Cortador ou tesoura? Qual é a melhor opção para a saúde das unhas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Cortador ou tesoura? Qual é a melhor opção para a saúde das unhas?

Cortar as unhas é um hábito necessário e muito comum. Dentre os instrumentos existentes para fazer isso, os mais conhecidos são a tesoura e o cortador. Cada um tem suas particularidades e, portanto, a preferência por eles acaba variando bastante. Mas afinal, algum destes objetos é melhor para a saúde das unhas?

Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, não há informações que indiquem concretamente que um seja mais benéfico do que o outro para as unhas. “Não li nada que documentasse a diferença entre o uso de tesoura ou de cortador de unhas. Na minha opinião, ambos estão indicados”, afirma.

Tesoura e cortador não devem ser divididos com outras pessoas  


Para a médica, o que de fato pode garantir uma melhor qualidade às unhas são os cuidados na hora do corte, independentemente do objeto utilizado. A preocupação com a higiene, principalmente, tanto da mão quanto da tesoura ou cortador, é o diferencial para garantir unhas saudáveis. Afinal, diminuem-se assim os riscos de contaminação.

Além de manter mãos e o instrumento de corte de unhas sempre limpos, é recomendado não dividir a mesma ferramenta com outras pessoas. “A tesoura e o cortador de outros indivíduos podem nos passar bactérias não comuns à nossa microbiota. Dessa forma, aumentam-se as chances de infecção”.

Unhas devem ser cortadas sempre retas


Gabriella atenta ainda para a importância das unhas serem cortadas regularmente e sempre retas. “Quando aparamos os cantos das unhas existe maior chance dela crescer para dentro da pele e promover uma reação inflamatória conhecida como granuloma piogênico. Esta manifestação causa desconforto no paciente e pode necessitar de intervenção cirúrgica”.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 –http://gabriellaalbuquerque.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cortador ou tesoura? Qual é a melhor opção para a saúde das unhas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.