Beber água com frequência pode ajudar no tratamento de hemorroidas?

  • +A
  • -A

Manter o organismo hidratado ajuda no bom funcionamento de todo o corpo, segundo o coloproctologista Umberto Morelli, dando maior disposição, auxiliando nos processos de eliminação de toxinas, como a produção de urina, e melhorando o funcionamento do intestino, o que beneficia diretamente o tratamento de hemorroidas. 

Hidratação adequada ajuda a evitar sintomas das hemorroidas


“Junto de outros fatores secundários, a
causa principal da doença hemorroidária é a constipação. Evacuar fezes endurecidas e calibrosas estressa o plexo hemorroidário, favorecendo a saída das hemorroidas pelo orifício anal e podendo causar sangramento e dor”, afirma o especialista. 

Para eliminar as fezes ressecadas causadas pela falta de hidratação, é preciso fazer um grande esforço na hora da evacuação, o que pode não só atrapalhar o tratamento de hemorroidas nos pacientes que já foram diagnosticados, mas também levar ao desenvolvimento da doença. 

Cuidados com a alimentação são importantes para o tratamento de hemorroidas


De acordo com o coloproctologista, o ideal é consumir de 2 a 3 litros de líquidos por dia, dando preferência à água. Além disso, o médico alerta para alguns cuidados importantes com a alimentação: “O consumo de alimentos condimentados e picantes e de bebidas alcoólicas pode causar a inflamação das hemorroidas, que pode evoluir numa crise com
dor, inchaço e até sangramento“. 

Dr. Morelli recomenda ainda manter uma alimentação rica em fibras, com consumo diário de pelo menos 2 porções de frutas e verduras. “Isso contribui para a saúde intestinal correta, com evacuações frequentes e de consistência pastosa, que não causam esforço na hora de usar o banheiro”, conclui o especialista. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Umberto Morelli

Dr. Umberto Morelli

Coloproctologia

CRM: 159325 / SP

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Beber água com frequência pode ajudar no tratamento de hemorroidas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.