Carboidratos: quais são os mais indicados para quem tem diabetes?


  • +A
  • -A

Os carboidratos são uma importante fonte de energia para o corpo e ainda permitem a metabolização da gordura. São representados pelos açúcares, amidos e fibras encontrados em frutas, grãos, vegetais e laticínios. Seu consumo exagerado pode aumentar os níveis de glicose no sangue, aumentando os riscos de complicações do diabetes. No entanto, existem tipos de carboidratos que são mais indicados para quem tem a doença.

Carboidratos simples devem ser consumidos com moderação


“Os carboidratos podem ser classificados como simples ou complexos. A diferença entre eles está na velocidade com que o açúcar é digerido e absorvido. De forma geral, os carboidratos simples são digeridos e absorvidos de forma mais rápida e fácil do que os complexos. Portanto devemos
dar preferência aos carboidratos complexos“, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.  

De acordo com a especialista, é muito importante controlar o consumo dos carboidratos simples, geralmente encontrados em refrigerantes, alimentos altamente processados (aqueles dos pacotinhos, como barrinhas, bolachas, salgadinhos e balas), arroz branco, pão branco e outros alimentos produzidos a partir da farinha branca.  

Carboidratos complexos são encontrados no feijão e nas leguminosas


“Devemos dar preferência aos carboidratos complexos que, além de sofrerem uma absorção mais lenta, ainda são mais ricos em outros nutrientes importantes para a manutenção de uma boa saúde”, destaca a profissional.
Este tipo de carboidrato está presente em frutas, grãos integrais, vegetais, feijões e leguminosas.

Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), as recomendações de consumo de carboidratos para os portadores de diabetes são semelhantes às definidas para a população geral. “Numa dieta de 1800 quilocalorias por dia, o consumo de carboidratos poderia ficar entre 200 e 300 gramas. Entretanto, portadores de diabetes podem ter benefícios limitando a ingesta de carboidratos a não mais que 200 gramas de carboidratos por dia, lembrando que essa meta pode ser individualizada de acordo com a recomendação do especialista”, informa Daniele.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Carboidratos: quais são os mais indicados para quem tem diabetes?"

Fred

Muito bom o artigo sobre a informação dos carboidratos, não só esse assunto quanto aos demais.Creio eu que a maioria das pessoas que o recebem, ao terminar a leitura do texto, como acontece sempre comigo deixa a desejar, o texto diz claramente quais os carboidratos mais indicados e na verdade indica apenas a categoria a que eles pertencem, como leguminosas, frutas, grãos entre outros, na verdade queremos saber quais são eles, o seja escreva o nome de cada fruta, cada leguminosa cada grão enfim dê o nome dos carboidratos mesmo porque por exemplo nem todas as frutas são indicadas a quem tem diabetes.Agradeço a atenção e aguardo para as novas publicações de artigos que indiquem os produtos que devemos e quais os que não devemos e os que são terminantemente proibidos aos diabéticos.Um mgrande abraço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fred, registramos sua sugestão e a encaminhamos ao departamento responsável. Abraços.

Pedro Ribeiro do Nascimento

Qual seria o alimento ideal, para substituir o arroz e tbm o pão de farinha branca, tenho muitas dúvidas no meu café da manhã?????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Pedro, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/diabetes/pao-frances-integral-diferenca-calorias
Abraços.

Conceição

Quais são os carboidratos indicado para o diabético??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Conceição e Luciana, o paciente diabético deve optar por carnes magras (bovina, aves, peixes), soja, leite, queijos e iogurtes de baixo teor de gordura e também de fontes vegetais (leguminosas, cereais integrais). Abraços.

Luciana miceli

Quais posso comer sou diabética.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.