente. Estou melhor, pois já não choro mais qdo vejo a minha mãe nessa situação. O que vc pode me aconselhar para melhorar a qualidade de vida de minha mãe? O que vcs acham do jejum intermitente e da dieta cestogenica?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jucimar. É crucial buscar atendimento com o geriatra para que, diante de uma consulta presencial, seja indicado o tratamento mais adequado para a sua mãe e também orientá-lo de forma completa. Temos mais uma matéria que poderá acrescentar no seu conhecimento sobre a doença. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/cuidador-ajudar-doenca-de-alzheimer

Elenir araujo

Gostei das informaçao com cuidar do paciente so que e muito dificio dependemos muito a onde moremos tem cidade que nao tem proficional preparado para ajudar a f

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elenir. Temos mais matérias no nosso site referente a esse tema. Clique no link abaixo e confira mais dicas e informações sobre a doença. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/alzheimer

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.