A exposição excessiva à umidade pode causar síndrome das unhas frágeis?


  • +A
  • -A
Imagem do post A exposição excessiva à umidade pode causar síndrome das unhas frágeis?

Alguns fatores podem resultar na síndrome das unhas frágeis, deixando-as menos resistentes, quebradiças, sem vitalidade. Um deles é a demasiada exposição à umidade. No entanto, isso não significa que lavar as mãos com água desidrate as unhas. O Cuidados pela Vida te mostra quais são as condições que podem causar o problema.

Fatores que provocam a síndrome das unhas frágeis

O excesso de umidade pode predispor a infecções causadas por bactérias e fungos, que podem desencadear uma distrofia ungueal (alterações de aspecto, forma e espessura da unha). Segundo a dermatologista Daniela Aidar, vários outros fatores contribuem para o desenvolvimento desta síndrome, tais como: uso frequente de acetona e esmaltes, tarefas domésticas sem uso de luvas, traumas repetidos no local, envelhecimento das unhas, desnutrição e/ou falta de vitaminas, doenças sistêmicas, medicamentos, doenças de pele etc.

O excesso de produtos, como solventes e sabões, podem remover os lipídios intercelulares, levando a descamação dos corneócitos (células mortas que formam a barreira protetora da pele), perda de água intercelular e, finalmente, descamação das unhas (onicosquizia).

Tratamento da síndrome das unhas frágeis


Após investigar o quadro (às vezes são necessários exames), inicia-se o tratamento, que consiste em vários pilares: redução do uso de produtos químicos nas unhas, hidratação da lâmina ungueal com produtos apropriados prescritos pelo médico, redução de traumas, 
uso de luvas para tarefas domésticas, manter as unhas curtas, dentre outros. Para controlar o problema, também é indicado o tratamento via oral, com uso de medicamentos a base de biotina, silício, cisteína, ferro, zinco e colágeno”, informa a médica.

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A exposição excessiva à umidade pode causar síndrome das unhas frágeis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.