A bactéria H. pylori pode ser transmitida por meio de comidas contaminadas?

  • +A
  • -A

A transmissão da bactéria H. pylori se dá por meio da saliva, água ou alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. Geralmente, isso ocorre em locais onde o saneamento básico é deficiente e os cuidados com higiene pessoal e dos alimentos são insuficientes.

“A contaminação do H. pylori ainda não é totalmente conhecida, mas sabe-se que a principal forma de contágio é por via oral, pelo contato com água ou alimentos contaminados, ou seja, quando estes não são higienizados adequadamente”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Sintomas e prevenção


Por mais que em muitos casos de
H. pylori o paciente não apresente sintomas relevantes, há aqueles que sofrem com dores abdominais, queimação, fezes com sangue, enjoo, vômito, gases em excesso, dentre outros. Tudo isso está associado à formação de úlceras (feridas) estomacais, sintoma principal da doença.

Para evitar esses sintomas e o quadro em si, deve-se atuar diretamente nos fatores de risco já mencionados. Portanto, a indicação é estar constantemente atento e cuidadoso com a higiene pessoal (especialmente das mãos) e dos alimentos e de tudo o que for ingerido. Caso já tenha acontecido a contaminação, você deve buscar o quanto antes um médico especialista para indicar o tratamento mais adequado.

Tratamento medicamentoso contra o H. pylori


O tratamento contra o
H. pylori é, essencialmente, medicamentoso. De modo geral, o paciente deve usar antibiótico por cerca de duas semanas para que a bactéria seja eliminada do organismo e os sintomas todos desapareçam. É fundamental seguir o tratamento rigorosamente da maneira que o médico indicar, pois tomar o remédio de forma errada ou deixar de tomar impede a recuperação e permite que a bactéria se torne resistente ao medicamento.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "A bactéria H. pylori pode ser transmitida por meio de comidas contaminadas?"

Tiago

Comecei a tomar o remédio omeprimix a 2 dias mas ainda estou ruim é normal? Será ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Tiago. Enviamos um e-mail para ter mais detalhes de seu relato, até logo.

Mônica Duque

Bom diaTenho pangastrite e estou fazendo uso do Esogastro . Estou tomando nós horários certinhos manhã e noite . E normal sentir muito enjôo e sensação de estufamento?

Luciana Geovana l de Souza

Boa noite gostaria de saber se posso contaminar meu esposo com H pelyri??

OMITAIR JUNIOR

Bom diaFui diagnosticado com o H. pylori o que não posso comer e posso fazer atividade fisica?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.