Como um clareador atua na redução de manchas escuras da pele?


  • +A
  • -A

Manchas escuras são resultado de falta de cuidados em geral com a pele ao longo de anos. Para evitá-las, o recomendado é apostar na prevenção, ou seja, cuidar rotineiramente da pele desde jovem para que no futuro não venha a sofrer com o problema. Porém, caso as manchas já tenham aparecido, ainda é possível reverter a situação.

O uso de clareadores de pele é comumente indicado por especialistas no tratamento de manchas de diversos graus. Como o nome sugere, este tipo de produto é composto por substâncias capazes de clarear as manchas aos poucos, até que elas fiquem imperceptíveis ou, pelo menos, pouco aparentes – ainda assim melhorando a estética.   

Funções dos ativos presentes nos clareadores


“Os clareadores atuam fazendo um clareamento gradual das manchas causadas pela produção excessiva de melanina. Dentre os ativos mais conhecidos presentes nestes produtos, destacam-se a hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico, ácido retinoico, ácido glicólico e vitamina C”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia. 

Segundo a especialista, alguns desses ativos, como o ácido retinoico, devem ser usados, preferencialmente, nas estações mais frias e à noite, por serem sensíveis ao calor e à luz. “Outros ativos como vitamina C, ácido kójico, ácido gótico e glicólico podem ser usados durante o ano todo e pela manhã”, afirma a médica. 

Filtro solar também é fundamental no tratamento contra manchas escuras


Além do uso dos clareadores, também é fundamental manter outros cuidados referentes à pele, com uso de produtos específicos para hidratação limpeza e proteção solar. “É sempre muito importante em todo tratamento para manchas
usar e abusar dos fotoprotetores”, finaliza a dermatologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como um clareador atua na redução de manchas escuras da pele?"

tayane

como faço para clarear minhas manchas de melasma que tenho no rosto?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Tatyane. Agradecemos seu comentário. É importante que você realize uma consulta com sua Dermatologista de confiança, para que seja avaliado e indicado o tratamento adequado de acordo com suas necessidades. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.