A síndrome das unhas frágeis também pode se manifestar nos pés?


  • +A
  • -A

A síndrome das unhas frágeis é uma alteração das unhas bastante comum entre a população, podendo afetar homens e mulheres, apesar de ser mais comum entre o sexo feminino. O problema reduz a quantidade de queratina nas unhas, tornando-as fracas e mais suscetíveis a danos causados por traumas. Tanto as unhas das mãos quanto as dos pés podem ser afetadas pela síndrome.

Excesso de umidade pode causar síndrome das unhas frágeis nos pés


“As unhas dos pés também podem sofrer de unhas fracas. Geralmente, a fragilidade é decorrente de anemias, hipotireoidismo, doenças circulatórias dos momentos inferiores, diabetes, umidade e traumas em excesso e
uso excessivo de esmalte“, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

Nesta região do corpo, existem alguns cuidados que podem se tornar parte da rotina para prevenir e tratar a síndrome. “No dia a dia, os pacientes devem manter as unhas dos pés sempre secas e hidratadas e utilizar calçados que as protejam de traumas”, aconselha a médica. Além disso, é importante sempre tratar quadros de anemias e hipotireoidismo e controlar o diabetes e as doenças circulatórias.

Hidratação é importante para tratar a síndrome das unhas frágeis


É importante
tratar as unhas frágeis porque o problema pode gerar certo desconforto estético e prejuízo na autoestima, sem falar na dificuldade para realizar atividades rotineiras. Durante a consulta médica, o profissional deverá investigar a causa da síndrome para não tratar apenas os sintomas.

De acordo com Kaliandra, o tratamento das unhas dos pés costuma ser igual ao realizado nas mãos: “Congrega o uso de esmaltes fortalecedores e o uso oral de biotina, além da manutenção de uma unha hidratada e longe de esmaltes e removedores”. Ao entrar em contato com substâncias que possam irritar as unhas, como sabões, solventes e outros produtos de limpeza, é importante sempre colocar uma luva protetora.

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – www.kaliandra.com.br

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Kaliandra Cainelli

Dra. Kaliandra Cainelli

Dermatologia

CRM: 80153-4 / RJ

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A síndrome das unhas frágeis também pode se manifestar nos pés?"

Hilda Miranda

Minhas unhas da mão apresentam muitas estrias .Com isso , assim q crescem ( duas delas) , elas se partem onde tem a estria .Estou usando Onicut e tomando Untral , esse por minha conta.Melhorou muito.Minha dúvida : por qto tempo posso usar Untral? Uso há uns sete meses.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Hilda, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta com o dermatologista para que ele possa te orientar a respeito do tempo de duração do tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.