A alimentação durante o inverno pode prejudicar o controle da hipertensão?

  • +A
  • -A

No Inverno, as temperaturas mais baixas são propícias ao aumento de infecções aéreas como gripes e resfriados, assim como alterações do sistema cardiovascular. As implicações do período na parte cardíaca se associam, principalmente, aos hábitos alimentares e à menor predisposição para prática de atividades físicas típicos da estação.

Alimentação ruim e falta de exercícios comprometem controle da hipertensão no inverno


“Nesta época do ano, para manter constante a temperatura do nosso corpo, uma das alterações que ocorrem é a constrição maior dos vasos, o que favorece aumentos pressóricos e maior risco de infartos. Além disso, no inverno, tende-se a mudar o padrão alimentar, com preferência por alimentos mais calóricos e gordurosos, como massas e queijos, e
sopas com excesso de sódio, o que pode favorecer o descontrole da pressão arterial”, explica a cardiologista Caroline Nagano. 

Ainda segundo a especialista, outro problema do inverno é que, geralmente, a taxa de exercícios caem, já que muitas pessoas deixam de sair para se exercitar no frio. O também cardiologista Gabriel Dotta reforça a importância de atentar para que não haja consumo excessivo de calorias e redução na atividade física durante o inverno, tendo em vista que isso pode refletir em ganho de peso corporal e aumento nos níveis tensionais.

“A alimentação em excesso, sem dúvidas, pode levar a um prejuízo no controle da pressão arterial, em qualquer período do ano. No inverno, o prejuízo maior se deve, provavelmente, ao fato de que nosso corpo demanda alimentos mais calóricos, visando acúmulo de gordura para retenção de calor e proteção contra o frio”, explica Dotta.

Tratamento com medicamentos


O tratamento medicamentoso é outra medida crucial no controle da pressão alta, tendo em vista seu potencial de facilitar a circulação, dilatando o calibre dos vasos sanguíneos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o uso do medicamento, bem como todas as demais medidas de tratamento,
devem ser mantidos continuamente, já que se trata de uma doença crônica, que não tem cura e só consegue ser controlada com o tratamento adequado em curso. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão:

https://www.sbh.org.br/arquivos/hipertensao/10-mandamentos-contra-a-pressao-alta/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Caroline Nagano

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

Dr. Gabriel Dotta

Dr. Gabriel Dotta

Cardiologia

CRM: 172476 / SP

TAGS
cardiovascular
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A alimentação durante o inverno pode prejudicar o controle da hipertensão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.